Hope is being able to see that there is light despite all of the darkness.
(Desmond Tutu)
Olá meus amigos da blogosfera financeira, como está este período de quarentena? Estamos vivendo um momento muito delicado na história mundial, principalmente porque algumas crenças que existiam no passado começaram a ser questionadas.
Como será a interação das pessoas pós-coronavirus? A sociedade que a gente conhecia baseada no consumo irá mudar muito? As relações de comércio internacional, bem como as cadeias de suprimentos globais serão muitos modificadas? Estas são perguntas que só poderemos responder daqui a algum tempo.
Em termos do resultado financeiro, eu obtive a mesma média do mercado porque não tento muito prever para onde mercado vai, mas o fato é que a economia real já está sendo bastante afetada e qualquer prognóstico agora é mera especulação. Sem mais delongas, o resultado de um dos piores meses da minha série histórica foi:
![]() |
Fechamento Março/2020 |
Carteira: R$ 865.624,77
Podemos destacar:
- A carteira de ações obteve desvalorização de -24,70%, com destaque negativo para (BVMF:COGN3) que desvalorizarou -60,36%, e não houve destaque positivo. O índice Bovespa desvalorizou -29,90% neste mês.
- A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma desvalorização de -14,70%, com destaque negativo para (NYSEARCA:USRT) com desvalorização de -23,01%. Além disso, o dólar americano se valorizou 16,37% este mês.
- A Carteira de FIIs obteve desvalorização de -16,64%, cujo destaque negativo foi (BVMF:MALL11) com desvalorização de -28,10%. O índice IFIX se desvalorizou -15,85% este mês.
- Para mais detalhes, acesse a Carteira.
![]() |
Composição da Carteira Março/2020 |
Mesmo com toda alta da bolsa nesta semana de 63,5k para 80k em duas semanas, continuo entendendo que o momento é de cautela. Isto significa, que irei alocar parte dos novos aportes em renda fixa, sendo que a reserva de liquidez diária só será utilizada se o mercado cair abaixo dos 70k novamente.
Como vocês sabem, eu sou servidor público estadual e possivelmente o Estado que eu moro irá parcelar ou suspender o pagamento dos salários neste momento de crise. Na minha humilde opnião, isto é justo com todos os trabalhadores que estão passando momentos difíceis nesta pandemia.
Neste momento de quarentena, os gastos diminuem e possivelmente terei um aumento dos aportes nos próximos meses. Entretanto, pretendo aumentar a reserva de emergência pois pretendo ajudar algumas pessoas que estão realmente necessitadas.
Espero que cada um de vocês estejam com a cabeça tranquila neste momento conturbado, pois nós sabemos que este momento irá passar mais cedo ou mais tarde.
Força a todos, grande abraço e até a próxima.