"I have just three things to teach: simplicity, patience, compassion.
These three are your greatest treasures." (Lao Tzu)
These three are your greatest treasures." (Lao Tzu)
Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Espero que você estejam bem durante esta pandemia. Pra começar eu gostaria de fazer uma pergunta: Você possui imóvel fisico para alugar? Você contrata um corretor para administrar o imóvel e espera somente o aluguel no final do mês? Independente da sua resposta, você há de convir que administrar imóveis é um trabalho como um outro qualquer e merece ser remunerado.
Meu pai tem alguns imóveis que estão alugados, mas ele administra de forma a evitar inadimplência alugando para funcionários públicos e/ou militares. Durante a última crise, ele ficou pagando 11 meses um condomínio de R$ 500 de um imóvel vago. Eis que agora há um novo produto que pode ajudar ao investidor pessoa física ficar exposto ao setor imobiliário sem conhecer muito sobre a análise de fundos imobiliários: Carteira Administrada de Fundos Imobiliários da Vitreo.
![]() |
Carteira Administrada ou FoF de Fiis? |
O que é uma Carteira Administrada?
É um instrumento utilizado por family offices (empresa de gestão de fortunas de famílias ricas) para administrar os investimentos de forma automatizada e profissional. O investidor assina um contrato, transfere o dinheiro para uma conta de uma corretora no seu nome (CPF) e a gestão é feita por um profissional. E qual é a diferença entre um Fundo de Fundos e uma Carteira Administrada? Basicamente é a transparência, custos e a confiança do gestor.
Particularmente, eu não sou muito entusiata de Fundos Imobiliários por causa da transparência da gestão dos fundos e principalmente por causa da complexidade de analisar os eventos dos imóveis por trás do ticker que aparece no home broker. Por exemplo: ABCP11: Uma reflexão sobre os riscos
Quais as caracteríticas da Carteira Administrada?
- Amparada por gestão profissional para quem deseja ter uma renda periódica, permitindo o reinvestimento automático dos rendimentos
- Gestão ativa de vários Fundos Imobiliários, que busca ganhos consistentes, mesmo em épocas difíceis. Minha carteira, por exemplo, está muito alocada em Shoppings e já estou com um resultado abaixo da média do IFIX.
- Possibilidade de transferir os FIIs existentes em outra corretora para seguir a estratégia do gestor.
- Há um custo proporcional ao tamanho do seu patrimônio alocado.
- A responsabilidade de recolher os impostos (DARFs) sobre as operações é do próprio investidor já que a conta está no seu CPF.
- O montante mínimo inicial é de R$ 10.000,00, porém é recomendado valores maiores para obter uma performance mais adequada.
- Para entender melhor esta estratégia, sugiro assistir a seguinte live para tirar dúvidas:
Minha Opnião
Se você gosta de administrar a sua carteira, de analisar os fatos relevantes dos FIIs e entende toda a sua dinâmica do mercado imobiliário talvez este produto não seja para você. Entretanto, se você que estar exposto ao mercado imobiliário, deseja ter uma renda recorrente todo o mês e não deseja entrar em muitos detalhes de como está a situação de cada FII de sua carteira, sugiro analisar a possibilidade de alocar parte do capital nesta estratégia para enteder a dinâmica.
O retorno esperado de uma carteirade FIIs é o juros longo da NTN-B mais um prêmio, isto que significa em torno de IPCA+5% em média. Os FIIs não podem ser alavancados (não possuem dívidas), não servem de garantia na bolsa e não podem operar vendido. Portanto, mesmo que você seja um expert na gestão da sua carteira, o retorno esperado de longo prazo é a NTN-B longa mais um prêmio de risco.
O foco principal de investidor deveria ser aportar sempre e seguir uma estratégia que possa trazer bons resultados no curto/médio prazo. Nós sabemos que os FIIs são fortemente influenciado pelos juros longos e na capacidade do Brasil crescer ao longo do tempo, sem contar com a possibilidade de tributação dos rendimentos que no momento atual tudo é possível.
Portanto, eu pretendo migrar a minha carteira atual para uma carteira administrada de FIIs e focar em aportar mais, reinvestir os proventos e reaplicar os ganhos das estratégias alavancadas com opções. No meu caso particular, eu prefiro dedicar o meu tempo para entender dos modelos de negócios das empresas listadas na bolsa para tomar as minhas decisões.
Portanto, eu pretendo migrar a minha carteira atual para uma carteira administrada de FIIs e focar em aportar mais, reinvestir os proventos e reaplicar os ganhos das estratégias alavancadas com opções. No meu caso particular, eu prefiro dedicar o meu tempo para entender dos modelos de negócios das empresas listadas na bolsa para tomar as minhas decisões.
Grande Abraço e até a próxima.