26 de abril de 2017

Aporte Abril/2017

"There is nothing permanent except change" 
(Heraclitus)

Olá prezados leitores, sejam bem-vindos a mais mais uma etapa da minha jornada financeira. Apesar de ter publicado menos que o usual neste mês, tenho acompanhado de perto a blogosfera financeira. Este mês busquei equilibrar a alocação de  ativos, aportando mais em ETFs no Exterior e Fundos Imobiliários.

Apesar do início das publicações das demonstrações financeiras de 1T2017 das empresas da Bovespa, ainda não conclui a atualização do meu modelo de valuation de ações. O Aporte de Abril/2017 foi:

Aporte Abril/2017

Renda Fixa

O aporte em Tesouro Direto foi em NTN-B Principal 2045 que pretendo carregar até o vencimento e em Tesouro SELIC para apenas manter o retorno da carteira próximo ao CDI.

ETF Exterior

O aporte deste mês foi realizado na corretora TD Ameritrade em  Vanguard Total World Stock (NYSEARCA:VT), Vanguard REIT Fund (NYSEARCA:VNQ) e Vanguard Emerging Markets (NYSEARCA:VWO). Para a decisão de compra utilizei a análise disponível em http://www.starcapital.de/research/CAPE_Stock_Market_Expectations com base no dia 31/03/2017. Cabe ressaltar que a cotação do dólar ao redor de R$ 3,10 é bastante vantajoso para fazer remessas internacionais conforme abordado aqui.
Stock Market Expectations Returns 1T2017

Fundos Imobiliários

Considerando os fundos que estão mais defasados na minha carteira, o aporte foi em (BVMF:KNCR11) e (BVMF:HGRE11). Os preços dos FIIs não estão muito favoráveis ("baratos") como estavam anteriormente, talvez seja um Recency bias no qual os resultados recentes possuem mais peso no julgamento do que os valores mais antigos. 

O retorno dos FIIs estão diretamente relacionados ao prêmio de risco sobre os juros das NTN-Bs. Portanto, se não passarem as reformas em votação (previdenciária e trabalhista) os juros irão subir, afetando diretamente os ativos de renda variável. Pessoalmente, eu torço para que estas reformas passem diminuindo consideravelmente os juros futuros (estes já estão precificados a favor da aprovação das reformas).

Portanto, o total de aporte do mês de Abril/2017 foi de R$ 9.046,08.

Até o fechamento do mês, grande abraço.
  



4 comentários:

  1. Excelente aporte Aportador.
    Bons investimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy,

      Obrigado pela força, seguindo em frente.

      Suce$$o nos investimentos, abraço.

      Excluir
  2. Aportador,

    Aproveite o dólar baixo .. hehe .. pq se não passar essa previdencia ... lá vai ...

    VNQ gosto muito desse ETF... não sei se é o melhor momento pra compras ... mas enfim ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo, obrigado pela visita.

      Parabéns pelo prêmio do Abacus Liquid, você participa ativamente da Blogosfera.

      Exatamente como você falou, investimento no exterior é um seguro "catástrofe" caso não sejam aprovadas as reformas. Existe outro risco em potencial com as eleições de 2018 caso a esquerda volte a subir nas pesquisas. A hora é para aproveitar o dolar baixo.

      O VNQ é interessante, o problema são os impostos que se paga no recebimento dos dividendos. Como a economia americana continua crescendo (pouco), os imóveis continuam se valorizando. Mas tudo pode mudar...

      Abraços.

      Excluir