"There was never a night or a problem that could defeat sunrise or hope."
(Bernard Williams)
Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo tranquilo? Ainda bem acabou o período eleitoral e agora podemos enfrentar os problemas reais do Brasil, a esperança com o futuro país estão renovadas e espero que possamos ter sucesso na tomada de decisão diante dos problemas que estarão a nossa frente.
Neste mês tivemos a maior valorização mensal já registrada na carteira, apesar do sell-off generalizado no exterior. Indo direto ao ponto, o fechamento de Outubro/2018 foi:
Evolução Patrimonial Outubro/2018 |
Carteira: R$ 636.810,22
Podemos destacar:
- A carteira de ações obteve valorização de 12,63%, com destaque negativo para (BVMF:TUPY3) e (BVMF:WEGE3) que desvalorizaram -13,67% e -8,86% respectivamente, os destaques positivos foram (BVMF:BBAS3) e (BVMF:HGTX3) com valorização de 45,16% e 27,46% respectivamente. O índice Bovespa valorizou 10,19% este mês.
- A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma desvalorização de -13,16% devido a queda de todos os ETFs, com destaque negativo para (NYSEARCA:VT) com -7,82% de desvalorização. Além disso, o dólar americano desvalorizou -8,08% este mês.
- A Carteira de FIIs obteve valorização de 4,56%, cujo destaque positivo ficou por conta de (BVMF:KNRI11) com valorização de 12,87%. O índice IFIX desvalorizou -0,52% este mês.
- A Carteria de NTNBs valorizou 5,23% este mês, enquanto que a carteira PGBL valorizou 3,02% este mês.
- Para mais detalhes, acesse a Carteira.
Composição da Carteira Outubro/2018 |
Como podemos observar, o percentual de renda variável está em torno de 45%, na média dos ultimos meses. Como eu utilizo a alocação de ativos, é hora de reforçar o percentual da carteira em renda fixa para manter o equilíbrio do portifólio.
Atualmente tenho conversado com alguns empresários que estavam esperando passar a indefinição do período eleitoral para voltar a investir e gerar empregos. Acredito que o teremos um crescimento contínuo nos pŕoximos anos, de tal forma que o investimento em renda variável no setor de consumo cíclico poderá apresentar resultados acima do esperado. Mas isto só será possível com a aprovação da reforma da previdência.
Apesar de estar otimista com o Brasil, vejo que há riscos vindo do exterior onde há sinais que será necessário aumentar os juros americanos, reduzindo o fluxo de investimentos estrangeiros no país (fontes: aqui e aqui).
Pra finalizar, eu estou ultimamente bastante atarefado me dedicando a cuidar da minha filha e isto tem me trazido muito mais alegrias do que uma valorização de 4% da carteira no mês. Estou muito feliz com esta experiência e continuo meio que no "piloto automático" nos investimentos.
Grande Abraço e até a próxima.
Muito bom. Alto angulo de crescimento de junho para cá !
ResponderExcluirNão entendo esse seu "valor da cota" ai. Pode explicar pf ?
Grande AA40,
ExcluirNa planilha do AdP (Além da Poupança) é utilizado o valor da cota para comparar o desempenho da carteira com outros benchmarks (CDI, IBOVESPA, IPCA).
Quando iniciei a minha caminhada (jan/2016) o valor da cota era 1,00 e a cada mês esta inclinação da curva me mostra como foi a rentabilidade passada. Caso eu deseje calcular a rentabilidade de um determinado período, basta fazer a proporcionalidade entre os valores das cotas.
Este conceito é bastante utilizado nos fundos de investimentos, como você pode consultar o valor diaŕio dos fundos no site da CVM (http://cvmweb.cvm.gov.br/SWB/Sistemas/SCW/CPublica/FormBuscaPartic.aspx?TpConsulta=1). Como eu me considero um gestor multimercado do meu próprio patrimônio, esta cota me serve de parâmetro para a evolução da minha rentabilidade desde o Jan/2016 (44% nominal ou 1,08% ao mês)
Grande Abraço
Nadando de braçada, parabéns.
ResponderExcluirValeu surfista,
ExcluirEstamos surfando na direção que o mercado aponta, vamos em frente.
Grande Abraço
Ta show. Tbm não entendi o que seria esse valor da cota.
ResponderExcluirGrande Amigo Rico,
ExcluirÉ uma coluna existe na planilha do AdP para comparação com outros benchmarks conforme expliquei para o AA40.
Pretendo escrever sobre isso mais a frente.
Grande Abraço
Olá AF,
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns pelo patrimônio. Mês muito bom.
Abraços.
Valeu Cowboy,
ExcluirEste mês foi bom e ainda acredito que virá uma sequencia de alta mais ainda, pois hé muitos gestores que estão sobalocados em bolsa.
Vamos acompanhar, grande abraço.
Parabéns Aportador, rumo ao milhão!
ResponderExcluirAbraços e sucesso.
Fica com Deus.
É verdade Diário de um poupador,
ExcluirCada mês que passa estamos chegando mais perto dos nossos objetivos. Sigo tranquilo na minha estratégia.
Fica com Deus também, grande abraço.
Parabéns pelo resultado e pelo aporte, Aportador. Rentabilidade muito boa nas ações.
ResponderExcluirConcordo com sua visão sobre o futuro do Brasil, a reforma da previdência é peça chave para o crescimento.
O Congresso já começou a armar as pautas-bombas para o Bolsonaro, aprovando o reajuste do STF, vamos ver como ele reagirá! Espero que o Temer vete essa porra.
Não é possível que vão sabotar o Bolsonaro como fizeram com a Dilmanta! Se for assim, que coloquem os homens dos botões dourados para dar um prensa nesses ratos do congresso, fod@-se!
Obrigado pela força Investidor Concursado,
ExcluirO cenário político ainda vai pauta bastante o “humor” do mercado. O ideal é aproveitar essa volatilidade para comprar a preços mais baixos.
O próximo governo vai enfrentar um déficit muito alto, ainda por cima terá que desarmar as “pautas bombas”
Grande abraço e bons investimentos
Bom dia! Como faço para investir em ETFs no exterior? Pode escrever sobre isso por favor?
ResponderExcluirOlá anonimo,
ExcluirPrimeiramente é necesário abrir a conta em uma corretora no exterior. Eu utilizo a TD Ameritrade conforme foi mostrado em https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2017/04/como-abrir-conta-na-corretora-td.html
Eu posso escrever no futuro sim, mas indico essas duas postagens da blogosfera:
1) Viver de Renda: http://viverderenda.blogspot.com/2017/08/estrategia-para-investimentos.html
2) Frugal Simples: https://frugalsimples.blogspot.com/2017/03/como-utilizar-o-cape-e-o-pb-para.html
Pretendo escrever sobre as referências acima, bem como a minha estratégia com ETFs.
Obrigado pela visita e grande abraço
Parabéns pela evolução Aportador!
ResponderExcluirPara o pessoal que está com dúvidas sobre as quotas, sugiro esse artigo do HC Investimentos que explica bem: https://hcinvestimentos.com/2010/12/20/como-calcular-o-retorno-de-um-investimento-parte-i/