1 de junho de 2020

Tubinando a Venda Coberta com Opções

"Look at market fluctuations as your friend rather than your enemy; profit from folly rather than participate in it." (Warren Buffett)

Olá meus amigos do blogosfera financeira, tudo bem? Hoje vou tentar apresentar a estratégia que utilizo para fazer uma venda coberta de ações, através de uma operação conhecida como Booster. Para exemplificar, irei utilizar a ação da Hypera Farma (HYPE3). Se você não conhece nada sobre opções, recomendo esta leitura.

Lembre-se que toda estratégia possui riscos e este exemplo é meramente ilustrativo e didático. Não é recomendação de compra ou venda.

Eu não sou um grande conhecedor da análise técnica, mas há possibilidade de utilizá-la para montar uma operação com maior margem de segurança. Considero que o intervalor de compra com margem para HYPE3 considerando o 1T2020 seja até R$36,00.

Gráfico Diário de HYPE3
Na imagem acima, eu utilizo a Média Móveis Exponencial de 9 (Linha Amarela) e 21 períodos (Linha Roxa) e a média aritmética dos 200 períodos (Linha Azul). Quando as médias de 9/21 ficam mais estáveis o período de 04/Maio até 25/Maio/2020 em torno de R$ 28.

Como o papel estava na faixa do R$ 28, é possíivel montar uma operação com faixas de ganho entre R$ 29 a 33. A operação consiste em "vender 2 e comprar 1", ou seja, como eu tenho 400 HYPE3 na custódia a operação realizada no dia 08/05/2020 foi:
  • Venda de 800 HYPEF315 (Strike 30,99 com vencimento em 14/06/2020) por R$ 0,87 cada.
  • Compra de 400 HYPEF29 (Strike 28,99 com vencimento em 14/06/2020) por R$ 1,60 cada.
  • Esta operação é equivalente a venda de 400 CALL no strike R$ 32,99, porque a distância entre o centro e o "miolo" é R$ 2,00. 

A operação acima é ZCC (Zero Cost Call) e não possui custo. A operação acima é equivalente matematicamente a venda de 400 CALLs de HYPE3 no Strike 32,99, ou seja, como o papel a vista estava R$ 28,11 a venda coberta com Booster permite um venda com um ganho de 17,36% (De R$ 28,11 até R$ 32,99) em um mês. Podemos observar a simulação com o passar do tempo na figura abaixo:
Simulação do Booster em HYPE3

Considerando primeira figura do Gráfico Diário de HYPE3, a média aritmética de 200 períodos (R$ 32,92) representa uma resistência, portanto se o ativo subir 17% em um mês eu considero vender, mesmo que haja uma alternativa para rolar para o próximo mês e não vender os papéis da custódia. Portando, no dia próximo do vencimento o ativo a vista pode estar nos seguintes intervalos:
  • Abaixo de R$ 29 - todas as opções viram pó e continuo com as ações na carteira. Na faixa de R$ 27/28 pode ser um bom ponto para comprar mais ações.
  • Entre R$ 29 e R$ 33 - a operação se torna lucrativa, com a maximização em R$ 31, onde o ganho seria cerca R$ 500 (R$ 1,25 por ação) ou uma rentabilidade de 4% ao mês no máximo. Neste intervaloe é necessário desmontar a operação com lucro: Venda de 400 HYPEF29 e  Compra de 800 HYPEF315 .
  • Acima de R$ 33 - acima deste valor a estratégia começa a ser perdedora, porém é possível desmontar rolando para o próximo mês e ainda recebe dinheiro. A operação neste caso é: Venda de 400 HYPEF29,  Compra de 800 HYPEF315 e Venda de 400 CALLs para os vencimento do próximo mês na faixa próximo dos R$ 33, como por exemplo HYPEG33 (Strike R$ 32,75 com vencimento em 20/07/2020) ou HYPEH33 (Strike R$ 33 com vencimento em 18/08/2020).
    • Outra possibilidade é fazer a translocação da estrutura para o próximo mês, mas depende da volatilidade do ativo. Esta opção é mais avançada e depende das condições de mercado.
Outra pergunta a se fazer é: será que 17% de margem de segurança é interessante para este ativo? A resposta depende da volatilidade do ativo. O ideal é consultar a volatilidade  do ativo no site da B3, no caso de HYPE3 a volatilidade dos últimos 30 dias é:


Volatilidade 1 mês HYPE3

A volatiliade está em 37,64% ao ano, portanto 17% é cerca de metade da volatilidade anualizada. De uma forma empírica, acredito que esta estratégia é interessante para ativos com volatilidade entre 30% e 60%.

A diferença é que no momento da venda o investidor não recebe nada e tem que esperar o tempo passar para quee na semana anterior ao vencimento tomar a decisão de desmontar a posição. Além disso, o ideal é utilizar os strikes que possuem formador de mercado por causa da liquidez.

Outro ponto que gostaria de salientar é que as médias móveis Exponencial de 9 (Linha Amarela) e 21 períodos (Linha Roxa) mostra quando o ativo se afasta porque subiu ou desceu rápido (aumento da volatilidade) e quando o valor a vista se aproxima das médias é sinal que a volatilidade diminui. O melhor momento desta estratégia é quando ovalor a vista está acima das médias móveis exponenciais e a volatilidade está diminuindo, mas isto é dificíl de prever.

Resumo

A estrégia do Booster (Potencializador) com CALL consiste em vender o dobro do lote e comprar um lote de modo a zerar o financeiro (Zero Cost Call). No exemplo acima, no intervalo de R$ 29 a R$ 31 o ganho é dobrado tanto na ação quanto na opção, basta fazer e esperar o tempo passar até próximo do vencimento. Mas lembre-se: nenhuma estratégia é livre de riscos.

Esta postagem tem muita informação técnica com certa complexidade, mas eu diria que esta é uma das estratégias mais simples que eu utilizo na minha carteira.

Grande Abraço e até a próxima.

8 comentários:

  1. Boa Aportador!

    Por falar em booster, ontem eu desmontei o meu em petro (PETRF173 -2PETRF193) com um pequenino lucro. Dai para compensar vendi a asa de cima para o próximo vencimento, como você mostrou quando o ativo passa do miolo.

    Agora é administrar, pois ainda dá medo vender call descoberto rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Inglês,

      Tem que ficar de olho pra tomar uma atitude quando o ativo sai do intervalo de ganho. Dependendo da distância até o vencimento eu desfaço o booster e rolo as opções para o próximo mês.
      Como eu opero ativos que eu gostaria de carregar para o medio prazo, eu monto um straddle vendido com a certeza que um lado vai virar pó.
      Na minha estrutura em PETR estou com delta estrutural negativo tanto em CALL quanto em PUT, como a volatilidade está alta eu assumo o risco.

      Grande abraço

      Excluir
  2. Belo post. O duro é ter formador de mercado pra ter liquidez. Eu ainda não entrei a fundo nas operações mais complexas pelo fato de trabalhar no horário comercial e isso dificulta muito ver as opções, mas pelo menos o seguro de carteira eu compro. Continue postando suas operações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Escola para Investidores,

      Apesar de algumas séries não ter formador de mercado, algumas opções que ficam muito dentro do dinheiro possuem liquidez quando você vende o intrinseco mais alguns centavos.
      Seguro de carteira eu acho caro, com exceção em algum momento específico. Em geral, prefiro ativo com correlação negativa, manter dinheiro em renda fixa ou trocar ação pela opção ITM.
      Tem muita informação interessante, mas os textos podem ficar muito complexos para um usuário iniciante.

      Obrigado pela visita e grande abraço

      Excluir
  3. Ótimo post. Falam muito pouco de opções em blogs, o que é uma excelente forma de gerar renda extra.

    Vamos a algumas considerações:
    -O booster é uma forma de financiamento potencializado da venda coberta de call, então pode ser comparado com a mesma. A desvantagem que vejo da operação, é que se o ativo cai fica chupando dedo.

    -Quando você diz que acima do R$ 33 a estratégia é perdedora não está considerando a alta das ações, assim continua sendo vencedora sendo que apenas vai entregar o ativo. Quem faz venda coberta deve estar disposto a vender o ativo a determinado preço, tendo o manejo de rolar a operação.

    -Prefiro a estrutura de equity butterfly, que no caso seria -2 HYPEF29 + HYPEF315 (só trocaria os strikes). Melhor ainda é versão extreme: https://www.instagram.com/tv/CA-QXeZlwBz/


    Não entendo nada de análise técnica, achei interessante os insighs de utilizar médias móveis para fazer operações de venda coberta. Vi que no trading view tem as médias móveis de ativos, só não sei fazer a leitura rsrs.

    Espero mais posts com casos reais, para trocarmos experiências. O próximo pode ser de venda coberta de put.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Linelson, excelente considerações.

      Oproblema do booster é quando o ativo cai, mas no caso acima eu estou aumentando amargem de segurança na venda em troca de não receber nada no começo da operação.

      Realmente, até os R$ 33,00 eu surfei na valorização do ativo. A idéia é tentar prever um intervalo que o ativo esteja próximo ao vencimento para ganhar com a rolagem do Ativo.

      A vantagem do equity butterfly é quando o papel sobe muito, quando o viés é de alta é bastante interessante. O problema é o delta de transição negativo, quando o ativo fica entre 29 e 31 eu teria que pagar para sair no exemplo (2 HYPEF29 + HYPEF315). No caso de HYPE3, quando o papel chegasse perto dos R$ 36/37 eu montaria esta operação pois acredito que nestes valores eu não compraria mais.

      Com a Selic baixa, é importante fazer estas estrutural de capital para rentabilizar melhor. Em relação a análise técnica tambem não sei quase nada também, mas eu sei que os ativos com um volatilidade tacionária (abaixo de 60%) tendem a buscar as médias móveis mais curtas (9 e 21), enquanto que as médias mais longas (200 dias) sempre se tornam pontos de suporte ou resistência.

      A próxima operação poderia ser a Calendar Line em vez de vender a Put a seco, a não ser que a volatilidade esteja muito alta (ex: COGN3 ou VVAR3)

      Obrigado pela visita, abraço.

      Excluir
  4. E aí como ficou a operação de HYPERA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Eu zerei no financeiro e sobrou -200 HYPEF315 (Strike 30,99). Eu rolei subindo o strike para -300 HYPEG3 (Strike 33,75).

      Eu costumo vender a quantidade inferior a minha carteira quando o viés do papel está em alta para ter manobra para não entregar o papel. Caso o papel suba muito e esteja dentro do preço que eu estou disposto a pagar (exemplo: Até 36,00 para Hypera), eu vendo PUT para montar um straddle vendido.

      Estou mais interessado em fazer a rolagem do que desfazer a operação. Se o papel estiver até 5% do strike na semana anterior ao vencimento eu rolo para o próximo mês e embolso de 2% a 3%.

      Em relação a liquidez, os market markres executam ordens no valor intrínseco mais um pequeno acréscimo de centavos

      Obrigado pela visita, abraço

      Excluir