23 de julho de 2020

Proventos 1º Semestre 2020

“Hard work works harder than luck!” 
(Germany Kent)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo tranquilo? Geralmente a cada semestre eu publico o total de proventos recebidos no ano e, apesar de tudo que aconteceu no primeiro semestre, este ano não pode ser diferente. 

Um ponto importante é que estou mudando a minha estratégia para aumentar os proventos mensais, onde em vez de buscar ações que pagam muito dividendos e não mudam tanto de valor, estou diversificando em empresas que não pagam dividendos mas possuem uma alta volatilidade que permitem montar operações estruturadas com opções. Antes de apresentar os números me identifiquei com este tweet:
Dividendos do semestre próximo aos dividendos anuais de 2018
Durante o primeiro semestre de 2020, o total de proventos recebidos foi de R$ 10.698,49 enquanto que o total do ano 2018 foi de R$ 12.824,98, ou seja, cerca de 83% em relação ao ano retrasado. Isto sem considerar o valor das rolagens com opções e a restituição de IR que irei abordar mais a frente. 
Proventos 1º Semestre 2020
Em virtude da pandemia, muitas empresas não pagaram os proventos que costumavam pagar nos anos anteriores, principalmente os Bancos e as Elétricas. Estas empresas tiveram que segurar mais o caixa para enfrentar a queda de receita proveniente do Covid-19. A composição dos proventos foram:
Composição Proventos 1º Semestre 2020
Conforme podemos observar, mais da metade do retorno provém das ações (51%) enquanto que os FIIs geraram um pouco menos porque boa parte da minha carteira de FIIs está vinculado a shoppings center e durante a pandemia a renda foi suspensa ou drasticamente reduzida. Neste segundo semestre pretendo alocar mais recursos no exterior para aumentar a participação na carteira.

Considerando o aplicativo IRPFBolsa, o yield da carteira considerando somente Ações/FIIs ficou em torno de 0,39%  até  0,74% ao mês :
Yield das Ações/Fiis no 1º Semestre 2020

Conclusão

Cabe ressaltar que eu não contabilizo a restituição de IR que irei receber em 2020 no valor de R$ 19.467,15 e o total de R$ 10.563,32 recebido com as rolagens de opções no primeiro semestre. É necessário ressaltar que os valores acima não são recorrentes nos próximos anos, portanto não posso esperar que sempre haverá estes proventos a cada ano.

No caso das opções, boa parte dos valores foram perdidos depois de março/2020 por causa da pandemia porque até então eu reinvestia 100% na mesma estratégia. A partir de abril/2020 eu decidi retirar 50% da rolagem para renda fixa e 50% reinvisto em renda variável.

No início do ano, ao estabelecer as metas, eu estimava receber R$ 30.000,00 em proventos mas com certeza não conseguirei bater este ano. Entretanto, independente das condições de mercado pretendo continuar as estratégias com o reinvestimento de todos os proventos com o intuito de aumentá-los de forma consistente.

Até  a próxima, grande abraço.

8 comentários:

  1. Ei, Aportador, pode fazer um post sobre o aplicativo do irpf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente ideia Anônimo,

      Irei falar da minha experiência com o Aplicativo IRPF Bolsa.

      Abraço

      Excluir
  2. Muito bom, Aportador!
    Em 2020 eu recebi de dividendos e rendimentos das ações e FII o montante de R$ 13.988,15; isso que covid afetou a distribuição.

    Mais do que minha renda anual de 2011/2012.

    Não conhecia esse IRPFBolsa, como funciona? Precisa lançar todas as notas de corretagem manualmente ou importa do CEI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Investidor Precoce,

      A vantagem de fazer esses registros é que sabemos cada etapa que alcançamos. Quando a minha renda passiva anual chegar na casa dos 6 digitos ficarei muito feliz também.

      O IRPFBolsa permite a importação manual das notas de corretagem, mas eu gero apenas uma nota de corretagem com todas as operações do mês. Ainda vou fazer uma postagem explicando como eu utilizo.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Esse aplicativo irpf é somente pago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Sim, este aplicativo é somente pago. No plano bianual, sai no valor de R$ 6,20 por mês.

      De Forma gratuita, há a planilha do Douglas Lombello: https://sites.google.com/view/dlombelloplanilhas/planilhas/controle-de-investimentos
      Nesta planilha há a integração com um leitor de notas de corretagem:
      https://sites.google.com/view/dlombelloplanilhas/leitor-de-notas

      Como eu opero a muito tempo e faço muitas operações por mês co opções, utilizo a corretagem da mesa de operações, eventualmente posso utilizar o PNT, acho mais prático utilzar o IRPFBolsa.

      Estou escrevendo uma postagem sobre este aplicativo.

      Abraço

      Excluir
  4. Fala aportador, excelente post.

    Essa reinstituição toda aí e td do seu trabalho ou tem algo de investimento? Caramba, 19 pau é coisa pra caralho hahaha.

    Na minha estratégia com opções eu reinvestia tudo tb, mas comecei a separar um pé de meia mais forte.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Escola para Investidores,

      Esta restituição é fruto do meu trabalho mesmo. EU fiz resgate/reinvestimento e reapliquei toda a restituição do ano passado. Em resumo no ano passado, eu investi 33k em 2019 para receber 19,5k de restituição em 2020. Ainda pude abater despesas médicas, educação e dependente.

      Nas opções, os ganhos devem ser reivestidos em outra classe de ativos, de repente muda tudo. A renda fixa, os fiis e ações vão rentabilizando o patrimônio durante esta fase de acumulação.

      Grande Abraço

      Excluir