28 de julho de 2020

Por que eu utilizo o aplicativo IRPFBolsa?

“A man's nothing without his tools.” 
(Kathy Reichs)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, na última postagem eu apresentei uma imagem do aplicativo de cálculo de Imposto de Renda IRPFBolsa. Este aplicativo é pago, mas se você deseja calcular de forma gratuita eu recomendo utilizar as planilhas do Douglas Lombello.

A pergunta é : Por que eu vou pagar por um aplicativo se há uma planilha gratuita? Na verdade, quando você esta no mercado a mais tempo e faz um número relativamente alto de operações, o preenchimento manual da planilha se torna contra-produtivo, pois há o controle de proventos, as bonificações, os desdobramentos, entre outros.

E qual é valor da assinatura deste programa ? A licença de 2 anos sai por cerca de R$ 6 por mês.  O aplicativo ainda gera alguns relatórios da sua carteira, gerencia o total de proventos, mostra o yield, gera a DARF e, principalmente, te auxilia na declaração de Imposto de Renda. A  tela inicial pode ser observada abaixo:
Tela Inicial do IRPFBolsa


A maneira como eu obtenho todas as notas de corretagem está na figura abaixo, onde eu seleciono todos os negócios executados no mês que serão gerados em único arquivo. Desta forma, basta eu copiar e colar o conteúdo deste arquivo no IRPFBolsa que todas as notas serão importadas. O único detalhe é que no exercício de subscrições (FIIs e Ações) o processo de inserção deve ser manual, já que para estas operações não são geradas notas de corretagem. 
Geração das Notas de Corretagem de todo o mês
Além disso, se você já tiver um controle em planilha e quiser migrar para o aplicativo, basta inserir os mesmos dados informados na Declaração de Imposto de Renda: quantidade de ações, preço médio de compra e lucros/prejuízos acumulados.

Atualmente eu utilizo a corretora XP e negociei com o meu assessor as seguintes taxas:
  • R$ 3,50 de corretagem de ações e opções no Home Broker;
  • Na corretora XP não há corretagem de FIIs;
  • Desconto de 92% da tabela Bovespa ao utilizar o Robô PNT;
  • Desconto de 67% na tabela Bovespa nas ordens pela mesa de operações.

Ao montar a operações com opções utilizando as séries mais longas (acima de 12 meses), a compra destas opções só é liberada através da mesa de operação com o auxílio do assessor de investimentos. Apesar desta burocracia, o processo é simples e rápido (pelo menos com o meu assessor).

Cabe resssaltar que na corretora XP, a compensação de risco através da opção longa é aceita de forma a não realizar a chamada de margem. Por exemplo: Se eu vendo 1000 opções que vencem no mês que vem e compro 1000 opções que vencem no mes seguinte, onde ambas são do mesmo strike, a chamada de margem é mínima. Entretanto, para algumas corretoras (Clear, Rico por exemplo) esta regra não é válida.

Outra vantagem é que em Outubro/2020 a XP lançará um cartão de crédito sem anuidade e cashback para os investimentos (fonte), sendo que no ano que vem será lançado o cartão de débito. No meu caso particular, irei migrar do "Bancão" do varejo para o banco XP.

Como não pagar Imposto de Renda com opções

Acredito que a principal vantagem em utilizar um programa de cálculo de IR é que há possibilidade de fazer uma "prévia" do imposto a ser pago antes de terminar o mês. Desta forma, dentro da estratégia que eu faço há a possibilidade de nunca pagar imposto, ou simplesmente pagar muito pouco as DARFs com opções mesmo não tendo prejuízo.

Em primeiro lugar, a maneira como eu ganho dinheiro com as opções é com as rolagens. Eventualmente eu posso deixar ser exercido em calls e neste caso a corretagem do exercício de opções será a tabela Bovespa com os descontos acima.

A operação principal é a Trava Horizontal de Linha Perene (THL/P) :
Estrutura em que se faz uma Trava Horizontal de Linha com diferença de 2 anos entre os vencimentos .
Ex: PetrL25(2020)) – PetrL25(2018) , quando chega próximo ao vencimento em jan/2019 , rola para fev de 2019 , recomprando a A e vendendo a B , depois o mesmo processo da C/D e D/E …. Depois de 4 meses , quando surgir a PetrD25 (2021) troca a PetrL25(2020) para PetrD25(2021) , prolongando por 4 meses a estrutura , cada 4 meses rola a longa comprando 4 meses à frente e mês a mês rola a curta , perpetuando assim a estrutura .

Quando você compra um opção longa PETRL25 (2020) no exemplo acima, o valor dela pode desvalorizar em função do tempo ou da variação do papel (PETR4). Se você pagou R$ 4,00 em um mês e depois de alguns meses estiver R$ 2,00, basta você vender e recomprar no dia seguinte. Para a Receita Federal a operação teve prejuízo, mas como esta estrutura opera a variação do tempo podemos afirmar que possuimos um lucro financeiro mas um prejuízo contábil.

Na figura abaixo, eu mostro como estão as minhas operações com lucros/prejuízos:
Resultados do Mês Julho/2020
No mês de Julho/2020 obtive R$ 5.682,01 de lucro contábil nas operações e possuo um "prejuízo" a compensar de R$ 44.582,51. Embora o que efetivamente entrou na conta com as rolagens este mês foi cerca de R$ 1218,00. Desta forma, eu vou rolando as posições e compensando/gerando prejuízo para nunca pagar imposto de renda com opções.

Acredito que esta última parte ficou um pouco complexa para alguns leitores, mas eu me coloco a disposição para esclarecimentos adicionais. 

Só lembrando que eu não estou ganhando nada em divulgar este aplicativo IRPFBolsa, apenas apresentei a maneira como eu utilizo.

Grande abraço e até a próxima.

27 comentários:

  1. Opcões? Chamada? Trava? Robo, Calls? Gente o que é isso?
    Bem que Buffett fala que quando investir soa complicado vc está fazendo da maneira errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investir na poupança é simples, preguiçoso não tem vez no mercado.

      Excluir
    2. Investir via ETF não é para preguiçoso, é para espertos!

      Excluir
    3. Olá Anônimo,

      Se você investe em ETFs e se sente seguro e possui um aspecto de "segurança", parabéns para você.
      Com a política atual dos Bancos Centrais o mais provável é que haja uma "japanização" da economia mundial. Em um cenário prolongado de estagnação, com baixo crescimento e inflação, o "buy and forget" pode não ser o suficiente.

      Eu não preocupo em estar certo, mas me preocupo em fazer dinheiro. Entre ter razão ou ficar com a grana, eu prefiro ficar com a grana e deixar a razão pra você

      Abraço

      Excluir
    4. Em que vc trabalha para poder ficar dia todo com o home broker aberto fazendo estas coisas? é de se imaginar que não tenha emprego fixo

      Excluir
    5. Que meta eihmm maluco, como você declara lucro de 5k e do põe 1k no bolso?

      Que merda que você tá fazendo piolho?

      Excluir
    6. Olá Anônimo 17:54,

      Eu só faço uma operação no mês entre 10 e o 5 dia util antes do vencimento. Não preciso de stop e nem acompanhar no home broker.

      Quando a rolagem chega no calor estipulado eu rolo. Se tiver na posição desejada eu renovo a operação para o mês seguinte limitando o meu risco e ganhando delta estrutural.

      Eu não uso atualmente pois não é necessário, mas poderia programar as ordens no robô PNT.

      Estas operações não influencia no meu trabalho.

      Obrigado pela visita.

      Excluir
    7. Olá 54U,

      Eu contabilizo o lucro das rolagens, mas recebi o prêmio integral da venda das calls de HYPE3, VIVT4, bem como recebi o prêmio integral da venda das PUTs, sem contar com o ganho em delta estrutural das operações. Apesar de ter ganho o prêmio integral, eu contabilizo o recebimento das rolagens porque esta é a minha estratégia.

      Se você tiver feito o curso Renda Contínua Progressiva/Sala Mestre dos Derivativos você vai entender o que vou dizer: Eu estou arbitrando o tempo, onde a minha moeda não é o dinheiro e sim a unidade temporal. Através desta estratégia eu posso consistentemente tirar dinheiro do mercado com um risco moderado/limitado apenas esperando o tempo passar.

      É por causa deste tipo de comentário que eu nunca vou mostrar as operações com opções.

      Excluir
  2. qual seu assessor. será que ele não conseguiria essa corretagem de 3,50 pra mim também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William,

      O escritório que eu utilizo é a Argentum Investimentos (https://www.instagram.com/argentuminvestimentos/), entra em contato com eles.
      Dependendo do seu capital investido, eles podem te oferecer boas taxas.

      Abraço

      Excluir
  3. Gostei da indicação, vou testar.

    Me tira duas dúvidas:

    Esse programa é daqueles que vc só baixa a nota de corretagem e ele já reconhece tudo certo. Por exemplo, se eu quiser colocar meus 5 anos de investimento neles é só importa os 5 anos de notas de corretagem?

    Outra dúvida, como é a garantia na xp? Uso a clear pq acho o manuseio da garantia muito simples, não uso o da modal pq tem que fica ligando pra mesa pra cada venda de put, meu ponto é, consigo operar tudo pelo computador sem ter que fica ligando pra assessor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Escola de Investidores, obrigado pela visita.

      Neste programa, você baixa a nota de corretagem do mês inteiro em um único arquivo, clica em CTRL+A para selecionar tudo, clica CTRL+C para copiar todo o conteúdo do arquivo e depois clica em "Importar da Área de Transferência" no IRPFBolsa. Pronto, ele analisa e importa todas as operações do mês.

      Em relação a importar todas as notas de corretagem dos últimos 5 anos (ou mais anos) não é necessário, basta você inserir manualmente os dados fornecidos na sua última declaração de imposto de renda com base na sua posição em 31/12/2019 (Quantidade de Ações/FIIs, Preço Médio de Compra das Ações/FIIs e os prejuízos a compensar se houver). Eu fiz isso e não precisei importar todas as notas de corretagens dos últimos 5 anos.

      A garantia na XP serve como lastro para as operações com venda de PUT. Você vai no site da XP, na área logada, clica em "renda Variável" -> "Garantias em Bolsa". Basta escolher as ações, Tesouro Direto e Títulos de Renda Fixa Privada para compor os ativos em garantia.

      O único momento para entrar em contato com assessor é somente na COMPRA de OPções longas, na venda não é necessário e nem na modificação da ordem enviada. Por exemplo: eu sempre mando um e-mail para o meu assessor solicitando a ordem e confirmo o envio pelo Whatsapp. Demora no máximo 5 minutos para a ordem ser enviada, é muito simples.

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Não entendi só a parte de "evitar" de ser exercido com a rolagem. Digo, se vc vende uma CALL (americana), a pessoa pode te exercer a qualquer momento se for benéfico para ela, certo?

    Nesse caso, como você vai rolar (ou simplesmente desfazer a operação fazendo a compra da CALL) se a pessoa pode exercer?

    É possível fazer isso desde que no mesmo dia em que a CALL der exercício vc fazer a operação antes do fechamento do pregão? É isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo se a CALL vendida for americana é raro o exercício adiantado devido a custo de oportunidade do comprador, pra ele não é vantagem então ele não exerce. Acho que é um chute decente falar que 99,9% das call são exercidas apenas no vencimento ou no máximo 1 semana antes do vencimento, mas pra quem opera opções uma semana antes de vencer muito provavelmente já efetuou a rolagem e mandou o vencimento pra outra data.

      Na verdade o comprador da call continua com o direito de exercer a sua call a qualquer momento, qnd você rola vc apenas transferiu a sua obrigação de vende para outra pessoa. Nesse caso, se a pessoa quiser fazer o exercício antecipado, será em outro titular e não você.

      Excluir
    2. Sim, eu sei disso. Mas SUPONHAMOS que a pessoa por qualquer motivo queira exercer a CALL na primeira semana de negociação. Comprou e 1 dia depois quer exercer pois a ação explodiu (subiu 30%).

      Eu, Lançador da CALL, apesar disso, não tenho como prever se a pessoa vai ou não exercer, pois a pessoa que comprou a CALL pode achar que sobe mais 30%.

      Nesse cenário: 1) Posso não fazer nada, 2) encerrar a operação ou 3) rolar para o próximo vencimento neste dia de alta(se entender que é viável ainda a estratégia).

      Fato é que se no dia dessa alta, antes de encerrar o pregão, se eu não fizer nada e a pessoa exercer, no outro dia eu terei que honrar o compromisso.

      O operacional é esse?

      Excluir
    3. Olá TumTum e Escola para Investidores,

      Em primeiro lugar, obrigado pela dúvida e a resposta bem clara sobre o exercício antecipado.

      O recomendado é sempre fazer uma Trava horizontal de Linha Perpétua (THL/P) coberta, ou seja a quantidade de opções vendidas é igual a quantidade de compradas. Nunca venda CALL a descoberto, pois se você tiver que entregaro papel, você terá lucro com a operação.

      A CALL nunca são exercidas antes do tempo por três fatores: 1) há uma taxa embutida nas opções e quem exerce antes perde esta taxa; 2) Os custos envolvidos na operação são referenciados pela tabela Bovespa (0,5% do valor + R$ 25,21); 3) Se você estiver vendido e for exercido antes, você pode recomprar o papel a vista e lançar a opção do mês seguinte ganhando uma taxa (a mesmo que suba muito)

      Em um caso hipotético de subida de 30% você tem algumas opções:
      1) Deixar ser exercido e embolsar a taxa da venda coberta se estiver cobrindo com o papel
      2) Desfazer a THL/P com lucro porque tanto a opção curta vendida quanto a opção longa comprada se valorizaram, pega esta grana e monta outra THL/P At the Money.
      3) Comprar mais opções CALL longa e vender um quantidade maior de CALL para zerar o financeiro. Exemplo: Você está vendido em 300 opções, se subir 30% você compra mais 300 opções longas e vende 600 opções. Apesar do desembolso, você ganhou "delta estrutural" na nova posição.
      4) Montar um Strangle Reverso com uma parte menor da posição e deixar o exercício parcial da posição. Este é mais complicado de explicar aqui, mas basicamente quando uma ação dispara, você deve fazer o controle de risco no portifólio vendendo parcialmente para manter a alocação desejada.

      No meu caso particular, eu geralmente vendo entre 10 e 5 dias úteis antes do vencimento. Não quero pegar o último centavo do mercado, perfiro ser um "bom ganhador".

      Abraço

      Excluir
  5. Fala Aportador!

    Estou gostando do IRPFBolsa e praticamente abandonei as planilhas (espero não me arrepender rs)

    Utilizo ele desde o começo do ano e gosto bastante de suas opções. Apesar de algumas coisas precisarem ser na mão (dividendos, rendimentos e outros) não se compara com o trabalho de preencher planilha.

    E em comparação com os serviços de IR das corretoras, sou muito mais o IRPFBolsa. Talvez seu único concorrente seja a Sencon (tive a chance de testar e desperdicei-a rs)

    Enfim, mesmo não ganhando nada com isso também, recomendo seu uso

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Inglês,

      O IRPFBolsa é simples e barato, principalmente para quem fica montando estas operações estruturadas. Nunca usei a Sencon, mas ouvir falar bem.

      E as suas operações como estão? Eu continuo estudando e aprendendo a característica de cada ativo para buscar rentabilizar a carteira.

      Grande abraço

      Excluir
  6. Entendi nada essa maluquisse de opções é pra doido. tu perde até as calças sem nem ter elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, essa foi boa anônimo.

      Eu levei cerca de 6 meses para entender estas operaçãoes estudando cerca de 12 horas por semana. Mas eu detalhe, eu exponho no máximo 2,5% do patrimônio nestas operações.

      Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. Fala Aportador, preciso de uma ajuda, eu baixei o programa mas não estou achando a opção de importa a ultima declaração., pra já upar toda a minha posição antes de 2020. Onde ela fica?

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Escola para investidores,

      Não há a possibilidade de importar a declaração do IRPF, apenas há a possibilidade de inserir manualmente os dados.

      Conforme o manual: https://www.irpfbolsa.com.br/novo/manual/#indice-8

      Abraço

      Excluir
  8. Estou vendo a série de trava de linha do prof. Su no youtube.
    Você poderia exemplificar melhor esse hack de não pagar o IR e gerar o crédito fiscal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, obrigado pela visita.

      Vamos exemplificar com uma THL de PUT na linha do 15.

      Em Março/2020 quando a PETR4 estava na faixa dos R$ 12, a PUT longa na linha do R$ 15 (PETRP150 com vencimento em abril/2022) custava cerca de R$ 5,00. Em geral as opções de 2 anos na linha do dinheiro custa na faixa do R$ 5.

      Como a PETR4 se valorizou, a opção curta virou pó e você manteve a PETRP150 para fazer uma Fly, lançando mais put curtas na linha do dinheiro. Desta forma, a PUT longa (PETRP150) vai se desvalorizando.

      Hoje (05/08/2020) a PETR4 está R$ 23 e a PETRP150 foi negociada a R$ 1,30. Para gerar um "prejuízo", basta vender a PETRP150 e recomprar no dia seguinte. Desta forma, você geraria um "prejuízo" contabil de R$ 3,70 por opção (5 - 1,30) que poderia ser compensado com os eventuais lucros das rolagens.

      Espero ter ajudado com este exemplo, abraço

      Excluir
  9. O motivo de você não ter pago imposto com opções não é uma suposta manobra contábil mas sim que você na verdade teve prejuízos até agora. Se você tem 45k de prejuízos acumulados e o PNL das suas posições abertas é menor do que 45k (o que acho muito provável) você não teve prejuízo "contábil" mas sim prejuízo real. Se você tem mais do que 45k de PNL nas posições abertas então realmente você teve lucro real mas conseguiu diferir o imposto por alguns meses. Mas, como opções expiram, não é nada simples ir mantendo e aumentando a diferença entre o lucro contábil e o lucro real para continuar sem pagar imposto. A maneira que considero mais fácil é realizar prejuízos com ações para compensar o lucro com opções, e realizar lucros com ações em vendas abaixo de 20 mil no mês quando possível para resetar o preço médio e em uma eventual queda posterior ter mais prejuízos para realizar.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Conheci seu site através desse artigo e achei muito interessante. Conheço pouco de opções, entretanto me parece que a lógica para não pagar IR, contabilmente, é factível e realmente está dentro da legislação em vigor. Contudo, existe um ponto que me chamou a atenção que é o tamanho da mão em opções para se manter a rolagem e a "isenção". Como exatamente você controla isso, visto que as operações acontecem ao longo do mês, mas as opções são lançadas entre os dia 05 e 10?
    Me permita questionar a você onde eu poderia aperfeiçoar meu conhecimento em opções, para entender plenamente esse situação e opera-las com tranquilidade.

    ResponderExcluir