2 de agosto de 2020

Aporte Julho/2020

“Know what you own, and know why you own it” 
(Peter Lynch)


Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo tranquilo? Atualmente há a sensação no mercado que "cash is trash", ou seja, os ativos de renda fixa não são capazes de cobrir a inflação e os bancos centrais estão imprimindo dívida como se não houvesse amanhã. E o que isso significa na prática? Os ativos de risco sobrem de valor e as reservas de valor (ouro, prata, terra, criptos...) disparam. Não sabemos o que isso irá resultar, mas no mínimo é de se esperar que no futuro o crescimento das economias mundias serão menores.

Neste mês eu priorizei investimentos em renda variável com ETFs no exterior, FIIs e ações. Um ponto interessante neste mês é total de reivestimentos do proventos, pois este foi quase 3x maior do que o reinvestimento do aporte de um ano atrás. Sem mais delongas, o aporte de Julho/2020 foi:
Aporte Julho/2020

Fundos Imobiliários


As operações deste mês foram:
  • BC FUND (BVMF:BRCR11) - momento de aproveitar a subscrição das cotas negociadas abaixo do valor de mercado, onde este fundo de lajes corporativas está abaixo do percentual desejado na carteira.
  • IRIDIUM RECEBÍVEIS (BVMF:IRDM11) - da mesma forma é o momento de aproveitar a subscrição das cotas negociadas abaixo do valor de mercado, onde este fundo de recebíveis está abaixo do percentual desejado na carteira.

ETF no Exterior

As operações deste mês foram:
  • (VENDA) SPDR Portfolio S&P 1500Cmpst (NYSEARCA: SPTM) - venda do ETF que representa todo o mercado de ações americano de forma neutra (sem fatores), o motivo da venda é porque há sobreposição com o (NYSEARCA:VT).
  • VANGUARD INTL E/TOTAL WORLD (NYSEARCA: VT) - compra do ETF que representa todo o mercado de ações mundial de forma neutra (sem fatores). 

Ações

As operações deste mês foram:
  • VALE (BVMF:VALE3) - apesar dos resultados do 2T2020 abaixo do esperado principalmente devido a produção, o minério de ferro continua sendo negociado acima de US$ 110. O crescimento da China após o surto do coronavirus e a guerra fria EUA x China pode influenciar o papel. A subida do dolar ajuda a empresa.
  • HYPERAFARMA (BVMF:HYPE3) - empresa farmaceutica que está construindo uma nova fábrica em Goiás e fazendo adequações após a aquisição do portifólio da Takeda (fonte). A queda do dolar ajuda a empresa.
  • UNIDAS (BVMF:LCAM3) - apesar da pandemia a empresa continua crescendo com a reabertura da economia. Com o desemprego em alta, o número de motoristas de Uber pode aumentar que beneficia a empresa.

Renda Fixa


As operações com opções geram ganho que é reinvestido no Tesouro SELIC, apesar de queda dos juros para 2,25% ao ano. 



Portanto, o total de aporte do mês de Julho/2020 foi de R$ 14.300,00.

4 comentários:

  1. Poderia comentar mais sobre sua carteira no exterior? Corretora utilizada, fator, tipos de ETFs, etc.
    Por acaso, tem ETFs baseados na Irlanda para evitar IR nos dividendos?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JJ INvestidor,

      Excelente pergunta, talvez eu faça uma postagem sobre isso. Estou aprendendo muito com o canal do Otavio Paranhos no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCJuNYyUI-jKuwhYzKmE_0hg)
      * Utilizo a corretoda TD Ameritrade. (https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2017/04/como-abrir-conta-na-corretora-td.html)
      Utilizo a atualmente o fator Value, mas a minha carteira está em transformação.

      Para te responder melhor vou fazer uma postagem mais completa. abraço

      Excluir
    2. Maravilha, fico no aguardo. Eu sigo o Paranhos no Youtube e Instagram também. Excelente conteúdo. Estou no processo de abertura de conta e na dúvida de qual corretora utilizar. Acho que vou de IB. Na TD você consegue alugar os ETFs?

      Excluir
    3. Olá JJ,

      Não sei se tem essa opção na TD Ameritrade, mas irei investigar e falarei na postagem.

      Abraço

      Excluir