30 de agosto de 2020

Aporte Agosto/2020

 "Your expenses are someone else’s earnings. Your savings are your earnings." 

(D.Muthukrishnan)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Este mês acontecau algo bem inusitado na minha trajetória de investidor, o reinvstimento dos proventos foi maior do que o aporte. 

Isto só foi possível por um conjunto de fatores: R$ 19.600,00 de Retituição do IR, cerca de R$ 2.100,00 de dividendos de ações (Destaque para TAEE11, BBSE3, VIVT4, VALE3 e BBAS3), cerca de R$ 3.000,00 da rolagem das opções e cerca de R$ 800 de proventos de FIIs. Sem mais delongas, o Aporte de Agosto/2020:

Aporte Agosto/2020

Fundos Imobiliários


As operações deste mês foram:
  • (VENDA) BRASIL PRURAL MALL (BVMF:MALL11) -venda de cotas do fundo de shoppings mais focados em pequenos centros, o motivo da venda é a realocação em shoppings expostos nas grandes cidades onde a atividade econômica já retomou o crescimento.
  • (VENDA) CSHG OFFICE PRIME (BVMF:HGPO11) - venda de fundo de lajes corporativas que possui um yield baixo em virtude dos imóveis prêmium existentes no seu portifólio.
  • HOSPITAL NOSSA SRA DE LOURDES (BVMF:NSLU11) - fundo de hospital mono imóvel que possui um yield muito atraente diretamente proporcional ao risco que está exposto.
  • COMPRA DE SHOPPINGS (BVMF:HSML11,BVMF:XPML11 E BVMF:VISC11) - aporte em fundos de shoppings que estavam com preço abaixo do patrimônio e maior potencial de valorização.

ETF no Exterior

As operações deste mês foram:
  • (VENDA) SPDR® Portfolio Emerging Markets (NYSEARCA: SPEM) - venda do ETF que representa o mercado de ações do emergentes de forma neutra (sem fatores), o motivo da venda é porque há sobreposição com o (NYSEARCA:VT).
  • VANGUARD INTL E/TOTAL WORLD (NYSEARCA: VT) - compra do ETF que representa todo o mercado de ações mundial de forma neutra (sem fatores), inclusive com os mercados emergentes.

Renda Fixa

As operações com opções geram ganho que é reinvestido no Tesouro SELIC, apesar de queda dos juros para 2,0% ao ano. 

PGBL

Neste mês foi realizado o reivestimento da restituição do IR (R$ 19.600,00) no fundo bem diversificado da XP: XP SEGUROS SUPERPREV FIM (CNPJ: 35.420.569/0001-90) é um fundo multimercado multiestratégia, cuja carteira é composta por uma seleção de fundos de diferentes classes: Renda Fixa (21%), Multimercados (40%), Renda Variável (31,5%) e Investimentos Globais (7,5% - parcela de proteções, especialmente o dólar). Mais infomações aqui.
 

Ações

As operações deste mês foram:
  • ITAU (VENDA) (BVMF:ITSA4) (COMPRA) (BVMF:ITUB4) - o motivo de ITSA4 era a sobreposição com ITUB4 na carteira. Basicamento 95% do resutlado de ITSA4 vem de ITUB4, além disso ITUB4 tem mais liquidez nas opções.
  • BANCO DO BRASIL (BVMF:BBAS3) - banco público extremamente descontado com novo presidente escolhido para vender subdiárias, como podemos observar no pedido de IPO do Banco BV (Ex-Votorantim) (fonte).
  • (VENDA) BOLSA BALCÃO BRASIL (BVMF:B3SA3) - fui excercido com o lote padrão em R$ 49,77 porque o papel disparou em agosto, e isto faz parte da estratégia. O preço médio era cerca de R$ 30,00.
  • HYPERAFARMA (BVMF:HYPE3) - empresa farmaceutica que está em crescimento acabou de assinar um acorde para pagar uma multa de R$ 1 Bilhão com ex-diretores envolvidos em corrupção (fonte). (Obs: este valor será parcelado)
  • TELEFONICA (BVMF:VIVT4) - empresa de telecomunicações grande pagadora de dividendos envolvida com uma possível compra da parte de fibra da OI. Sem grande upside, mas estável para lançar opções.
  • SANEPAR (BVMF:SAPR11) - empresa de saneamento que teve um reajuste de 9,6% autorizado pela Agepar (fonte). Apesar do governo do Paraná solicitar a suspensão do reajuste em ano eleitoral, possivelmente em 2021 teremos este aumento incorporado. No preço atual a empresa continua bastante descontada.
  • MINERVA FOODS (BVMF:BEEF3) - empresa em turnaround que possui um risco alto, porém o momento é favorável para o segmento com o dolar alto. O racional pode ser considerado pelos seguintes fatores, porém com baixa exposição na carteira:
    • Subdiária Athena Foods compra frigorífico na Colômbia (fonte) - expansão no exterior e possível IPO desta subsiária.
    • Exportação de carnes (in-natura e processada) bate recorde no início do 3T2020 (fonte). 
    • Preço do Boi bate recorde e pode continuar alto até o final do ano (fonte).
    • Empresa começou a ter fluxo de caixa livre positivo (FCL) desde 4T2019.
 

Portanto, o total de Aporte do mês de Agosto/2020 foi de R$ 14.200,00

Até a próxima meus amigos e grande abraço.

Observação: Lembre-se que investir em renda variável possui riscos e as informações apresentadas não são recomendações de compra ou venda. 

9 comentários:

  1. Boa! Proventos > Aporte já é sinal de IF logo ali

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Escola para Investidores,

      Realmente a cada mês eu estou mais perto da IF, mas este mês foi totalmente atípico pois os proventos foi em sua maioria não recorrente (Restituição de IR e Rolagem com opções)

      Pela minhas contas daqui a 3 ou 4 anos eu alcanço a IF, mas não existe garantia de nada

      Grande abraço

      Excluir
  2. Parabéns pelos seus proventos superarem o aporte.
    Você investe faz quanto tempo?

    Acabei de conhecer seu blog e estou te adicionando na minha lista de blogs, vamos manter contato.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Senhor Renda,

      Eu invisto todos os meses de forma consecutiva desde novembro/2015. Mas os proventos deste mês possuem muito não recorrentes e não vão se repetir no mês que vem

      Já adicionei o teu blog, grande abraço

      Excluir
  3. e aí aportador, sempre bom vir aqui ver como estão as coisas e aprender algo. Essa previdencia da XP, conta mais. Vc tinha aquela da vitreo e mudou pra essa ? Vc pensa em previdencia privada tambem como planejamento sucessorio ou só pela estrategia de sacar e reaplicar no PGBL ? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vagabundo,

      Eu tinha aquela da Vitreo e migrei para esta da XP. O motivo foi simplificar a administração de todos os fundos na mesma corretora. Essa previdência da XP é idealizada pela Luciana Seabra (Ex-Empiricus) que participou da criação do Fof Superprevidencia da Vitreo.

      Eu prenso no PGBl no Planejamento Sucessório mas também é uma forma simples de pagar menos imposto de renda, diferir o imposto para o futuro e estar expostos aos melhores gestores do mercado.
      Quando eu começar a retirar os proventos da carteira, pretendo resgatar o PGBL desta carteira da Superprevidência primeiro porque este possui cerca de 40% em renda fixa.

      Eu sei que você possui um PGBL na carteira, e no seu caso: apenas como planejamento sucessório ou tem outra função no patrimônio?

      Abraço

      Excluir
    2. O meu eu uso pra abater imposto e tbem planejamento sucessorio. Porém há poucos dias descobri que PGBL entra no inventário e paga ITCMD. Como não tenho mais renda ativa substancial meio que perdeu o sentido pra mim, entao vou migrar aos poucos pra VGBL. Pelo menos nao tem come-quotas e assim consigo diferir o imposto para o futuro, além de servir como planejamento sucessório. Estou olhando aqui sua carteira. Tudo PGBL né ? Sabia dessa do ITCMD ? Essa me pegou de calça curta

      Excluir
    3. Caramba Vagabundo, eu não sabia dessa mudança de regra. Tem um dirado que diz:”No Brasil até o passado é incerto...”
      Vou me informar melhor sobre esta cobrança do ITCMD no meu Estado, mas por motivos de confidencialidade não poderei divulgar aqui no blog

      Obrigado pela dica e abraço

      Excluir
    4. O Brasil não é pra amadores !! Depois conta pra gente o que descobriu

      Excluir