"Put all good eggs in one basket and then watch that basket."
Olá prezados leitores, este mês passou voando com uma alta considerável em várias classes de ativos. A temporada de resultados já começou e percebi que terei alterações na minha carteira pois tem ativos que não continuaram a satisfazer os meus critérios. Entretanto, vou analizar com calma as demonstrações de resultados anuais das empresas que possuo na carteira.
O aporte do mês que vem será menor que o usual, mas o planejamento anual será mantido. O Aporte de Fevereiro de 2017 foi:
Aporte de Fevereiro de 2017 |
ETF Exterior
Aproveitando a queda do dólar e o pequeno percentual dentro de carteira comprei (NYSEARCH:BND) que é ETF de Bonds (Renda Fixa), (NYSEARCH:VWO) é o ETF dos Emerging Markets que conforme a estratégia de aporte do mês passado a expectativa de retorno dos mercados emergentes estão superiores aos países desenvolvidos. Como não existe almoço grátis, esta maior expectativa de retorno vem acompanhado de mais risco(volatilidade). O Percentual da carteira de ETFs de (NYSEARCH:VWO) será limitado a 15%.
A última compra foi de (NYSEARCH:IVV) que representa o SP500. Está tudo muito esticado, mas a chance de fazer remessas com o dolar barato está possibilitando um aumento da participação nesta classe de ativo.
Ações
Ao fazer o aporte mensal nas ações utilizei a estratégia abordada pelo Viver de Dividendos nesta postagem. Eu percebi que tenho muito que aprender ainda sobre os investmentos em ações, principalmente sobre a possibilidade de estipular uma margem de segurança. O contraponto desta abordagem contradiz o senso comum para o pequeno investidor na blogosfera: "Preço não importa".
Sem entrar em polêmica, por acredito que cada caso é único. Os aportes deste mês foram em (BVMF:HGTX3) e (BVMF:ITUB4) pois estes demonstraram ter uma margem de segurança aceitável para mim. Abordarei o tema sobre DCF (Fluxo de Caixa Descontado) em uma postagem específica.
Fundos Imobiliários
A expectativa de queda dos juros continua influenciando positivamente os FIIs, comprei (BVMF:SAAG11) para diminuir o risco da minha carteira. Ainda estou com a alocação abaixo do desejável nesta classe de ativos.Portanto, o total de aporte do mês de Fevereiro/2017 foi de R$ 8.714,26.
Até a próxima, grande abraço.
Aportador,
ResponderExcluirUm opção para sua análise é o SCHX no lugar do IVV, mesmo índice, ER de 0,03% e dividend yield menor - 1,8% versus 2,1%.
Abraços,
Cabeça
Olá Boglehead,
ExcluirNão conhecia esse ETF, vou analisar com calma. Eu abri a conta na TD Ameritrade mas ainda não transferi recursos. O IVV é comission free na TD Ameritrade.
Por enquanto ainda estou na Drivewealth.
Obrigado pela dica. Abraços.
Excelente aporte Apostador.
ResponderExcluirBons investimentos.
Abraços.
Valeu Cowboy, obrigado pela visita.
ExcluirA luta continua.
Grande Abraço.
Qual objetivo entre pesos em sua carteiraw
ResponderExcluirOlá Mestre, obrigado pela visita.
ExcluirEu tenho uma alocação ideal que abordado em https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com.br/2016/10/o-inicio.html
Basicamente, o percentual da carteira destinado a renda variável não passará de 50%. Entretanto, esta alocação pode mudar durante o tempo.
Abraços