"A dream doesn't become reality through magic; it takes sweat, determination and hard work"
(Colin Powell)
Olá meus amigos da blogosfera financeira, esse mês de foi bem impactante para todos nós. A vida segue frente independentemente dos riscos que estamos submetidos, ou seja, não adianta você possuir um perfil mais conservador (averso a riscos), pois sempre haverá variáveis que fogem do nosso controle.
Além da morte do VDC, tivemos uma notícia impactante no mercado de FIIs que foi a suspensão do MFII11 desde 17/07/2018. No meu caso particular, possuo uma alocação pequena neste fundo e estava ciente dos riscos, por hora é momento de aguardar os desdobramentos para tomar alguma decisão. Enquanto isso, continuo aportando todos os meses e em Julho/2018 foi:
Além da morte do VDC, tivemos uma notícia impactante no mercado de FIIs que foi a suspensão do MFII11 desde 17/07/2018. No meu caso particular, possuo uma alocação pequena neste fundo e estava ciente dos riscos, por hora é momento de aguardar os desdobramentos para tomar alguma decisão. Enquanto isso, continuo aportando todos os meses e em Julho/2018 foi:
Aporte Julho/2018 |
Ações
Como houve nos últimos dois meses queda nas ações, eu aproveitei para comprar mais. Entretanto, neste mês as compras foram apenas nas ações mais defensivas da carteira, já que o meu perfil é de investidor de renda.
As compras foram (BVMF:ITSA4), (BVMF:BBSE3) e (BVMF:EGIE3), onde todas possuem yield maior do que 6% ao ano.
Renda Fixa
Quem não gosta de 1% ao mês com alguma dose de risco? Pois é, eu acabei resgatando alguns Tesouro Selic 2021 e comprando um CDB Prefixado com 13,40% ao ano.
Esta taxa é próxima da taxa de desconto utilizada no Fluxo de Caixa Descontado para determinar o "preço teto de compra" no valuation de algumas empresas da minha carteira.
FIIs
Durante este mês aconteceram algumas mudanças na carteira para estar mais exposto a alguns setores em detrimentos de outros, como por exemplo: saída de agências bancárias (BVMF:SAAG11) para fundos de Shopping Centers (BVMF:ABCP11) e (BVMF:VISC11).
As demais compras foram nos setores de lajes corporativas (BVMF:HGRE11), logística (BVMF:HGLG11), e fundo de papéis indexados a Inflação (BVMF:KNIP11).
E qual o desdobramento do fundo de desenvolvimento da Mérito (BVMF:MFII11)? Eu acredito que este episódio irá trazer mais transparência aos cotistas. E quando acabar esta suspensão, talvez eu venda e considere investir no setor imobiliário através da empresa São Carlos Empreendimentos (BVMF:SCAR3). Eu achei bastante interessante este vídeo:
Portanto, o total de Aporte do mês de Julho/2018 foi de R$ 13.000,00
Até a próxima meus amigos e grande abraço.
Carteira bem equilibrada entre ações, fundos imobiliários e renda fixa. Sua carteira é uma boa geradora de renda passiva.
ResponderExcluirAbraço e bons investimentos.
É isso mesmo DIL,
ExcluirEu vou fazendo a minha parte. Agora é esperar o tempo e os juros compostos fazerem a sua parte.
Grande Abraço
Com um aporte desses tudo fica legal rs...
ResponderExcluirRealmente InvestidorInvisível,
ExcluirMas eu acredito que vai ser dificil manter. No próximo mês (agosto/2018) terá Restituição IR + 50% do 13º Salario + 1/3 Férias.
Obrigado pela força.
Estou impressionado em como minha carteira é parecida com seus aportes.
ResponderExcluirAumentei posição tbm em HGRE e HGLG, assim como em BBSE3, ITSA4 e EGIE3 (uma das minhas prediletas).
Excelente postagem. E esse aporte? Altíssimo nível. Parabéns.
Seguindo o blog. Abraço.
Valeu Papa Fox,
ExcluirAgora estou acompanhando a sua trajetória, já adicionei você na blogroll.
Grande abraço.
Belo CDB pré que comprou. Valendo a pena estes prefixados agora. Abcs
ResponderExcluir