23 de julho de 2018

Minha Homenagem ao VDC

“We started with a simple hello but ended with a complicated goodbye.” 


Olá meus amigos, desde ontem quando eu li a postagem sobre o falecimento do nosso colega VDC eu fiquei muito triste e não conseguia parar de pensar no ocorrido.

Quando um amigo obtém uma vitória na vida, supera as dificuldades, você também fica feliz com os resultados obtidos. Em relação ao VDC, era essa sensação que eu sentia, pois era alguem que era simples e buscava melhorar cada vez mais, tomando riscos, obtendo ganhos e perdas que fazem parte da trajetória de qualquer pessoa.

Sem palavras para descrever tanta tristeza.

E quais são as reflexões que ficam? Quais lições podemos avaliar no nosso dia a dia? 


Em Junho/2018 ele postou Acabou ... Junho 2018: O Mês que Atingi a Tranquilidade Financeira! Mais uma Etapa Vencida ... , ou seja, todas suas despesas já eram pagas pela renda passiva. Isto é uma grande vitória para um investidor e infelizmente no mês seguinte houve esta fatalidade.

Confesso que fiquei refletindo sobre o meu planejamento para que seja possível usufruir vitórias parciais durante a trajetória rumo a IF. Desta forma, mais do que os números dos fechamentos mensais, o valor dos aportes e as rentabilidades obtidas, a lição que eu tiro é que o tempo e as experiências que passamos ao lado das pessoas que amamos é o que realmente importa, onde o dinheiro é uma mera ferramenta para colaborar neste processo.

Eu planejo no ano que vem (2019) fazer uma viagem para a Europa e levar a minha mãe para conhecer Portugal, pois ela sempre teve vontade de conhecer. Como vocês já sabem, serei pai em 2018 e será uma menina. Espero ser um pai presente e dar todo carinho/amor/atenção da mesma forma que recebi dos meus pais.

E você prezado leitor, está preparado para lidar com a morte? Infelizmente, ela pode acontecer a qualquer momento. No meu caso em particular, eu não me preparei para isso como eu gostaria, mas nunca é tarde para tomar uma atitude.

Além disso, este ano meu pai completa 70 anos e pretende doar seus imóveis com usufruto, ou seja, irá transferir os imóveis aos filhos mas tendo a garantia que o beneficiário não poderá vender e ainda resguardando o direito de usar e gozar do bem enquanto o doador for vivo (detalhes aqui). Irei abordar este assunto com mais profundidade em outro momento.

Força a todos, grande abraço.

13 comentários:

  1. Sinceramente talvez eu esteja totalmente errado, mas estou estranhando um pouco a história do VDC.

    Já li o Blog dele, mas de uns tempos pra cá parei de acompanhá-lo pois suas histórias pareciam meio fantasiosas.
    Ele reclamava de cansaço, falava que fazia viagens internacionais, que estava trabalhando muito, mas estava sempre postando.
    Posts repetitivos inclusive.
    O jeito de escrever da esposa dele inclusive grifando algumas palavras no último post é idêntico ao estilo que o VDC usava.

    Além disso não me lembro dele dizer que a esposa dele sabia da existência do blog. Sei lá, se eu estiver errado me desculpem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acompanhava o seu blog e percebia que suas postagens serviam como uma "válvula de escape" para compensar algumas frustrações que acontecem na vida de qualquer pessoa. Ele buscou profissionalizar seu blog, criou outro domínio (Informaremos) e acabou gerando alguns posts repetitivos do estilo "clic bait".

      Ele disse sim que a sua esposa conhecia sobre o blog (http://www.viverdeconstrucao.com/2018/02/ser-um-homem-de-sucesso-ou-seguir.html). Além disso, o próprio Alexandre Uó conhecia a sua identidade (https://blogdouo.blogspot.com/2018/07/adeus-ao-colega-vdc.html) e com uma enorme quantidade de acessos mensais ele não iria inventar uma história como essa.

      É difícil de acreditar que alguém jovem, com uma vida toda pela frente possa ter morrido de forma tão repentina.

      Obrigado pela visita anonimo.

      Excluir
    2. Concordo plenamente com o anon acima, a escrita é a mesma do VdC, e ele sempre foi do tipo que "vale tudo por adsense", então agora ele vai ganhar muito mais adsense postando como se fosse uma pobre viúva infeliz, sinto muito mas comigo essa estória não cola.

      Excluir
    3. Entendo a desconfianças de todos, e difícil acreditar. Quando recebemos a notícia da morte de alguém, o primeiro sentimento que vem é a negativa, mas depois de um tempo a ficha cai. Quisera nós que tudo não passasse de uma pegadinha, ou um hacker que entrou no site dele e fez um post, mas é verdade mesmo. E por ironia da vida, ele foi sepultado em um cemitério ao lado da minha casa. Vai ser complicado por um tempo conviver com isto. Mas como a esposa dele mesmo disse, não podemos desistir dos nossos sonhos, e ter em mente que o que importa mesmo não é o objetivo final, e sim a jornada até alcançá-lo. Não adianta ficar com ideia fixa na IF e sofrer na caminhada, pois quando vc chegar lá, poderá estar cansado ou mesmo poderá nem mesmo ter tempo para usufruir, como ocorreu com nosso colega, portanto, temos que viver cada momento, da forma mais plena possível.
      Abraço!

      Excluir
    4. Você já sabia da morte dele Uó? Como soube do sepultamento próximo de sua casa?

      Excluir
    5. Fiquei sabendo do falecimento hoje de manhã. Ao entrar no perfil dele no Face vi qual cemitério foi sepultado. Meu sogro também está sepultado lá.

      Excluir
    6. E posso te dizer que não eram mas são. Foi fácil descobrir a identidade dele e ele não era tudo aquilo que pregava no blog dele. Foi uma grande fatalidade o que aconteceu com ele e eu não desejo isso para ninguém mas eu tirei duas lições. A primeira aproveita a jornada pré-independência financeira e a segunda não acredite no que você lê aqui nos blogs, pois grande parte é mentira. Não gostava muito da forma que ele escrevia criticando alguns investimentos como não gosto do Viver de Dividendos por criticar renda fixa. No youtube tem o canal do André Bona e ele mostra milionários com dinheiro na poupança e pobres procurando o investimento da vez. Eu não me preocupo aonde as pessoas colocam o dinheiro delas, pois o prejuízo ou lucro são delas e não meu. Fique preocupado quando alguém tentar te empurrar algum tipo de investimento e muito mais quando essa pessoa vende produtos associados aos investimentos que ela faz. Só uma dica.

      Excluir
  2. Será o que o Anon de cima tem razão? Estou extrememente triste com a notícia e por mais que eu ache que "com isso não se brinca" eu prefiro acreditar no anon acima do que no post da esposa dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eugostaria de acreditar que não fosse verdade, mas a iniciativa da sua esposa em fazer uma postagem explicando o ocorrido foi uma forma de homenagem a tudo que ele construiu e aos amigos que conquistou.

      Eu fico triste em imaginar a tristeza que se abateu em sua família, pois fico imaginando a reação da minha se algo acontecesse comigo.

      Vamos em frente IFM.

      Excluir
  3. Nao, queridos. Ele nao faleceu.
    Ele só fez o post para exemplificar a importância que devemos dar às nossas vidas, nao devendo lutar pela IF a todo custo.
    Devemos aproveitar nossa vida e cuidar da nossa saúde. Simples assim.
    Abraço.

    Sr. Empreendedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Sr Empreendedor, a palavra chave é EQUILÍBRIO.

      Não podemos deixar de cuidar da saúde e dar valor as pequenas conquistas da vida.
      O próprio Uó conhecia a identidade do VDC na vida real e confirmou que ele faleceu. Por mais difícil que seja, isto aconteceu de fato.

      Obrigado pela visita, Sr Emprendedor.

      Excluir
  4. Vamos todos sentir a falta do nosso colega e amigo VDC.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza DIL,

      Ele era uma cara muito ativo na blogosfera, vai fazer falta.

      Abraço.

      Excluir