19 de dezembro de 2016

Planilha com a formula mágica para escolher ações

"Não há nada mais perigoso do que acreditar que se detém a fórmula que vai continuar sempre conduzindo ao sucesso" 
(Tom Lambert)

No artigo anterior sobre o livro The Little Book That Still Beats the Market (Joel Greenblatt) foi apresentada uma formula para calcular as ações mais descontadas pelo mercado. De acordo com a planilha do google que pode ser obtida aqui, o ranking obtido foi:

Magic Formula Investing Ranking por Joel Greenblatt

Este é o resultado da fórmula, cabe a você analisar se as empresas se encaixam nos seus próprios critérios. Se você não tem interesse em saber como a planilha foi gerada, pode encerrar aqui a leitura. Entretanto, se você deseja entender o passo a passo de como a planilha foi gerada, continue a leitura (espero que goste).

Até a próxima, grande abraço.

Apêndice : Planilha Magic Formula

Aba: Criterio_Pesquisa

Nesta aba há os critérios de pesquisa disponível na busca avançada por empresa do site fundamentus, defina seus critérios e o ranking será atualizado automaticamente.

Aba: Fundamentos

Aba Fundamentus

Para importar os dados do site fundamentus no formato de tabela, colocamos a fórmula IMPORTHTML na célula A1 da aba "Fundamentus". Na célula A1 na aba "Criterio_Pesquisa" foi definida a url de pesquisa no qual traz todas as empresas com liquidez no útimos 2 meses mínima de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). Você pode definir outros critérios se desejar.

Observação: O dados do site fundamentus podemos vir duplicados, por isso acrescentamos um script para corrigir duplicidades através do menu "Ferramentas -> Editor de scripts..."

Script para remover duplicidades da aba Fundamentus

Aba: Ranking_PL

 Aba Ranking_PL

Para criar o ranking é necessário utilizar a coluna A como índice do ranking, ordenando a sua fonte de dados (Aba Fundamentus) de acordo com o critério de ordenação. Como P/L (Preço/ Lucro) é a terceira coluna da conte de dados, utilizares duas funções da planilha google:
  • FILTER : extrairemos todos os dados (Fundamentus!A2:T500),sendo que só buscamos empresas com o P/L maior do que zero (Fundamentus!C2:C500 > 0).
  • SORT : o resultado filtrado da função anterior deve ser ordernada pela coluna 3 de forma crescente.
A função que importa os dados ordenados para montar o ranking está na célula B2 da aba "Ranking_PL".

Aba: Ranking_ROE

 Aba Ranking_ROE

Da mesma forma, utilizamos a coluna A como índice do ranking, ordando a sua fonte de dados (Aba Fundamentus) de acordo com o critério de ordenação decrescente pela coluna 16.

A função que importa os dados ordenados para montar o ranking está na célula B2 da aba "Ranking_ROE".

Aba: Ranking_EV_EBIT

De forma análoga aba "Ranking_PL", considerando a coluna 11 na fórmula da célula B2 da aba "Ranking_EV_EBIT".

Aba: Ranking_ROIC

De forma análoga aba "Ranking_ROE", considerando a coluna 15 na fórmula da célula B2 da aba "Ranking_ROIC".

Aba: Ranking

 Aba Ranking

Na coluna A buscamos todas as empresas da nossa fonte de dados (Aba Fundamentus) ordenado pelo código do papel. Esta coluna a referência para montar os demais rankings.

 Fórmula para extrair o "Ranking P/L" na célula B2
Para montar os respectivos ranking, extraimos os dados das outras abas passando como referência o código do papel definido na coluna A. Nas colunas D e G são efetuadas as somas para gerar o Ranking Simplificado e a Magic Formula respectivamente.

Aba: Magic_Formula

De forma análoga da aba "Ranking", basta extrair os dados ordenados pelas colunas Ranking Simplificado e a Magic Formula para gerar o ranking proposto pelo autor Joel Greenblatt.

22 comentários:

  1. vou avaliar com calma...
    acabei de descobrir seu blog.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pãodurismo, obrigado pela visita.

      Já está adicionado na Blogroll,

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá OAF, excelente planilha e obrigado por compartilhar, parabéns! Uma dúvida, como você obtem os dados do site "Fundamentus" dinamicamente e atualizado?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BO Investidor, obrigado pela visita.

      Na Célula A1 da Aba "Criterio_Pesquisa" possui o endereço que pesquisa no site fundamentus. Toda que você atualiza a planilha (CTRL + F5), esta vai buscar o conteudo do site e monta o resultado na Aba "Fundamentus".

      Se você alterar os filtros na Aba "Criterio_Pesquisa", a planilha se atualiza automaticamente.

      Grande Abraço.

      Excluir
  3. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada anônimo.

      A blogosfera financeira já me ajudou muito. Fico feliz por compartilhar.

      Abraços

      Excluir
  4. Olá, primeiramente parabéns por compartilhar a planilha, é excelente. estou iniciando no mundo dos investimentos e na blogosfera tbm, e o mais legal é a ajuda de todos em prol de um único objetivo: a IF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Maromba,

      Continuo sempre aprendendo bastante com a blogosfera, acredito que todos saimos ganhando com essa ajuda mutua.

      Abraços.

      Excluir
    2. Claro, com certeza todos ganham. te add ao blogroll se puder fazer o mesmo, inicie um blog pra compartilhar e aprender mais ainda com todos: http://marombainvestidor.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Rapaz, ótima planilha, valeu por compartilhar Aportador. Te adicionei na minha lista de blogs.

    Segue meu blog: https://diariodefinancasonline.blogspot.com.br/

    Começando agora. Valeu pela força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu investidor Online, obrigado pela visita.

      Vamos sempre em frente.

      Excluir
  6. como faz para pegar a url da pesquisa avançada do site fundamentus, pq quando faço uma pesquisa avançada lá, só volta http://www.fundamentus.com.br/resultado.php, na url

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo vou te passar o passo a passo:

      1) Abra a planilha do Google (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1TVpjrQ-Ml1wOzXvN76BhNewiYGQUmi0rnvDJeZXMd9U)
      2) Vá na aba "Criterio_Pesquisa" e veja o conteudo da célula A1. Esta célula possui a url de pesquisa do site fundamentus.

      Obs: A coluna F esá oculta com os parametros da pesquisa.

      Exemplo de url de pesquisa: http://www.fundamentus.com.br/resultado.php?pl_min=1&pl_max=30&pvp_min=0&pvp_max=42856&psr_min=&psr_max=&divy_min=0&divy_max=&pativos_min=&pativos_max=&pcapgiro_min=&pcapgiro_max=&pebit_min=0&pebit_max=&fgrah_min=&fgrah_max=&firma_ebit_min=0&firma_ebit_max=&margemebit_min=0&margemebit_max=&margemliq_min=&margemliq_max=&liqcorr_min=1&liqcorr_max=&roic_min=0&roic_max=&roe_min=0&roe_max=&liq_min=100000&liq_max=&patrim_min=&patrim_max=&divbruta_min=0&divbruta_max=&tx_cresc_rec_min=0.05&tx_cresc_rec_max=&setor=&negociada=ON&ordem=1&x=49&y=11

      Espero que tenha ajudado. Abraços.

      Excluir
  7. Como faço para edita-la?
    Só consigo visualizar
    desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá no menu "Arquivo" -> "Fazer uma cópia"

      Você poderá editar a vontade.

      Abracos

      Excluir
    2. opa ja consegui aqui.. era so criar uma cópia hehe
      obrigado pela ajuda :)

      Excluir
  8. Parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar mais uma ferramenta conosco!

    Se puder, gostaria de saber se é possível importar (para a planilha do Google) dados de células específicas, e de ações específicas do site fundamentos.
    Por exemplo: queria da página ABEV3 importar apenas as informações: cotação, P/L e número da ações. Da PETR4 queria importar apenas volume negociado, margem EBIT, Liquidez corrente e ROIC. Sei que no Libreoffice e no MSOffice dá pra fazer isso. No google não encontrei nada.
    Vasculhei a planilha que você fez, tentei descobrir sozinho mas até agora não tenho ideia de como seria possível extrair esses dados individuais da web :/
    Obrigado! Um grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, obrigado pela visita.

      É sempre gratificante saber que de alguma forma posso ajudar outras pessoas através deste espaco. Vamos lá:

      1) Queria da página ABEV3 importar apenas as informações: cotação, P/L e número da ações:
      Coloque em uma célula a formula "=IMPORTHTML("http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=ABEV3";"table";3)" para buscar a cotação e o P/L; Coloque em uma célula a formula "=IMPORTHTML("http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=ABEV3";"table";2)" para buscar o número de ações. Mas você pode utilizar o proprio googlefinance =GOOGLEFINANCE("ABEV3";"price"),=GOOGLEFINANCE("ABEV3";"eps") e =GOOGLEFINANCE("ABEV3";"shares") respectivamente.

      2) PETR4 queria importar apenas volume negociado, margem EBIT, Liquidez corrente e ROIC.
      Coloque em uma célula a formula "=IMPORTHTML("http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=PETR4";"table";3)" para buscar o volume negociado, margem EBIT, Liquidez corrente e ROIC da tabela de retorno.

      Pode parecer trabalhoso no ínicio mas você pode compartilhar dados entre planilhas distintas com a fórmula IMPORTRANGE do google planilhas.

      Grande Abraço.


      Excluir
    2. Sensacional! Obrigado pela explicação minuciosa!!

      Consegui entender. É realmente trabalhoso mas vale a pena, pois o trabalho todo se concentra na elaboração da planilha. Depois de feita, é só aproveitar o "screen" que resulta disso.
      Quanto a usar dados de fontes diferentes fico um pouco receoso. Sou iniciante e vi dados diferentes, para a mesma ação, no fundamentos, guia invest, investsite e google finance (que ainda n tem screen pro Brasil). Fico na dúvida de cruzar dados de fontes diferentes e acabar com informações distorcidas, pois acredito que os donos dessas páginas utilizam metodologias diferentes pra determinar os indicadores da empresa como Market Cap, EBIT, e outros.

      Agora mãos à obra!

      Muito obrigado, um forte abraço e muito sucesso nos investimentos!!

      Excluir
  9. Faltou o critério de análise da capitalização de mercado da empresa (Nº Ações x Cotação atual) é o primeiro critério de seleção da fórmula e não está na planilha.
    Grennblatt fala que as classificações são sempre da maior taxa para a menor, tanto no retorno sobre capital, quanto no retorno sobre o lucro, ou seja, entre 50 ações a maior taxa fica na posição 1 e a menor na 50. No seu ranking na planilha tanto o EV/EBITDA quanto no P/L você colocou a classificação do menor para o maior.
    Voce está certo ou eu interpretei errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá George Washington, obrigado pela visita.

      O critério de filtro de ações pode ser alterado na aba "Criterio_Pesquisa", no meu exemplo eu utilizei a liquidez dos ultimos 2 meses. Você pode alterar estes critérios a vontade.

      A Magic Formula é EV/EBIT + ROIC, enquanto que a foŕmula simplificada é P/L + ROE. Nestas formulas a primeira parcela é ordenada de forma crescente enquanto que a segunda parcela é ordenada de forma decrescente.

      No site fundamentus é disponibilizado apenas o EV/EBIT e não o EV/EBITDA. Estes valores podem dar distorções em empresas com muita Depreciação e Amortização.

      Eu acho que não existe "certo" ou "errado", existe elementos que ajudam o investidor a tomar melhores decisões.

      Abraço.

      Excluir