26 de dezembro de 2016

Restrospectiva 2016 da Blogosfera Financeira

"Quem olha de fora sonha, Quem olha de dentro desperta" 
(Carl Gustav Jung)

Olá prezados leitores, esta postagem apresenta uma retrospectiva das postagens que mais me impactaram durante o ano de 2016, pois ao relê-las eu pude refletir sobre as razões de compartilhar a minha trajetória financeira através deste blog.

Sempre gostei de números, planilhas, gráficos, etc, então eu achei que poderia de alguma forma acrescentar alguns estudos/planilhas na blogosfera de forma a ajudar e motivar as pessoas na sua trajetória individual. Esta retrospectiva é uma homenagem tanto a aqueles que dedicam parte do eu tempo para manter um blog de finanças quanto aos leitores que no acompanham.
Retrospectiva da Blogofera Financeira 2016
Este são alguns artigos que eu lembrei rapidamente e que me fizeram refletir, entretanto há muitos outros artigos que não foram mencionados (não há uma ordem de importância):
 
Pensamentos Financeiros - Um guia prático para o estudo da felicidade
Este guia prático é baseado em um estudo desenvolvido pela ONU, no qual SoulSurfer aborda 6 aspectos que são levados em consideração para determinar a um índice de felicidades entre as nações. Este estudo teve um grande impacto sobre a forma que divido o meu tempo, minhas metas, pois sempre busco um equilíbrio entre os 6 paramêtros abordados neste texto.

Frugal Simple - Por que você deveria investir no exterior
Neste artigo, o Frugal Simple aborda um conjunto de critérios que você deveria levar em consideração ao investir o seu dinheiro no Brasil. O principal ponto abordado é sobre as questões sobre tributação de dividendos no exterior.
O fato de já ter morado no exterior e também conhecer como é a realidade brasileira (altos impostos/ineficiência do governo), senti a necessidade de diversificar parte no portifolio no exterior.

Abacus Liquid - Revolução na Blogosfera: Finansfera 2.0 – O Começo
Nunca imaginei manter um blog, porém ao ler a primeria parte de uma série de artigos que o Uorrem Bife/Abacus Liquid irá publicar mensalmente, me senti parte de um organismo vivo que cresce continuamente: A Blogosfera Financeira. Apesar de não ter nenhum interesse comercial neste humilde blog, considero que o leitor é quem sai ganhando ao utilizarmos as informações do referido artigo.

Corey Investidor - "Como falar com você no futuro" 2016, by Corey
Esta postagem me alertou para a necessidade de planejarmos, refletirmos e analisarmos a nossa trajetória de tempos em tempos. Não gravei o vídeo como o Corey e o Rover fizeram, mas escrevi em um papel os meus planos, desejos, obstáculos e expectivas de como falarei comigo no futuro.

Viver de Construção - Fim do meu Blog - Adeus Amigos!
O colega Viver de Construção passou por alguns momentos difíceis durante o ano e ainda bem que tudo foi superado. Este episódio me fez refletir sobre os altos e baixos da vida, sobre os riscos de expor o seu patrimônio na internet mesmo que anonimamente. Na minha opnião, a manutenção do blog deve trazer prazer ao autor, no momento que isto não acontecer é hora de parar e buscar outras atividades mais prazerosas.

Frugal Simple - Como utilizar o CAPE e o P/B para comparar mercados e ETFs.
Este artigo aborda um estudo desenvolvido por uma empresa alemã sobre os desempenho dos mercados mundiais utilizado as métricas CAPE e P/B estimando uma "margem de segurança" ao investir em determinado mercado. O que me chamou atenção neste artigo é a quantidade/qualidade de informação gratuita existente, já que um pequeno investidor levaria muito tempo para analisar tais dados.

Executivo Pobre - Como não Conseguir uma Transferência no Trabalho
Nesta postagem o colega Executivo Pobre nos relatou como funciona o mundo corporativo na hora de buscar um crescimento da carreira através de uma transfência ao exterior. Primeiramente, acredito que seu ex-chefe deve agradecê-lo pela iniciativa de avisar a existência da vaga no exterior, o segundo ponto é que uma ação no ambiente de trabalho pode obter uma reação totalmente diferente do planejado.

Este artigo aborda princípios básicos que todo investidor individual nunca deveria se esquecer e podem ser resumidos nesta frase: "Se o dinheiro não for seu servo, será seu patrão" (Francis Bacon)


In Memoriam
  • (Projeto Free Life Style) Mr. Rover, que já é independente financeiramente, seguiu mais uma etapa da sua vida mudando para o exterior, sucesso Rover.
  • (Vida Ruim de Pobre) Pobretão de Vida Ruim retirou o seu blog do ar e faz muita falta na blogosfera, desejo muito sucesso onde você estiver pobreta.


E você? Quais artigos do ano de 2016 mais te chamaram atenção?

Observação: Esta não é a última postagem do ano, mas já gostaria de desejar um Feliz Ano Novo a todos.

Até o Fechamento do ano, grande abraço.

3 comentários:


  1. Em 2016, externamente teve isso aqui -- e "ELES" desejam continuar com toda força em 2017 [os vigaristas]. Repare abaixo:

    LIXO 2016 PETISTA


    2016 está acabando... Mas reflitamos profundamente. Eis:


    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista.

    DILMA é um produto a ser consumido e comprado (mesmo que sem dinheiro). Um produto tal qual um "Danoninho©", produto esse industrial, com sedutoras fotografias de suculentos morangos externos (naturalmente que não física e materialmente internos!). Pegando na real o consumidor pela imagem mítica e não pela realidade interna.

    «Coração-Valente©» (até Lula sabe! Não sejamos bobos): tal qual a frase mítica do Danoninho© que "vale por um bifinho", também a pupila de Lula utiliza-se de um simulacro mítico que não reflete o "interior do pote"; a saber: a incapacidade dela de governabilidade, péssima articulação política (Maquiavel), horroroso projeto econômico de fiasco a pino, e ineficácia republicana, fraude. ¿O que adianta, então, afinal, o mito publicitário engana-trouxa de «Coração-Valente©»? Adianta nada!

    E, complexando um pouco [não precisava...; mas vai aí], que discursa assim: «(...) não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.». Esse é o ver-da-dei-ro Coração-Valente© dos anos 60... Ponto final.

    Eis aí a utilização de clichês publicitários míticos para pegar o eleitor pelas VÍSCERAS: acertados, mas, verdadeiramente, engana-trouxa... A minoria escapa da artimanha, da burla e da ilusão petista.

    Verdadeiramente, a VIGARICE & picaretagem é a POPULARIDADE DE MITOS como a MITOLOGIA do «Coração Valente©,»… Um produto a ser vendido e comprado pelo eleitor, devido apenas ao vazio do mito.

    E, também, por outro lado, o problema é a SUAVE & disfarçada truculência do PeTê… Repare:
    É evidente que o Petismo se utiliza de técnicas das mais brilhantes de publicidade; brilhantes, mas embusteiras.

    ¡Jamais 1 Danoninho© vale por um bifinho!

    P.S.:
    ¿Como identificar um petista? Simples! Pela escrita. É singelo e sem enfeites. Veja:

    Amam o FHC (de maneira enrustida), a toda hora estão a falar no velho...

    E, mais singelo, amam o PSDB à distância -- não chegam perto, a longos 13 anos, falam sem parar no partidinho com rigor acadêmico, análise e tudo... São loucos inconscientes para ter como 2ª mulher ou amante o PSDB... Amor enrustido.


    [Obs.:
    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. A breguice, cafonice, baranguice e o kitsch do Petismo].

    = FIM =

    ResponderExcluir
  2. Excelente post!
    Grande abraço e em 2017 estaremos juntos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Uó,

      Feliz 2017 pra você e toda a sua família!

      Excluir