5 de abril de 2017

Como abrir a conta na corretora TD Ameritrade

"Não há que ser forte. Há que ser flexível."
(Provérbio Chinês)

Olá prezados leitores, hoje abordaremos os motivos que me levaram a abrir a conta na corretora TD Ameritrade. Atualmente utilizo a corretora Drivewealth, entretanto são estas as principais vantagens que levei em consideração:
  • Sem valor mínimo para abrir a conta (igual a Drivewealth);
  • Sem taxa de custódia (igual a Drivewealth);
  • Lista de mais de 100 ETFs sem custo de corretagem (veja aqui)
  • Existe um cartão de débito associado a conta, porém não é permitido para não residentes :(
Tela Inicial TD Ameritrade
Diferentemente da corretora Drivewealth (o passo a passo foi descrito aqui), o processo de abertura de conta na TD Ameritrade é mais complexo porque é necessário preencher um formulário existente aqui no qual os principais pontos foram:
  • Tipo de Conta: Individual 
  • Citizenship status: Neither a U.S. citizen nor a permanent resident of the U.S.   
  • Preenchimento do Visto/EUA: Type of visa (B1/B2), Visa number and Expiration date.
  • Foreign tax identifying number: solicitei por e-mail da Drivewealth o meu formulário W-8BEN para informar o meu código de identificação de impostos para estrangeiros.

Após preencher todas as etapas de abertura de conta é necessário imprimir, colocar a cópia do passaporte e do visto (se houver) e enviar pros EUA. Depois de uns 30 dias eu recebi um email indicando que a conta foi criada.

Agora vem a parte mais complicada para quem não possui o domínio da língua inglesa. Para realizar o primeiro acesso é necessário utilizar um PIN (Personal Identification Number) de 4 números para finalizar o seu cadastro, entretanto para obter este PIN é necessário ligar para o número 1-800-454-5598 e falar com o atendente solicitando o PIN para o primeiro acesso. Eu utilizei o Skype para fazer a ligação gratuitamente.

Caso você não sinta confiança em fazer a ligação, aguarde mais algumas semanas até chegar uma carta pelo correio com o número do PIN. 

Uma vez que você consiga fazer o primeiro acesso, é necessário aderir gratuitamente  ao programa commission-free ETFs através de (Research & Ideas -> ETF -> Commission-Free ETFs)
Commission free ETFs

No momento eu solicitei a transferência de custódia dos ETFs da Drivewealth para a TD Ameritrade, pois é necessário preencher um formulário de transferência, imprimi-lo e enviá-lo através do correio. Quando a transferência for concluída, farei uma postagem sobre isso.

Conclusão


A estratégia que eu utilizo para investimentos no exterior é baseada nos livros If You Can: How Millennials Can Get Rich Slowly  (William Bernstein) e The Bogleheads' Guide to Investing (Taylor Larimore. Mel Lindauer. Michael LeBoeuf), entretanto nada me impede de fazer Stock Picking comprando Berkshire Hathaway (BRK.B) como fez o colega Buscando Primeiro Milhão.    

Portanto, pretendo montar uma carteira de ETFs na corretora TD Ameritrade enquanto mantenho algumas ações na corretora Drivewealth. Ambas não possuem  taxa mensal de custódia, entretanto a corretagem da Drivewealth é $ 2,99 enquanto a corretagem da TD Ameritrade é $ 6,95. O mais importante é utilizar a corretora mais adequada a sua estratégia.

Até a próxima, grande abraço. 



33 comentários:

  1. Aportador, ficou muito bom esse gráfico de evolução patrimonial. Como você fez para gerar? Excel e exportou como HTML?

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já encontrei aqui na aba Planilhas. :)

      Abraços,

      IOTR

      Excluir
    2. É um gráfico gerado a partir da planilha Google.

      Fiz uma postagem sobre isso. https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com.br/2016/12/seu-blog-possui-o-painel-de-evolucao.htm

      Grande Abraço

      Excluir
  2. Acho que está na hora de eu aprender inglês. Não tem como fugir... Enfim. Obrigado pelas orientações.
    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo meu amigo,

      Aprender inglês só vai te ajudar a crescer na vida, amplia os horizontes. Siga sempre em frente.

      Grande abraço e sucesso.

      Excluir
  3. Valeu aportador, parabens pela nova corretora! A Charles Schawb tb eh uma boa nos EUA.
    Gosto dos ativos VTI para stocks e VNQI para reits globais , além do SCHH para reits nos EUA.

    Tambem comprei berkshire e Google. Estou pensando em comprar tambem a CVS e a própria Black Rocks. Não lembro do código mas é interessante colocar pelo menos uns 10-15% num ETF de crescimento com growth stock tipo small caps, no UK ele se chama CUSS (dá uma olhada na página da ishares UK e lá vc acha o análogo dele nos EUA).

    Dolar abaixo de 3,35 tá na promoção, pois 3,35 é o preço justo segundo Mises.

    Abaixo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal,

      É verdade que estes ativos globais (VTI e VNQI) simplificam bastante a forma de analisarmos os mercados, ainda mais com o câmbio favorável ao envio de remessa ao exterior com esse valor atual.

      Analisando a expectativa de retorno do mercado em http://www.starcapital.de/research/CAPE_Stock_Market_Expectations com base no valuation do dia 31/03/2017, acredito que vou comprar Emerging Markets (VWO), Developed Europe (VGK) ou World AC (VTI).

      Na minha humilde opnião, as ações nos EUA estão um pouco esticadas demais, recomendo a leitura de http://www.starcapital.de/files/publikationen/Research_2017-03_US_Three_Signs_of_Danger.pdf

      Grande Abraço.

      Excluir
  4. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Quero investir fora do Brasil e esse vai ser o próximo passo na minha vida. Isso já estava planejado para ser este ano mas estou tentando aproveitar a crise para comprar terras e aí o dinheiro fica curto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Painel de Controle, é muito gratificante compartilhar essa informações e saber que isto se torna útil para outras pessoas.

      Eu vejo esta parte da carteira como proteção contra as fragilidades da nossa economia e classe política. Imagina se as reformas propostas não sejam aprovadas pelo congresso, a crise se intensificará e todos os ativos indexados em real perderão valor.

      Além disso, historicamente a bolsa brasileira tem correlação negativa com dolar como abordei nesta postagem https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com.br/2016/11/por-que-diversificar-investimentos-no.html

      Grande Abraço.

      Excluir
  5. Olá, amigo. Beleza? Essa corretora não é internacional, não é mesmo? Só pode comprar ativos sediados nos EUA?
    Um abraço e sucesso nos investimentos no exterior.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soul Surfer, obrigado pela visita.

      Realmente esta corretora não é internacional, pois só permite acesso a ativos domiciliados nos EUA. Como atualmente eu possuo conta na Drivewealth, apresentei uma alternativa barata para quem deseja iniciar os investimentos no exterior.

      Bons investimentos no exterior pra você também. Grande Abraço.

      Excluir
  6. Aportador,

    Bacana.. eu comecei a pesquisar corretoras fora também ... a ameritrade está em uma das prováveis .. qd abrir a conta hehe ..

    obs: te adicionei nos links de vez enqd passo ai ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo, que bacanaquevocê está analisando a diversificação no exterior.

      Pra quem quer começar com poucos recursos, investindo em ETFs, acredito que a TD Ameritrade possui custos menores que a Drivewealth.

      Já adicionei você na blogroll também.

      Abraço.

      Excluir
  7. Grande Aportador!

    Demorei pra passar por aqui por motivo de viagem. Obrigado pela citação.

    Excelente post sobre a Ameritrade. Sempre sou perguntado sobre custos para abrir conta no exterior e como você bem sabe, tenho um post sobre abrir conta no Interactive Brokers. Quando me perguntam sobre custos eu sempre indico seu blog pois sei que abriu conta na Ameritrade e o do Viver de Dividendo porque ele usa a DriveWealth.

    A bem da verdade é que pra começar com menos de 20k Trumps, realmente uma dessas é melhor, principalmente se a ideia for somente ações ou ETF nos EUA. Após um certo tempo e valor os 10 Trumps cobrado pelo IB não saem caro em relação à tudo que eles oferecem. Abri conta no IB por ser global e tenho vários ETF na Irlanda e em outros lugares em vista.

    Andei dando uma olhada nesses ETF comissions-free e nada impede de abrir também uma conta na Ameritrade pra me beneficiar de alguns deles. Vou analisar essa proposta também.

    Concordo com você em relação às ações americanas estarem esticadas e talvez seja prudente aguardar um pouco pra entrar em ETF dessa natureza.

    Quando à BRK.B, deu uma bela recuada pra 162,90. Se quiser aproveitar a oportunidade de um Stock picking, talvez seja a hora de comprar pelo menos uma 10. Já estou pensando em aumentar posição.

    Stock picking nao é exatamente meu objetivo mas se passa na sua frente, vai fazer o que? Deixar passar? Não né, vamos aproveitar!

    Ah, muito bom você alertar ao amigo ai em cima sobre a correlação do dólar com a bolsa brasileira, essa é a visão de manter uma carteira no exterior.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário BPM,

      Meu patrimônio no exterior ainda está abaixo de 20k Trumps, por isso estou com conta na Drivewealth e TD Ameritrade. A partir do momento que eu tiver um montante suficiente, poderei abrir conta na Interactive Brokers e fazer a transferência da custódia pra lá.

      Eu pretendo fazer stock picking com algumas empresas mais tarde, BRK.B é sempre uma opção. Entretanto, eu estou fazendo um treinamento sobre Data Science e vi uma palestra no youtube do Andrew Ng sobre "Why AI is the new electricity" (http://news.stanford.edu/thedish/2017/03/14/andrew-ng-why-ai-is-the-new-electricity/). Em poucos anos isto poderá impactar profundamente a vida das pessoas, sendo que empresas como GOOGL e BIDU possuem uma enorme vantagem competitiva nesta área.

      Grande Abraço

      Excluir
  8. O aportador, mais um excelente post!
    Estou querendo iniciar os investimentos no exterior também, mas tô pensando em acumular um $$ primeiro e fazer uma remessa maior.

    Você acha q vale a pena fazer remessa mensal de valores menores, ou juntar e fazer umas 2 remessas por ano, porém maiores?

    Obrigado pela visita lá no blog

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI,

      O ideal é que você possa enviar remessas maiores do que USD 1500 através da Remessa Online porque a partir deste valor você não será cobrado pelo swift ( uma taxa de transferência).

      Quanto maior o valor da remessa, menor é o valor do spread.

      Bons investimentos no exterior, grande abraço

      Excluir
  9. Olá, seria possível enviar dinheiro pra TD via Transferwise.com?

    Como seriao czminho inverso? O resgate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TraderJJ Jupter,

      Acredito que seja possível sim o envio através da Transferwise, eu nunca tentei. Vou avaliar as taxas de envio da próxima vez que eu fizer a transferência.

      O resgate é através do cadastro da conta de destino internacional, ou ACH que é uma espécie de TED inverso (você indica a conta de origem na conta destino) para transferencias dentro dos Estados Unidos. Pessoalemnte eu nunca resgatei os valores, não tenho como estimar os custos envolvidos.

      Não pretendo resgatar esses valores para o Brasil, pretendo gastar no exterior exterior mesmo. Existe a possibilidade de tirar um cartão internacional (Adv Cash), explicado em http://viverdedividendos.org/cartao-internacional-para-viagens-e-sem-pagar-iof/

      Assim que eu tiver algumas destas informações eu postarei aqui no blog.

      Grande Abraço.

      Excluir
  10. Voce precisa ter conta em um banco nos EUA para manter a conta na TD Ameritrade aberta? Posso transferir recursos diretamente de uma conta de um banco brasileiro para a conta que possuir na TD Ameritrade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, obrigado pela visita.

      Não precisa ter conta nos EUA não. Eu envio os recursos através da Remessa Online, mas acredito que você pode enviar de qualquer banco no Brasil.

      Abraços

      Excluir
  11. Bom guia, mas e esse formulário w-8ben ? Como devo preencher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo Ganso, obrigado pela visita.

      Quando eu abri a conta na Drivewealth eu paguei 5 dólares para eles preencherem o formulário w-8ben pra mim. Neste momento foi gerado um número único de cadastro pra mim na IRS (A Receita Federal dos EUA) para que o imposto dos dividendos pudessem ser recolhidos na fonte.
      Desta forma eu solicitei por e-mail da Drivewealth o formulário preenchido. Porém este formulário foi revisado em Julho de 2017, as instruções para preenchimento estão em https://www.irs.gov/pub/irs-pdf/iw8ben.pdf

      Boa sorte

      Excluir
  12. É necessário ter passaporte e visto ou passaporte?

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Olá André, acredito que somente opassaporteseja necessário.

      Boa sorte.

      Excluir
  14. Esse número do W-8Ben se eu me cadastrar em 3 corretoras por exemplo, sempre será o mesmo número? A partir do momento que faz o cadastro por uma corretora, se eu resolver transferir a custódia teria que preencher novamente ou eles pegam já este número da receita americana? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim será o mesmo número. No meu caso específico, eu abri a conta inicialmente na Driveweath e eles preencheram para mim este formulário.
      Depois eu mandei um e-mail solicitando o formulário preenchido. De posse desse número gerado, eu preenchi o formulário da TD Ameritrade.

      Abraço.

      Excluir
  15. Boas Aportador,

    Vivo em Portugal e estou a pensar abrir conta na Ameritrade, contudo não estou a perceber essa parte do VISA onde tenho acesso ao visa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Se você possui o passaporte europeuvocê não precisa de visto (VISA) para entrar nos estados unidos, portanto não precisa preencher nada nesse campo do formulário.
      O europeu precisa apenas de uma autorização online (http://www.esta.us/) para entrar nos EUA.

      Se for brasileiro precisa do Visto e basta preeencher este numero que consta no seu passaporte. O campo VISA não é obrigatório.

      Descupla não ter respondido antes porque eu estavasem internet durante um período.

      Grande Abraço.

      Excluir
  16. Como pedir para preencher esse formulário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno Frade,

      Durante o processo de abertura de conta na TD Ameritrade (Open New Account) aparece esse formulário que pode ser preenchido passo-a-passo.
      Acredito que seja tranquiloo preenchimento (https://www.tdameritrade.com/o.cgi?a=WEB&o=220&p=https%3A%2F%2Fwwws.tdameritrade.com%2Fcgi-bin%2Fapps%2FAccountApplication%3Fentity%3D103)

      Boa sorte e abraço.

      Excluir
    2. Olá aportador,
      Desculpa ser pouco específico, eu referia-me ao formulário W-8BEN, acima penso que referiu que pediu para lhe preencherem esse formulário, gostaria de saber como, pois não percebo o que pretendem em algumas linhas.
      Obrigado pela resposta, abraço!

      Excluir