26 de maio de 2017

Aporte Maio/2017

"The crisis of today is the joke of tomorrow" 
(H. G. Wells)

Olá prezados leitores, vamos em frente com mais um passo em direção a independência financeira. Este mês de Maio/2017 teve muita volatilidade, gostaria de ter aproveitado mais, entretanto eu já tinha feito as compras do mês antes do Circuit Breaker.

Outro fator bastante relevante pra mim foi que neste mês foi alcançado o total de proventos recebidos durante todo ano passado, ou seja, conforme apresentado na postagem Como aumentar os Proventos e diminuir os Custos da Carteira? o total de proventos em 2016 foi R$ 1.789,21. Desta forma, bastaram apenas 5 meses ou 41,6 % do ano para alcançar o total de proventos recebido no ano anterior, isto acontece devido ao aumento da alocação em FIIs na carteira. Sendo assim , o Aporte de Maio/2017 foi:

Aporte Maio/2017

Renda Fixa

Sem novidades, tal qual o mês anterior, o aporte em Tesouro Direto foi em NTN-B Principal 2024 que pretendo carregar até o vencimento e em Tesouro SELIC para apenas manter o retorno da carteira próximo ao CDI.

Ações

No mês anterior não houve aporte em ações pois a carteira já tinha valorizado cerca de 25% neste ano segundo a planilha do ADP. Neste mês resolvi comprar (BVMF:CIEL3) pois era o ativo mas descontado da minha carteira de ações.

FIIs

Basicamente investi em FIIs de "tijolo" (BVMF:KNRI11) e (BVMF:CBOP11) pois estes estavam mais defasados na carteira. Pretendo gradativamente diminuir a minha exposição em FIIs de "papel".

Confesso a vocês que ando muito ocupado recentemente, sem muito tempo disponível para estudar mais a fundo alguns ativos e reavaliar o desempenho da carteira, parece que estou no "piloto automático". Estou focado em uma possibilidade de aumento de renda relacionado ao trabalho, mas como é incerto eu prefiro divulgar por aqui caso isto se torne concreto.

Portanto, o total de aporte do mês de Maio/2017 foi de R$ 8.301,54.

Até o fechamento do mês, grande abraço. 

8 comentários:

  1. Aportador fazendo jus ao nome, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BPM, obrigado pela visita.

      Estou me esforçando pra bater a meta de aporte do ano, tenho reduzido despesas e focado no aumento de renda como todo mundo aqui na blogosfera. Vou fazer uma postagem sobre a possibilidade de diminuir o aporte para aumentar o patrimônio líquido (quitar o financiamento imobiliário). É uma decisão estratégica, principalmente com a queda dos juros.

      Bons investimentos e grande abraço.

      Excluir
    2. O Aportador, o que você pode fazer tbm é aproveitar a queda dos juros para rolar a dívida, porém com juros menores. Também não sei o quanto de juros você pegou para o financiamento imobiliário. Apenas uma opção!!!

      Abs,
      50segundos

      Excluir
    3. Olá 50segundos, obrigado pela visita

      Vou receber um valor no início de julho/2017 e quero decidir se amortizo o saldo devedor. Vou apresentar os valores do financiamento e uma simulação de amortização. Depois de apresentar os valores gostaria da participação dos colegas da blogosfera.

      Abraços.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Rodolfo, obrigado pela visita.

      Eu busco crescer a passos largos, manter esses aportes não tem sido fácil. Acredito que esse esfoço será recompensado.

      Abraços

      Excluir