17 de dezembro de 2017

[Livro] Investindo para Vencer: Segredos do Mille

"Taxa não ganha de aportes regulares" 
(Mille)


Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Estive um tempo ausente da blogosfera mas estou gradualmente voltando a me dedicar ao blog. Hoje iremos fazer um breve review de um livro Investindo para Vencer: Segredos do Mille para ganhar dinheiro e liberdade na Bolsa de Valores do Mille colaborador do site Bastter.com
Investindo para Vencer: Segredos do Mille
Este livro é uma leitura leve e rápida no qual o autor dá ênfase em quatro pilares para avaliar empresas para investir na Bolsa de Valores: Governança, Produtividade, Geração de Caixa e Endividamento. Outro ponto interessante é que em momento nenhum do livro ele a afirma "Preço não importa" como o seu amigo Bastter fala, o autor apenas afirma: 

"O grande diferencial para ter rentabilidade maior é conseguir comprar nas crises. Parece óbvio esse fato, mas os investidores tendem a comprar mais quando o mercado está em alta do que em baixa"

Para entender brevemente cada um dos quatros pilares citados anteriormente, irei destacar alguns pontos que achei relevante. O foco do autor é ajudar o investidor a compor uma carteira com ativos de qualidade, empresas chamadas de "topo de pirâmide". Para melhor entendimento, imagine todas as empresas listadas na B3 dispersas em uma pirâmide. A medida que elas preenchem determinados pré-requisitos, elas migram da base em direção ao "topo". Você ficará somente com as do "topo" para a composição da sua carteira de ações.

Governança

O autor cita essa frase: "Você enxerga melhor o mundo se estiver apoiado no ombro de gigantes", ou seja,  foque nos bons administradores. É necessário observar o guidance da empresa (meta prevista para o próximo exercício), ler os resultados trimestrais, ouvir o webcast, estudar o balanço e entrar em contato com o RI.
Uma vantagem de entrar em contato com o RI é que ocorrerão dúvidas pertinentes ao setor. Através deste contato, será uma boa amostra de como é a governança da empresa. Entretanto, se for uma boa empresa mas a gestão não é de longo prazo, a dica é tratar a empresa como trade e não como buy & hold topo de pirâmide.

Produtividade

Analisar o Demonstrativo de Resultados (DRE) observando a produtividade alta. Com algumas exceções, empresas de topo de pirâmide possuem margens líquidas acima de 20%. É importante analisar se a Receita Líquida (faturamento) está crescendo, depois a vem a despesa com CPV (Custo Produto Vendido). O segredo é este CPV subir menos que a Receita Líquida. 
A margem bruta mostra a produtividade operacional da empresa, desde a entrada de matéria prima até a saída do produto final. A margem Ebitda mostra o lucro operacional como um todo, desde a sua fabricação até as despesas com parte administrativa, vendas e outros. O pulo do gato das empresas B&H normalmente você verá no resultado financeiro.
Além disso, para avaliar a produtividade é sempre importante analisar o ROE da empresa. E lembre-se: Mais importante que o Lucro líquido é olha o lucro Ebitda, que é a geração de caixa pelo regime de competência da empresa. Observação: Não é possível uma empresa quintuplicar o seu endividamento e não ter o retorno correspondente na sua produtividade e geração de caixa. Como exemplo positivo, o autor cita a Grandene e como negativo cita a Petrobrás.

Geração de Caixa

Aqui não há uma padronização de estudo. O segredo é o investidor conseguir determinar onde a empresa está concentrando a sua geração de caixa, analisando se faz sentido ter essa empresa para compor a sua carteira de investimentos e depois monitorá-la no futuro.
Se o DRE foi positivo, o DFC será negativo e vice-versa. Um exemplo gritante é a Depreciação e Amortização. Por este fato é que algumas empresas conseguem ter PAYOUT maior do que 100%, por exemplo AES Tietê.
O investidor deverá focar nos estoques e contas a receber que é justamente onde as empresas concentram a sua geração de caixa, quando o Lucro líquido não se transformou em caixa indo para contas a receber ou se a empresa gastou seu caixa para fazer produtos que ainda não foram vendidos. O resultado final será o FCO (Fluxo de Caixa Operacional).
O investidor irá analisar se a Geração de Caixa está entrando em dinheiro, se o FCO for num montante parecido ou superior ao Lucro Líquido, se está indo para contas a receber ou para estoques ou uma mescla de tudo isso. Depois, virão os investimentos da empresa. Em nossa análise só utilizaremos o Capex, que são as aquisições e adições da empresa, neste bloco existem rubricas de investimentos que são meramente contábeis que distorcem o FCI (Fluxo de Caixa de Investimentos).
O FCL Capex é justamente o FCO menos o Capex. É importante o investidor saber o processo de chegar a este valor. O FCL Capex nos mostrará se a empresa está equilibrada ou não para o longo prazo. Mesmo que parte do Lucro líquido estiver indo para contas a receber ou estoques, ou mesmo se a empresas estiver gastando em Capex, o FCL Capex não pode ficar muito tempo negativo, pois aumentaria o endividamento da empresa.
Se a empresa estiver investindo grande parte do seu FCO, seu EBITDA tem que ter aumento correspondente, este fato separa RADL3 de PETR4. Por fim FCF (Fluxo de Caixa de Financiamento): para empresas de todo de pirâmide este indicador não é importante, pois o acionista verá se a sobra de caixa está pagando dividendos, concentrando caixa ou pagando divida feita anteriormente.

Endividamento

As empresas topo de pirâmide não tem endividamento grande, pois geralmente utilizam a geração de caixa para fazer investimentos sem precisar entrar em um endividamento maior. O acompanhamento desse investimento é imprescindível. Exemplo: Cetip compra a GRV Solutions S/A e Cielo compra a Cateno. O contra exemplo foi a Petrobrás, onde os investimentos não geraram em aumento de caixa e a dívida da empresa multiplicou por 5x.
Atenção com empresas cíclicas quando estão em uma baixa de ciclo começarem a passar dificuldade. Por isso é necessário ter essa noção: quando a empresa não tem um plano de redução de dívida como a Cielo e a Cetip, é porque a empresa tem seu case baseado em endividamento alto, então essa empresa, quando chegar a crise prolongada, sofrerá mais.

Conclusão

Se você tem interesse em realizar buy & hold na bolsa de valores, este livro te fornece um conjunto de ferramentas interessantes em como analisar empresas. Um ponto importante do livro é ajudar o investidor a evitar erros, identificando mudanças nos fundamentos que inevitalvelmente afetará os preços.
É inevitável que o investidor possa cometer erros na sua análise de empresas, porém é importante estudar os cases de cada setor, tirar dúvidas no RI, ouvir webcast, entre outros. Esta atividade é trabalhosa no ínicio, mas com a devida dedicação você poderá evoluir como investidor. 
Eu recomendo a leitura deste livro e posteriormente pretendo fazer algumas postagens com base nos quatro pilares abordados nesse livro, como se calcula o FCL Capex na prática, entre outros.

Espero que tenham gostado prezados leitores, até a próxima e grande abraço.

22 comentários:

  1. Excelente, queria mesmo saber se alguém já tinha lido os livros dos colaboradores do Bastter.
    Vou deixar na minha lista para ser lido.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro interessante para aprender a avaliar empresas e seguimentos. Ele explica que você deve olhar para empresa não como uma foto (um resultado trimestral) e sim como um filme. Além de aproveitar um crise para comprar mais .

      Abraço

      Excluir
    2. Este mile é dos bons manja bastante de valuation.

      Recomendo material dele, inclusive ele se atem estudar as operações da empresa algo primordial para quem pretender estudar valuation.

      Excluir
    3. A propósito a carteira dele é bem concentrada, ele também faz arbitragem de valor.

      Abraço

      Excluir
  2. Também analisei no meu blog o livro do Mille, mas nem de longe com a sua profundidade. Acredito que por que estou ainda maturando os conhecimentos. Parabéns pela sua análise. Vamos esperar a nova crise né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chinaski,

      Eu achei uma leitura interessante onde autor tenta mostrar o que ele considera relevante nesse mar de informação. Cash is King durante a próxima crise...

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Muito bom teu resumo, Aportador. Li o livro mês passado e gostei, mas achei que merecia uma boa revisão. Do jeito que está escrito às vezes parece que você está lendo um discurso da Dilma... Você não teve essa impressão?

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente IOTR,

      Precisava de uma revisão melhor. Eu tentei ler o primeiro livro do Mille achei tão chato que nem cheguei na metade...
      Agora vc me trouxe uma dúvida, será que a Dilma era a revisora do livro do Mille??

      Grande Abraço

      Excluir
  4. É um ótimo livro e sua análise está perfeita , em relação ao preço eu beijo que as pessoas distorcem muito sobre a opinião do bastter sobre preço , principalmente aqui na finansfera que tem um monte de gente que é muito bom em valuation e tal esses caras tem de olhar preço mesmo, mas eles sabem o que estão fazendo, já o investidor iniciante que passa lá no site ou começa deveria sim olhar valor mais do que preço até ficar bom e ter condições em olhar preço , eu vejo gente do meu grupo de amigos que aportam 200 reais e querem ficar olhando preço como se fosse aportar 200mil faça me o favor rsrs assim não dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Anônimo,

      Eu considero que o preço é um elemento que não pode ser negligenciado durante a análise, mas acho que a medida que a sua carteira vai crescendo e o valor do aporte deixa de ser tão relevante no total do patrimônio o preço médio não vai mudar tanto.
      Entretanto, nós como Investidores temos que buscar traçar cenários considerando os quatro pilares elencados pelo autor para principalmente evitar empresas que foram boas no passado e ruins no momento atual. Por exemplo: Eternit

      Grande Abraço

      Excluir
    2. O caso da eternit foi previsível.A empresa sempre teve esta questão do amianto como questão basilar , em 2010 Pedro Afonso um dos maiores acionista PF pulou do barco, em 2014 Thiago da sunno pulou fora, Parisotto vendeu parte de sua posição ao longo de 2014 , 2015 e 2016 .

      O barsi só não pulo fora por causa que ele detem 14% do capital social desde 2012,mas ele comprou grande parte lá em 2003.

      Portanto só de dividendo ele já recebeu mais do que duas vezes o valor investido ao longo dos anos.

      Ele não compra quase nada já faz uns 4 anos ! Portanto para ele já deu o que tinha que dar.

      Abraço

      Excluir
  5. Li esse livro no pacote do Kindle Unlimited e ele cumpre o que promete, sendo bem objetivo.

    É uma leitura interessante para rever certos conceitos e focar em um indicador que nem sempre é lembrado, que é o Fundo de Caixa Livre, como citou na resenha.

    Abraço, Aportador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, obrigado pela visita.

      Eu assinei o Kindle Unlimited e também estou lendo alguns livros em inglês interessantes.
      Descobri uma maneira meio trabalhosa de fazer uma cópia do livro Kindle para posteriormente imprimir e fazer anotações.
      Mas eu não distribuo a cópia do livro em respeito ao autor.

      Grande Abraço meu amigo.

      Excluir
    2. Aportador, eu faço os grifos dos destaques no próprio Kindle e depois exporto o arquivo *txt de comentários para o My Clippings. Serve muito bem para as anotações. Agora, fazer cópia do livro, talvez seja mais trabalhoso. Mas se vc não conhece, vale a pena testar.

      Abraço!

      Excluir
    3. Aportador, poderia explicar a maneira que achou de fazer isso?
      Também uso Kindle e alguns conteúdos gostaria de imprimir as vezes. Também não os distribuo por questões de princípios.

      Abc

      Excluir
    4. Vou tentar fazer uma postagem sobre isso. É um pouco trabalhoso mas acho que vale a pena.

      Abraço

      Excluir
  6. O Mille é um cara com conhecimento profundo sobre as empresas que investe. Deve saber mais que muito Executivo lá dentro. O que mais admiro nele é a simplicidade e a paciência e ensinar os iniciantes.

    Parabéns pela resenha, Aportador. Ficarei no aguardo dos próximos posts. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é Verdade Termos Reais,

      O caraé muito humilde e solicito para tirar as duvidas. Ele recomenda a pessoa viver com equilibrio entre gastar e poupar.

      Os próximos post vão tentar mostrar um passo a passo para observar os pontos elencados no livro.

      Grande Abraço

      Excluir
  7. Ótima análise do livro. O Bastter fala que o Mille é fora de série, que tem um talento diferenciado para a análise de empresas.

    Bem, eu não tenho paciência pra acompanhar tudo isso que o Mille recomenda
    (ler os resultados trimestrais, ouvir o webcast, estudar o balanço e entrar em contato com o RI).

    Sou meio burro pra essas análises e não tenho paciência pra tanta coisa, nesse aspecto sou mais parecido com o bastter, foco em pegar as empresas que têm melhor resultado (lucros consistentes, boa governança geral, baixa dívida, etc), perco a grande tacada de gênio (a qual eu não vou acertar mesmo), mas tbm não faço grandes burradas.

    Nesse cenário, o aporte regular no longo prazo é que vai ser o diferencial (nesse ponto os dois concordam).

    No futuro pretendo fazer um post expondo pq sigo a filosofia bastter quase na íntegra, citando os pontos que a fazem de adaptar à minha realidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Concursado Investidor,

      Nas entrelinhas o bastter tenta mostrar para o iniciante uma receita de bolo para evitar empresas ruins. Só o fato de não comprar empresas que não geram reorno ao acionista é grande trunfo.
      Na minha humilde opnião preço importa mas tem outros fatores que também devemos considerar.

      No aguardo dos proximos posts. Grande Abraço

      Excluir
    2. É óbvio que preço importa. Se alguém conseguir comprar sempre na menor cotação todos os meses, terá retorno maior, em qualquer cenário.

      O problema é acertar o "cu da mosca" por anos consecutivos, nenhum grande gênio da história dos investimentos conseguiu algo pelo menos parecido.

      Por isso o Bastter simplifica o raciocínio: preço não importa
      (pq ninguém vai conseguir acertar a baixa toda vez). Essa simplificação ajuda o investidor iniciante, que se livra das amarras de tentar comprar na baixa e aceita comprar as ações das melhores empresas todos os meses, direcionando o foco para o aumento dos aportes.

      Eu só consegui iniciar na bolsa depois de introspectar essas simplificações do bastter (preço de compra não importa, taxa não ganha de tempo, patrimônio não se gira, se acumula etc....). Atualmente, já tendo uma percepção melhor da renda variável, consigo enxergar as exceções a tais regras e, ainda assim, entender que a exceção não quebra a regra.

      Excluir
    3. Concursado é mais ou menos por ai!
      Só que existe vários poréns nestas formulas que você aprende quando estuda e adquiri experiência de mercado.

      Estudar a empresa: Compreende entender o case de negocio, prática contábeis, dinâmica do setor,regulações do setor, expertise da gestão, majoritários etc


      A melhor empresa do mundo sendo vendida pelo maior preço do mundo te fará perder dinheiro em relação a uma empresa mediana sendo vendido por um preço mediano.

      Preço de gráfico não importa ! Esquece cotação

      Para determinar valor de empresa você precisa estudar valuation.

      Estudar valuation é desgastante , não é recomendado para quem não pretende se profissionalizar na gestão da carteira.

      Outra questão importante: Aporte só importa no inicio ( Fase de acumulação) , depois quem manda é rentabilidade.
      Escrevi recentemente sobre isso no meu blog!


      Por ultimo não menos importante: A melhor empresa no mundo na pior economia do mundo tende a ter resultados afetados.

      E comprar em crises é a chave para ganhar dinheiro no mercado , e conseguir comprar boas empresas por um valuation atrativo.

      O mercado trabalhando com projeções de lucro futuro nas cotações lhe pergunto : O que acontece quando expectativa de lucro cai junto a ela taxa de juros?

      Fica reflexão

      Abraço












      Excluir