28 de julho de 2018

Aporte Julho/2018

"A dream doesn't become reality through magic; it takes sweat, determination and hard work" 
(Colin Powell)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, esse mês de foi bem impactante para todos nós. A vida segue frente independentemente dos riscos que estamos submetidos, ou seja, não adianta você possuir um perfil mais conservador (averso a riscos), pois sempre haverá variáveis que fogem do nosso controle.

Além da morte do VDC, tivemos uma notícia impactante no mercado de FIIs que foi a suspensão do MFII11 desde 17/07/2018. No meu caso particular, possuo uma alocação pequena neste fundo e estava ciente dos riscos, por hora é momento de aguardar os desdobramentos para tomar alguma decisão. Enquanto isso, continuo aportando todos os meses e em Julho/2018 foi:
Aporte Julho/2018

Ações

Como houve nos últimos dois meses queda nas ações, eu aproveitei para comprar mais. Entretanto, neste mês as compras foram apenas nas ações mais defensivas da carteira, já que o meu perfil é de investidor de renda.
As compras foram (BVMF:ITSA4), (BVMF:BBSE3) e (BVMF:EGIE3), onde todas possuem yield maior do que 6% ao ano.

Renda Fixa

Quem não gosta de 1% ao mês com alguma dose de risco? Pois é, eu acabei resgatando alguns Tesouro Selic 2021 e comprando um CDB Prefixado com 13,40% ao ano. 
Esta  taxa é próxima da taxa de desconto utilizada no Fluxo de Caixa Descontado para determinar o "preço teto de compra" no valuation de algumas  empresas da minha carteira.

FIIs

Durante este mês aconteceram algumas mudanças na carteira para estar mais exposto a alguns setores em detrimentos de outros, como por exemplo: saída de agências bancárias (BVMF:SAAG11) para fundos de Shopping Centers (BVMF:ABCP11) e (BVMF:VISC11). 
As demais compras foram nos setores de lajes corporativas (BVMF:HGRE11), logística (BVMF:HGLG11), e fundo de papéis indexados a Inflação (BVMF:KNIP11). 

E qual o desdobramento do fundo de desenvolvimento da Mérito (BVMF:MFII11)? Eu acredito que este episódio irá trazer mais transparência aos cotistas. E quando acabar esta suspensão, talvez eu venda e considere investir no setor imobiliário através da empresa São Carlos Empreendimentos (BVMF:SCAR3). Eu achei bastante interessante este vídeo:


Portanto, o total de Aporte do mês de Julho/2018 foi de R$ 13.000,00
Até a próxima meus amigos e grande abraço.

7 comentários:

  1. Carteira bem equilibrada entre ações, fundos imobiliários e renda fixa. Sua carteira é uma boa geradora de renda passiva.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo DIL,

      Eu vou fazendo a minha parte. Agora é esperar o tempo e os juros compostos fazerem a sua parte.

      Grande Abraço

      Excluir
  2. Com um aporte desses tudo fica legal rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente InvestidorInvisível,

      Mas eu acredito que vai ser dificil manter. No próximo mês (agosto/2018) terá Restituição IR + 50% do 13º Salario + 1/3 Férias.

      Obrigado pela força.

      Excluir
  3. Estou impressionado em como minha carteira é parecida com seus aportes.
    Aumentei posição tbm em HGRE e HGLG, assim como em BBSE3, ITSA4 e EGIE3 (uma das minhas prediletas).

    Excelente postagem. E esse aporte? Altíssimo nível. Parabéns.

    Seguindo o blog. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Papa Fox,

      Agora estou acompanhando a sua trajetória, já adicionei você na blogroll.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Belo CDB pré que comprou. Valendo a pena estes prefixados agora. Abcs

    ResponderExcluir