27 de outubro de 2016

Taxa Interna de Retorno do PGBL

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros" 
(Benjamin Franklin)

No artigo Vale a pena um PGBL? foi apresentado uma estratégia de alocação dentro deste tipo de fundo, mas ao ler o artigo Como calcular o retorno dos seus investimentos do blogueiro Lux Textum fiquei refletindo qual seria a Taxa Interna de Retorno (TIR) do meu portifólio em PGBL, visto que invisto desde 2007 e reinvisto todas as restituições (proventos).

Não sabe o que é a Taxa Interna de Retorno? Segundo a wikipedia, a TIR é a taxa que o investidor obtém em média em cada período (ano, mês, ...) sobre os capitais que se mantêm investidos, enquanto o investimento inicial é recuperado progressivamente. 

Podemos observar os seguintes valores entre contribuições e restituições no período de 2007 e 2016, sendo que o aporte é realizado no mês que recebo a restituição e esta contribuição ao fundo PGBL é sempre anual.

Saldo líquido aplicado no peŕiodo de 2007 a 2016
Considerando o fechamento de setembro/2016, o valor da carteira PGBL foi R$ 105.302,35. Desta forma, podemos calcular a variação patrimonial:

Mas esta informação não é o suficiente, o ideal é calcular a TIR (taxa interna de retorno) para avaliar a atratividade da taxa anual fixa que este investimento é submetido. Podemos observar o cálculo abaixo, utilizando a função TIR na planilha google:
Taxa Interna de Retorno Anual do PGBL
Eu realmente me surprendi com este resultado, no qual a TIR anual do investimento está em aproximadamente 16%. Se eu fosse fazer uma analogia, consideraria esta aplicação como uma ação de uma empresa de crescimento moderado que me oferece proventos anuais (restituição) e que eu devo sempre reinvestir estes proventos. O benchmark desta ação é o CDI e os proventos serão diretamente proporcional ao valor do aporte nos fundos PGBL.


Parafraseando Albert Einsten: "os juros compostos são a força mais poderosa do universo", por isso pretendo aumentar o meu aporte anual em PGBL respeitando a alocação de ativos descrita no meus objetivos.

E você acha que Vale a pena um PGBL com esta taxa interna de retorno?

Até a próxima, grande abraço.

4 comentários:

  1. Obrigado pela citação. Realmente é uma taxa muito alta. Fiquei surpreso.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Jackson, obrigado pela visita.

      Inicialmente era o BRASILPREV RT FIX II FIC FI RENDA FIXA (CNPJ: 03.537.407/0001-40 com Taxa de Adm 1,50% a.a.), mas depois de completar R$ 50.000,00 eu fiz a migração para o MAPFRE CORPORATE RENDA FIXA PREV FUNDO DE INVESTIMENTO (CNPJ: 06.081.503/0001-15 com Taxa de Adm 1,00% a.a.)

      Acompanhe as próximas postagens sobre PGBL que terá novidades.

      Grande Abraço.

      Excluir