13 de novembro de 2016

Por que diversificar investimentos no exterior? Correlação Ibovespa x Dolar

“O mais importante na vida não é a situação em que nos encontramos, mas a direção para a qual nos movemos.” 
(Oliver Wendell Holmes)

Ao ler a postagem do blogueiro Viver de Construção sobre uma possível queda de patrimônio com a oscilação recente da renda variável, fiquei pensando uma maneira de aumentar os ganhos de longo prazo aproveitando essa volatilidade. A resposta é investir em ativos de correlação negativa.

Neste artigo iremos abordar um exemplo prático de correlação entre ativos, sendo que o blog HC Investimentos já abordou esse tema aqui. A correção entre ativos pode nos responder a pergunta:  Para onde varia a bolsa brasileira quando varia o dólar americano? A correlação pode variar entre -1 (perfeitamente negativa) e +1 (perfeitamente positiva).

Ao analisar a possibilidade de investir no exterior, iremos considerar a correlação entre o Índice Bovespa (INDEXBVMF:IBOV) e a Cotação do Dolar (CURRENCY:USDBRL) nos últimos 10 anos. A planilha google que calcula a correlação está disponível aqui, cujo gráfico das cotações no período foi:

Correlação Ibovespa x Dolar nos últimos 10 anos

Ao analisar o gráfico acima, percebemos que quando índice Bovespa sobe, o dólar cai e vice-versa na maioria das vezes. Na planilha é possível variar o período e o ativos analisados, pois importamos todos os dados de cotações do GOOGLEFINANCE.

Considerando os retornos do período de 10 anos, efetuamos o cálculo da correlação:

Cálculo da correlação Ibovespa x Dolar nos últimos 10 anos

Obtivemos a correlação de -0,646 (negativa) entre os ativos. O objetivo do post não é detalhar o cálculo da correlação, porém se deseja mais informações basta clicar aqui.

E o que isso significa na prática?

  • Isto significa que na maior parte do tempo (64,6 %) o índice Bovespa subiu e a cotação do dólar caiu ou vice-versa.
  • Em vez de se lamentar que o valor da sua carteira de ações diminuiu, avalie se vale a pena fazer um remessa para o exterior como foi descrito aqui.
  • Através da planilha, você pode analisar a correlação positiva entre ativos. Por exemplo: empresas exportadoras e a cotação do dólar.

Acredito que vale a pena diversificar sua carteira de investimentos em ativos de moeda estrangeira, mas agora surgem mais algumas perguntas: Qual o percentual que devo alocar entre ativos de correlação negativa para maximizar os ganhos do período?  Como montar um portfólio diversificado no exterior?

Bom, essas perguntas ficam em aberto para serem abordadas nos próximos artigos.

Até a próxima, grande abraço.


7 comentários:

  1. Quando o IBOV já subiu muito, em tese, ou vc vende ações ou vc começa se posicionar em dólar ou ações beneficiadas com a alta do dólar. Mas se vc simples acertar o timing...
    Falei sobre isto no último post...
    http://abacusliquid.com/investir-em-dolar/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Uó,

      A idéia é utilizar a correlação negativa a seu favor, seja com Long (compra) ou Short (venda). O principal problema é acertar o timing...

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá Àbaco e AF,

      Realmente, o interessante seria ver quais indicadores podem ser usados para estabelecer o melhor mix entre por exemplo Ibov e Dólar em determinado momento.

      Abçs!

      Excluir
  2. Muito oportuno o artigo, Aportador.
    A diversificação é um dos pilares da minha estratégia pessoal de investimentos. É o que me dá segurança para não ficar "pulando de galho em galho" e, no fim, acabar perdendo dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Lux,

      Eu concordo com você, pois eu vejo essa parte da carteira (investimento no exterior) como um seguro. Com isso a gente evita girar patrimônio.

      Abraços.

      Excluir
  3. Aportador,

    Um grande desafio para quem escreve para público em geral é conseguir exemplificar o que significa cada coisa. Excelente post e a frase mestre que exemplifica a correlação é : "Isto significa que na maior parte do tempo (64,6 %) o índice Bovespa subiu e a cotação do dólar caiu ou vice-versa".

    Se o leitor entender isso, ele já entendeu tudo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza BPM,

      É um grande desafio apresentar dados matemáticos de forma simples para o público em geral. Eu fiz um estudo analisando a correlação entre o IFIX e NTNB-P 2024, o resultado mostrou que ambos possuem correlação positiva (quando um sobre o outro sobre, enquanto um desce o outro desce na maior parte do tempo)

      Espero postar em breve este estudo. Grande Abraço.

      Excluir