12 de fevereiro de 2018

A Jornada do Novato ao Expert

"Intelligence is the ability to adapt to change." 
(Stephen Hawking)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Hoje iremos abordar um tema que eu acho bastante interessante, pois estamos sempre buscando desenvolver novas habilidades. Eu faço uma pergunta a vocês: Você gostaria de ser expert em alguma área? Como eu posso identificar em que estágio estou? Para responder esta pergunta, o Modelo de aquisição de habilidades de Dreyfus pode nos ajudar a encontrar estas respostas.

Inicialmente, eu li a respeito deste assunto no primeiro capítulo do livro Pragmatic Thinking and Learning: Refactor Your Wetware. Este excelente livro fornece várias ferramentas de aprendizado para reprogramar a sua forma de pensar e aprender. Então, o Modelo de aquisição de habilidades de Dreyfus descreve as cinco etapas que cada pessoa deve avançar para sair do nível de novato até se tornar expert em uma determinada habilidade.
Modelo de aquisição de habilidades de Dreyfus
Este modelo descreve como e porque nossas atitudes, capacidades e perspectivas mudam de acordo com o nosso nível de habilidade. Os cinco níveis são:

  1. Novato - por não possuir experiência prévia nesta área, necessita de instruções claras e regras bem definidas sem qualquer contexto específico para realizar um trabalho. Não sabem como responder a erros quando algo fora do seu roteiro acontece.
  2. Iniciante Avançado - passado o obstáculo do nível anterior, este já consegue fazer algumas tarefas por conta própria mas não possui capacidade de lidar com resolução de problemas. Ainda não possui a visão integrada do problema.
  3. Competente - é capaz de lidar com a resolução de problemas utilizando ferramentas adequadas para o contexto, onde seu trabalho é baseado em planejamento prévio e experiências anteriores. Este poderá desempenhar função de liderança com proatividade e com bastante recursos disponíveis.
  4. Proficiente - precisam entender a visão integrada do problema, onde possuem um grande diferencial: é capaz de se autocorrigir depois de uma performance abaixo do esperado. Os estágio anteriores não possuem este tipo de auto-aperfeiçoamento.
  5. Expert - são as fontes primárias de conhecimento e informação em uma determinada área, pois estão sempre buscando novos métodos e estratégias. Estes podem ser supreendentemente intuitivo de forma que possuem dificuldade em explicar como chegaram a uma conclusão.

Quer um exemplo? Em 2009, o piloto Chesley "Sully" Sullenberger teve que fazer um pouso forçado no rio Hudson pois o avião estava seriamente danificado, salvando 150 passageiros. Durante a investigação realizada pela agência de regulação aérea nos Estados Unidos, nenhum piloto conseguiu salvar todas as vidas através do simulador considerando as mesmas condições (Mais detalhes no filme Sully - O Herói do Rio Hudson). O experiente piloto tomou uma decisão correta baseado na sua intuição. 

Podemos citar o nosso colega Soul Surfer, que possui bastante conhecimento em leilão de imóveis, possibilitando estar em várias operações simultaneamente. Atualmente ele escreve um livro capaz de orientar os novatos a possuirem um guia de como identificar oportunidades em leilões de imóveis. 
Eu não conheço absolutamente nada sobre leilões, mas mesmo lendo o livro do Soul Surfer não conseguirei me tornar expert nessa área da noite pro dia. Entretanto, para que eu possa desenvolver esta habilidade é necessário um guia ou roteiro (livro) para obter melhores resultados.

Lembre-se que este modelo é por habilidade, a mesma  pessoa pode ser expert em gestão de investimentos e ser um novato em culinária por exemplo.

E onde isto pode nos ajudar? Ser expert em uma determinada área nos possibilita potencializar os nossos ganhos. Desta forma, podemos cobrar mais pelos nossos serviços prestados, consequentemente diminuir o caminho até a Independência Financeira.

Atualmente, me considero um inicante avançado (nível 2) no mercado financeiro. Isto significa que ainda tenho muito o que evoluir. E você prezado leitor, pronto para se tornar um expert?

Grande Abraço e até a próxima.

Observação: Este estudo é baseado em uma teoria construtivista que são abstrações intangíveis, ou seja, não faz sentido dizer  "vamos provar este modelo". Entretanto, esta teoria é avaliada em termos da sua utilidade. Por exemplo: a nossa mente é uma abstração; ela não existe de fato pois é somente uma idéia, um conceito. Mas o conceito "mente" é bastante útil.




13 comentários:

  1. Sensacional seu texto, não conhecia esse modelos, mas faz total sentido! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anônimo,

      Um dos objetivos do blog é fornecer ferramentas para que um novato possa evoluir com relação aos seus investimentos.
      No livro há mais exemplos e insights interessantes.

      Grande abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Então significa que temos muito a evoluir ainda.

      Grande abraço Investidor Invisível

      Excluir
  3. Olá Aportador!

    Interessante os estágios do modelo. Quando li os aspectos do Iniciante Avançado não pude deixar de pensar em todos os membros de grupos de discussão que chegam pedindo "dicas" de algo, ou seja, informações rápidas que não trarão respostas definitivas para seus problemas rsrs

    De qualquer forma, hoje (talvez pela idade), eu veja com reservas esse lance de tornar-se um expert em algo. Malcolm Gladwell já nos mostrou que para ser fera mesmo, vc precisa se dedicar muito. E aí eu fico pensando no tempo que poderia ser usado para aprender muitas outras coisas. Nossa vida possui tantas ramificações rsrs...

    Digamos que eu hoje prefira ser competente e proficiente em vários assuntos e comportamentos do que ser expert em poucos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade André, realmente não é fácil se tornar um expert em uma determinada área.
      A maioria das pessoas já conseguem ser bem produtivos ao se tornar competente ou proficiente. Além disso, um novato possui uma grande vantagem ao ter contato com alguém com um nível acima. Por exemplo: a blogosfera financeira é uma ótima oportunidade de aprender com pessoas que já obtiveram resultados excelentes, isto é uma grande vantagem para um iniciante.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Após 4 anos na bolsa já sei pensar muito melhor sobre as coisas.
    Também tem que ter muita leitura e discussão pra deixar de ser novato. Muitas horas investidas pra moldar um pensamento mais centrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Frugal,

      Seus textos são uma referencia para a blogosfera. Além disso, a sua trajetória no empreendedorismo é acima de tudo uma grande aprendizado.
      Eu acredito que nunca é tarde para aprender e continuar a evoluir em algo que traga satisfação pessoal. Este modelo nos permite fazer uma auto-análise da nossa situação atual e onde queremos (ou podemos) chegar.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Olá, Aportador! Poxa, grato pela lembrança.
    Sim, talvez esse seja um dos únicos, se não o único campo, onde eu estaria no último degrau. Porém, como disse o André aí em cima, ser proficiente em várias áreas, mesmo sem ser um expert, tem o seu valor também.
    No mais, acho que você foi preciso, e eu inclusive escrevi uma seção inteira apenas sobre esse ponto: ler um livro é o primeiro caminho, ler um livro não torna ninguém expert em nada.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soul Surfer,

      Acredito que todos estão ansiosos para aprender sobre leilão de imóveis através do seu livro.
      O interessante é que eu sempre tenho vontade de aprender coisas novas, ter novas experiências, mesmo que tenha que iniciar do básico.
      Se eu conseguir chegar no nível proficiente ou competente já é um grande avanço.

      Grande abraço

      Excluir
  6. Muito bom as diferentes fases de aplicação de conhecimento e habilidade em cada área.

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo texto, como um aprendiz na vida já percebi isso e do quanto muitas vezes um curso é ineficaz pela falta de bagagem e experiência do usuário, pq o mesmo está em um "level" muito baixo.

    Comecei a pouco tempo a usar uma abordagem wetware (integrada), utilizando processos de desenvolvimento de software aplicados ao desenvolvimento pessoal e profissional (metodologias ágeis e adaptativas) e de design de games (para dar estrutura e progressão, além de outros detalhes).

    Se puder recomendar outros conteúdos, ficarei grato.

    Obrigado e Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo,

      No meu caso específico, eu sigo as redes sociais/ livros dos grandes autores da minha area de atuação. Gosto do Mantin Fowler, Uncle Bob Martin, Andy Hunt e tem vários no Brasil: Bruno Souza (BrJavaMan), Sando Mancuso, Edson Yanaga,entre outros.

      Participe dos eventos de desenvolvedores da sua área, tem muitainformação no site da QCOn.

      Grande Abraço.

      Excluir