19 de março de 2019

O Caso Bettina e o Anonimato na Blogosfera

"A fool thinks himself to be wise, but a wise man knows himself to be a fool." 
(William Shakespeare)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo tranquilo? Eu não costumo fazer postagens sobre algum assunto do momento, mas hoje eu vou fazer uma exceção. Você deve ter ouvido falar da Bettina Rudolph da Empiricus, que diz:
“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado... Eu investi em ações na bolsa de valores... Comecei com 19 anos e R$ 1.520,00, três anos depois tinha mais de um milhão, SIMPLES ASSIM...”.
A internet não perdoou essa chamada publicitária, gerando vários memes e muitos vídeos no youtube sobre o curioso caso de sucesso da Bettina. Indiscutivelmente, esta peça publicitária da Empiricus é um sucesso pois gerou uma exurrada de comentários positivos e negativos, e principalmente audência que irá gerar novas assinaturas (mais detalhes aqui).

Porém, em momentos de euforia com o Ibovespa batendo recorde de 100 mil pontos, muitos iniciantes querem ganhar dinheiro sem entender os riscos que estão expostos. A minha principal crítica a esta chamada é dizer que irá formar patrimônio rápida, simples e segura através uma fórmula "revelada".
Como ficar Milionário com Ações de forma rápida, simples e segura.

Como transformar R$ 1.500,00 em 1 Milhão em 36 meses com Aportes altos

De acordo com a carteira publicada pela Bettina através do Instagram, conforme o nosso colega Robson Correa (Termos Reais) através deste vídeo:
Carteira de Investimentos da Bettina
A sua carteira possui 50% em Renda Fixa e 50% em Renda Variável, muito parecida com a carteira de muitos colegas da blogosfera. Nós sabemos que para transformar R$1,5 mil em R$ 1 Milhão em 3 anos é necessário aportar alto, mas quanto seria este aporte mensal? 

Considerando o período de 36 meses desde janeiro de 2016, com o aporte inicial de R$ 1.500,00, com uma rentabilidade anual de 40% (que é extremamente alta em uma carteira com 50% de Renda Fixa), o valor do aporte mensal seria cerca R$ 16 mil.

Será que esta campanha publicitária iria vender bem: "Alcance o patrimônio de R$ 1 Milhão de patrimônio em 36 meses, investindo R$ 16 mil mensais de forma rápida, simples e segura"? Acho pouco provável.

O anonimato na Blogosfera

Este caso escancarou alguns pontos descritos no vídeo abaixo (cerca de 3 minutos):


Posso destacar dois pontos: 1) Terceirização do Sucesso - o sucesso será obtido predominantemente por sorte (fatores externos) do que por esforço próprio, como por exemplo nos comentários da minha postagem Minha Trajetória: Do Zero ao Milhão; 2) Apologia do Fracasso - significa que sucesso é ofensa pessoal, caso contrário todos os blogueiros da finansfera que divulgam patrimônio não seriam anônimos, mostrariam a sua cara e não receberiam críticas por buscar a FIRE.

O próprio CEO da Empiricus, Felipe Miranda, mostrou o e-mail que a Bettina enviou solicitando uma vaga para trabalhar na empresa e que possui uma característica muito especial, segundo Jorge Lemann: “Deep Desire to get Rich”. Portanto, em vez dela abrir um blog anônimo na internet para narrar a sua trajetória e mostrar como fez o seu primeiro milhão, ela preferiu trabalhar na maior casa de research no país e capitalizar em cima dessa história.

Minha opinião pessoal

Pessoalmente, eu acho que a Empiricus faz um enorme desserviço ao investidor iniciante com uma peça publicitária do tipo "De 1 mil a 1 milhão em 3 anos de forma rápida, simples e segura". No momento que a renda fixa não rende nada e a bolsa bate máximas a cada semana, este tipo de propaganda atrai milhares de pessoas com a ilusão de ficar rico rápido na bolsa de valores.

A grande vantagem de você ter um blog anônimo sobre finanças é você colocar a sua pele em risco (skin in the game) de forma que o sucesso ou fracasso será totalmente seu e ninguém vai ficar te julgando por isso. Eu dou muito mais valor aos que sempre aportaram e conseguiram obter resultados consistentes as longo dos anos, como por exemplo estes dois blogueiros:

Isto significa que se eu começar agora, vou ter resultados iguais aos dois blogueiros acima citados? Infelizmente não, pois as condições em que foram feito os investimentos no passado não serão as mesmas no futuro. Além disso, os resultados daqui pra frente serão totalmente imprevisíveis, mas isto não será um problema.

A partir do momento que a pessoa vem a público dizer como obteve um determinado montante no mercado financeiro, começam a vir comentários do tipo: mentiroso, privilegiado, pobre vs rico, opressor vs oprimido, recebeu por herança, vem de família rica, etc...Vários canais do Youtube com viés esquerdista vieram justificar o absurdo de alguém ter esse patrimônio em um país desigual com o Brasil. Por estes motivos, eu vejo o anonimato dos blogueiros de finanças como um espécie de "proteção" deste tipo de mentalidade.  

Se você acha que estou exagerando, imagina se eu chego no trabalho e digo : "Oi, eu tenho um blog de finanças e divulgo a evolução do meu patrimônio financeiro. No máximo, daqui a 5 anos eu estarei independente financeiramente". Não acredito que isto seria uma boa idéia.

Grande Abraço e até a próxima.

38 comentários:

  1. Essa manhã acordei tentando fazer as contas dos aportes da Betina para chegar de mil a um milhão em tão pouco tempo. Obrigado por cortar o caminho para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bicho Poupao,
      Hj eu descobri que ela recebeu uma ajuda de 37 mil do seu pai durante o período. Eu considerei 40% de rentabilidade ao ano, que é um resultado espetacular. Mas no mesmo período o índice Ibovespa subiu 150%.

      Difícil será replicar este retorno nos próximos anos. Grande abraço

      Excluir
  2. Aportador, falando em memes, tem esse post contando a história dela através dos memes

    Bettina Memes

    E sobre o anonimato, concordo plenamente. Como meu blog nem é tão anônimo assim, por isso evito de postar valores. Meu acompanhamento mensal mesmo estou divulgando somente a rentabilidade.

    Já cometi o erro de contar sobre valores no trabalho. Definitivamente é uma péssima ideia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Investidor Inglês, o anonimato é uma forma de proteção.

      Mas as algumas pessoas querem medir os demais por seus próprios parâmetros. Eu acho legal acompanhar a rentabilidade, mas a maioria das pessoas querem saber os números para ter certeza se a estratégia adotada foi a correta.

      Além disso, muitas pessoas vibram com o fracasso alheio. Por exemplo: bastou o Bitcoin começar a cair que muita gente foi zoar com o Viver de Renda porque ele não tinha vendido os seus Bitcoins. Dá pra acreditar nessa situação? O dinheiro é dele, ela faz o que quiser.

      Grande abraço

      Excluir
  3. "Rápida, Simples e Segura". Como pode existir charlatões assim gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que tem gente que ainda acredita nisso, que vai revelar uma fórmula secreta para ter esses resultados incríveis.
      Basta começar a ter uma crise global, com desaceleração da economia americana e chinesa que estes iniciantes sem o devido preparo emocional começarem a entrar em desespero.

      E nos estamos aqui com a “boca do jacaré” esperando o melhor momento para fechá-la

      Grande abraço

      Excluir
  4. Concordo com tudo o que escreveu. Com as devidas proporções, é a mesma coisa de eu escrever no meu blog falando que é fácil chegar no 1 milhão, sendo que tenho um aporte alto e ignorar todo meu esforço passado para tanto. Acredito que seria um desrespeito e anti-ético aos leitores ou seguidores eu postar falando "gente, cheguei ao 1 milhão de forma rápida, simples e segura, vejam como".

    No caso da Empiricus, um desserviço.

    Embora meus aportes sejam altos hoje, tem mais de 15 anos de esforço por trás desses números, que jamais posso ignorar. Pretendo contar um pouco mais do passado quando bater a marca.

    Quanto aos cálculos de 16.000 mensal, a rentabilidade de 40% ao ano é dificílima (3,33% ao mês). Nos meus cálculos, sempre considero 9% ao anos ou 0,75% ao mês. Acho bem mais crível e factível, o que daria um aporte mensal de R$ 24.300,00 por 36 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Investidor Precoce,

      As pessoas não sabem o quanto de esforço, dedicação e abdicação é necessário para conseguir aportar alto. Eu vejo o seu esforço e do Frugal através do empreendedorismo. Além disso, 15 anos de esforço é um tempo razoável para colher os frutos do seu esforço.

      Realmente, 9% ao ano é muito factivel e com 25k por 36 meses irá gerar 90% aportes e 10% rentabilidade, quando eu utilizei 40% ao ano com aportes de 16k vai gerar 57% aportes e 43% rentabilidade.

      Grande Abraço

      Excluir
  5. Bom tema , aportador. E concordo completamente, na verdade, Salomão já alertou a muito tempo atrás em Provérbios que se você querer ensinar, se vangloriar para alguém sobre seus feitos, será chamado de Tolo e realmente será tolo por fazer isso. O ideal é você chegar lá e esperar alguém perguntar " Como vc fez ?" aí você poderá ajudar.

    Mas enfim, com esse caso da Bettina e tantos outros, vejo como as redes sociais trouxeram a tona os idiotas que se escondem atrás de uma tela de celular ou computador, são tantas pessoas com a cabeça cheia de titica de galinha, que não da para contar. Por isso cade vez mais, tenho evitado redes sociais, principalmente ficar vendo comentários de idiotas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Peão Playboy,

      Eu me afasto cada vez mais dos ruídos, evito entrar na “hype” do momento como é o caso da Bettina. A maioria das pessoas querem ganhar dinheiro no curto prazo e não querem acumular patrimônio para gerar renda.

      Grande abraço

      Excluir
  6. Também concordo, amigo... Essa foi apelativa demais, somente desmerece a empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os assinantes da Empiricus deveriam cancelar as suas assinaturas depois dessa apelação, essa propaganda para enganar trouxas

      O mercado deve selecionar os melhores research.

      Grande abraço

      Excluir
  7. https://4.bp.blogspot.com/-mbBMJY_yqeY/XJBI6in7c7I/AAAAAAAAGF0/8V6m-a6JcmA3q_FhjqK59JWcT_yRr2SPACLcBGAs/s1600/samy-dana-meme-bettina.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Samy Dana, caiu no meu conceito ao querer justificar o CDI sobre a Bolsa no longo prazo.

      https://dicadehoje7.com/educacao-financeira/samy-dana-bredda

      No mais ele ponderou bem o caso da Bettina.

      Excluir
  8. O que o pessoal esquece é que tanto o Viver de Renda quanto o Idiota evoluíram na trajetória deles. Sem contar o quanto nós aprendemos com eles.
    Quantos não se inspiram no VR, no Aportador, Corey, Frugal...
    Não existe almoço grátis camarada, nunca a recompensa virá antes do esforço. Tem uma turminha que acha q é o contrário...mas fazer o que?!
    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Investidor Suburbano,

      Tem uma frase que diz: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Cada blogueiro tem uma trajetória inspiradora para todos nós.

      Grande abraço

      Excluir
  9. Tomara que sejam processados por propaganda enganosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses caras vão contratar os nele advogados e não vai acontecer nada, infelizmente.

      Tem uma frase que diz:”Quando o cara é rico ele contrata um bom advogado; Quando o cara é muito rico ele compra o juiz; Quando se rouba um país inteiro, se compra o STF!”

      Grande abraço

      Excluir
    2. Na minha opinião a propaganda da Bettina não se caracteriza legalmente como propaganda enganosa. A peça publicitária é de extremo mau gosto, mas nos termos da lei não considero "enganosa":

      http://exijadireito.com.br/propaganda-da-bettina/#.XJTMgB5v80M

      É como aquele anúncio de "carro a preço de banana". Ninguém em sã consciência vai achar que um veículo será vendido pelo preço de uma fruta. Propaganda que me parece enganosa é essa:

      https://m.youtube.com/watch?v=Vejuq9LhNpg

      Parece um financiamento, não é? Mas é um intricado sistema de "consórcio", em que o consumidor só percebe depois de vários meses pagando as parcelas.

      Excluir
  10. O viver de renda tinha aportes mais cavalares que o da Betina, e nunca explicou direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Viver de Renda é um ponto fora da curva.
      Ele conhece muito sobre finanças e se dedica a explicar de forma simples.
      O ganho exponencial com Bitcoin também é espetacular.

      Obrigado pela visita anon

      Excluir
  11. Respostas
    1. É verdade,

      Esta peça publicitária cumpriu o seu papel: chamar a atenção de muita gente. Tomara que este caso sirva de lição para que as pessoas não sejam enganadas por qualquer propaganda.

      Grande Abraço Saimon.

      Excluir
  12. Pior que esses filhasdaputa conseguiram o objetivo..MIDIA. Todos falando dessa p de bettyna e mal da "espiritus". Campanha publicitaria de primeira. Tomara que vao parar na cadeira Procon ta em cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não duvido nada eles lançarem outra campanha parecida no futuro, ou seja, vale tudo para vender novas assinaturas.

      Tomara que o Procon faça alguma coisa, mas eu acho difícil que consiga.

      Obrigado pela visita anon.

      Excluir
  13. Saiu uma matéria agora Procon notificou a empíricus, a propaganda enganosa deu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim alguém fez alguma coisa nesse caso. Tomara que as pessoas se interessem por buscar a verdade sobre como acumular patrimônio no longo prazo.

      Obrigado pela visita anon

      Excluir
  14. Olá AF, Acredito que essa história toda é uma farsa, como bem ironizou Samy Dana.

    Não se trata de o "sucesso" dela ofender, ou se houve ajuda ou não dos familiares (no caso, ela disse que não, mas depois voltou atrás dizendo que sim), o que se esta discutindo é pq alguém divulgaria seu patrimônio publicamente? seria por motivos de marketing pessoal (ou empresarial)? Os publicitários invetaram essa história fake para impactar, mostrar que alguém muito jovem pode ficar milionário em tão pouco tempo e com tão pouco capital. O que eles não pensaram foi na matemática (claro, publicitário é uma anta em exatas), mais precisamente, em juros compostos, e assim foram expostos ao ridículo de que a adolescente precisaria ter altos aportes e rentabilidade para tornar o conto do vigário factível.

    Talvez se ela falasse: oi, meu nome é Betina, e alcancei 1 milhão em três anos sendo uma prostituta de luxo...seria uma história e tanto, e bem próxima da realidade, porém isso pegaria mal para Empiricus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A analogia dessa propaganda, segundo a Empiricus, é igual a propaganda do carro a "preço de banana". Desta forma, você não deve acreditar ao pé da letra da propaganda.

      E assim ele fizeram bastante barulho. Abraço

      Excluir
  15. A treta já foi parar no Procon, o mesmo pediu esclarecimentos da research. Pediu para comprovar com números como foi possível dela ter feito aquilo e apresentar a carteira da moça. Teve uma outra vez que deu uma confusão entre a Empiricus e a CVM, justo por causa desses merchans abusivos deles, o Felipe disse que não era assunto p/ CVM lidar, que se seus clientes se sentissem lesados deveriam procurar o Procon, bem, taí!!! Procon chegou.

    Att,
    https://goblinvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os consumidores que se sentiram lesados foram no reclame aqui e baixaram a nota da Empiricus.

      Vamos aguardar o que o Procon vai fazer, não acredito que vai acontecer alguma coisa.

      Excluir
  16. Ela teria que ter comprado MGLU3 no "olho do furacão" em 2016 para esses 1500 reais terem multiplicado tanto assim.

    O que, convenhamos, não foi o caso. Ainda mais se considerar alguém que comprou cryptomoedas em 2018, no topo da bolha....

    A verdade é que eles da empiricus são extremamente agressivos no marketing e juntaram nos poucos segundos que teriam da atenção do cliente, via youtube, essa fórmula de sucesso que deu certo: menina jovem, linda, e com o segredo de transformar mil em milhão em tão pouco tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você,

      Tomara que episodio desperte nas pessoas a curiosidade em cuida melhor do seu dinheiro, por mais que seja uma propaganda apelativa, eles conseguiram chamar a atenção de muita gente.

      Grande Abraço

      Excluir
  17. Uma coisa que observei foi:

    Ela disse que começou com 1500 reais e chegou ao milhão.
    Daí foram fazer conta da rentabilidade dela.
    Ela não disse assim "investi apenas 1500 e transformei em um milhão". É muita capacidade de distorcer o que ela disse.

    Eu entendi "Eu comecei a investir com 1500 reais e cheguei ao milhão".
    Essa frase deixa em aberto o fato dela ter trabalhado mais e ganhado MAIS dinheiro e aportado mais e reinvestido mais, juntando trabalho E investimentos para aumentar o patrimônio. Agora os caras detonaram a menina (claro, isso tudo pode ter sido montado com o objetivo tosco de irar e deixar a galera distorcer a vontade, justamente para dar ibope).

    Eu acho a empiricus um lixo e nunca viram um real meu, e nunca verão.
    Uma coisa é certa: A Betina é gata.

    kkkkkkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto tudo ocorreu nos ultimos 3 anos, será que esta estratégia utilizada é replicável para outras pessoas.
      O que mais me incomoda nessa propaganda é o "SIMPLES ASSIM". Omitir que o principal motivo para alcaçar um milhão foi o trabalho e o aporte, é querer vender ilusão para os iniciantes.

      A Bettina está sendo um chamariz para muito marmanjo assinar a Empiricus...

      Grande Abraço

      Excluir
  18. Concordo que existe uma demonização da riqueza e que a mentalidade do brasileiro médio é de ser invejoso em relação ao sucesso e ao patrimônio daqueles que estão melhores que ele.

    Dito isso, o relato dessa Bettina não me convence nenhum pouco. Na minha percepção a Empiricus não passa de mais um esquema de pirâmide prometendo resultados absurdos em pouquíssimo tempo. Acertaram na jogada de marketing ao pegar uma modelo para fazer propaganda do seu negócio. Mas para mim não passa disso mesmo, uma mulher bonita com uma história claramente falsa e que foi colocada em evidência para fazer os homens baba-ovo de mulher entrarem no negócio furado da Empiricus.

    Para realmente crescer é preciso que você mesmo tenha o controle direto das suas finanças e se ocupe da tarefa estressante, porém necessária, de escolher você mesmo os seus investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Anonimo,

      Tenho a percepção que nós somos exceção a regra neste país, pois o simples fato de ler e interagir em um blog de finanças pessoas.
      Mas como a previdência pública está quebrada, muitos jovens vão entender que a melhor forma de acumular patrimôno para o futuro é ser sócio de empresas lucrativas.

      Essa Empiricus vai ter o seu nicho de atuação, orientando de forma certo ou errada que tiver interesse nos seus serviços. Desta forma, acredito que é mais difícil manter um cliente fiel do que conseguir novos clientes com este marketing agressivo.

      Obrigado pela visita, grande abraço

      Excluir
  19. Realmente concordo que a Betinna é um desserviço para finansfera e tudo que esse grupo de pessoas inspira.

    Infelizmente o poder de propagação de campanhas como esta, de ganhos infinitos e rápidos têm se espalhado pela internet e principalmente pelo youtube.

    Parabéns pelo trabalho e pelas conquistas!

    ResponderExcluir