3 de março de 2019

Fechamento Fevereiro/2019: R$ 727.788,66

One key benefit of long term investing is peace of mind. 
(D.Muthukrishnan)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Ultimamente eu tenho me afastado dos ruídos, por exemplo:

Maia alerta para dificuldades na votação da reforma da Previdência

Falas de Bolsonaro derrubam bolsa, que fecha mês com queda 

PIB do Brasil cresce 1,1% em 2018 e ainda está no patamar de 2012

Trump pede à China que elimine tarifas sobre produtos agrícolas

Na minha humilde opnião, isto tudo é ruído. Nós temos que manter o foco em controlar os gastos, poupar e investir. Eu continuo fazendo o mesmo todos os meses, vivendo com equilíbrio e aproventando a vida com a minha família. Este mês nós fizemos uma viagem até o Nordeste e foi muito bom, pretendemos voltar lá no futuro.

Neste mês obtive uma pequena rentabilidade positiva, apesar da queda no final do mês. Sem mais delongas, o fechamento de Fevereiro/2019 foi:
Fechamento Fevereiro/2019

Carteira: R$ 727.788,66
Aporte: R$ 10.512,00
Rentabilidade Mensal: 0,28%
Rentabilidade Anual: 4,86%

Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve desvalorização de -2,69%, com destaque negativo para (BVMF:HYPE3) e (BVMF:BBSE3) que desvalorizaram -15,54% e -12,11% respectivamente, os destaques positivos foram (BVMF:ALUP11) e (BVMF:PETR4) com valorização de 6,03% e 5,79% respectivamente. O índice Bovespa desvalorizou  -1,86% este mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma valorização de  4,30%  com destaque positivo para (NYSEARCA:SPTM) com  3,60%  de valorização. Além disso, o dólar americano valorizou   2,93%  este mês.
  • A Carteira de FIIs  obteve valorização de 2,23%, cujo destaque positivo ficou por conta de (BVMF:HGJH11) com valorização de  7,50%. O índice IFIX valorizou  1,03% este mês..
  • A Carteria de NTNBs valorizou 0,75% este mês, enquanto que a carteira PGBL se valorizou 0,57% este mês.
  • Para mais detalhes, acesse a Carteira.
Composição Carteira Fevereiro/2019

Como podemos observar, o percentual de renda variável está em torno de 48,3%, um pouco acima da média dos últimos meses. Eu já tinha informado anteriormente quecada vez mais eu vejo menos sentido investir em renda fixa com as taxas atuais, por isso eu pretendo aumentar o percentual em renda variável.

Uma grande notícia que irá acontecer neste mês de Março/2019 é que finalmente irei quitar o financiamento imobiliário que me permitirá ter uma folga de R$ 1.100,00 no meu orçamento. Entretanto, ainda tenho uma dívida com o meu pai referente ao processo de planejamento sucessório conforme foi explicado aqui. O saldo da dívida com o meu pai ainda é R$ 7.000,00.

Outra boa notícia é que já comecei a preencher a declaração de imposto de renda 2019 e o valor da minha restituição será cerca de R$ 13.500,00 devido a Estratégia ideal com PGBL e Tesouro Direto

No mais estou começando a analisar os resultados anuais das empresas para autalizar os meus modelos, mas no geral eu continuo meio que no "piloto automático" nos investimentos.  

Grande Abraço e até a próxima.

9 comentários:

  1. SPTM nos EUA? Achei que era empresa publica do estado de SP e não estava listada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é verdade SPTM poderia ser a CPTM... Mas aí complica...

      SPTM é Total Market que represente 3000 empresas do mercado americano. Mais detalhes em https://us.spdrs.com/en/etf/spdr-portfolio-total-stock-market-etf-SPTM

      Grande abraço.

      Excluir
  2. O principal ponto para vencer é afastar dos ruídos.
    Antes eu lia, acompanhava, estressava, no fim, serve do que? Para nada. Tem tanta coisa boa para ler e aprender, não adianta ficar lendo sobre assuntos que fogem de nosso controle.

    Caminhando para esse patamar, o resultado é o sucesso com uma vida muito mais tranquila.
    Demorei anos e anos para conseguir me abstrair de notícias.
    Essa parte da filosofia Bastter eu acho bem aproveitável: "ignorar notícias, pois nada muda, a não ser você mesmo".

    Do IR, aproveitei esses dias mais tranquilos de carnaval e deixei tudo preparado já, só vou passar para o contador finalizar.

    Parabéns pela quitação do financiamento imobiliário, vai sobrar mais dinheiro ainda para aportar e acelerar a formação do patrimônio.

    Não vejo a hora de quitar minhas dívidas com as pessoas próximas também.


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Precoce, possuo uma grande admiração pela sua trajetória.

      Concordo plenamente com seu comentário, pois cada vez mais devemos focar no que é importante: Trabalhar, poupar e investir.

      Você não imagina a satisfação em quitar esse financiamento e deixar de pagar juros. As outras dívidas que tenho com familiares é sem juros, só o valor nominal mesmo e logo logo vou quitar também.

      Apesar dos juros compostos ajudarem, a principal força que impulsiona o meu patrimônio continua sendo os aportes.

      Muito sucesso e grande abraço

      Excluir
  3. Ola Aportador, como voce faz o calculo da cota? divide o valor de patrimonio atual pelo o do mes anterior??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Saimon Rijo,

      Que recebê-lo por aqui, acompanho o seu excelente trabalho no seu blog e no youtube.

      O Cálculo da cota funciona da mesma forma de uma cota de um fundo de investimento, baseado na planilha de cotas do ADP (http://alemdapoupanca.blogspot.com/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html). Vou exemplificar:

      A Cota começa com valor R$ 1,00. E a cada mês vou aportar R$ 1.000,00.

      Mês| Carteira(R$)| Aporte(R$%) | Rentab.(%) | Quant Cotas | Vl da Cota(R$)
      01 | 1.000,00 | 1.000,00 | 0,00 | 1.000 | 1,00
      02 | 2.010,00 | 1.000,00 | 1,00 | 2.000 | 1,01
      03 | 3.000,00 | 1.000,00 | -0,66 | 2990,099 | 1,0033


      No primeiro mês foi considerado o início do aporte colocando Carteira igual ao aporte para ter cota igual a 1,00. Fazendo isso, toda rentabilidade futura da carteira fica normalizada, por exemplo desde quando comecei (Jan/2016) a minha carteira rendeu globalmente 55% até agora.
      No mês 02 foi feito um novo aporte na carteira de R$ 1.000,00 sendo que o patrimônio do primeiro mês rendeu 1,0%, portanto a carteira ficou R$ 1.010,00 + R$ 1.000,00 do aporte. A quantidade de cotas é adicionado como a quantidade de cotas que o aporte é capaz de comprar, ou seja, a cada mês eu vou comprando mais cotas e estas vão se valorizando ou desvalorizando de acordo com os ativos da carteira.
      No mês 03, houve uma desvalorização de -0,66% e o valor da cota diminuiu na mesma proporção.

      Espero que tenha ajudado, continue com seu excelente trabalho.

      Grande abraço Saimon.

      Excluir
    2. Eai aportador que legal!

      eu acompanho seu blog desde o começo, pois a forma que você faz a gestão do patrimônio e exatamente da mesma forma que eu faço, sempre controlando os riscos e mantendo o equilíbrio. tenho ate te copiado as vezes no modelo de ideias para as postagem, ja que voce está a 3 anos fazendo isso a experiencia é muito valida! rssss

      sobre o calculo da cota, eu entendi, mas por exemplo na minha planilha eu nao tenho nenhuma aba que eu adicione o aporte, faço tudo manual na calculadora mesmo kkkk.
      Então quando o aporte entra comprando cotas ou acoes, eu anoto como "crescimento" patrimonial, e acho que dividindo o valor do mês corrente pelo mês passado vai chegar no mesmo calculo de cota, pois fica numero 1,234567890 por exemplo...se puxar desde o inicio é nitido o crescimento desse valor, mas entendi seu calculo so nao sei se bate com o que eu citei.

      parabens pelo blog sempre muito didatico!!

      Excluir
  4. Em relação aos aporte na previdência privada, como você fará para gerenciar as retiradas daqui a 10 anos? Lembrando que para cada aporte é preciso contar mais 10 anos até que a redução do imposto esteja a menor possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,

      Eu pretendo parar de aportar no PGBL no futuro, quando for começar a viver de renda irei fazer retiradas periódicas até eventualmente zerar o percentual em PGBL.
      Eu nunca irei transformar o montante do PGBL em renda porque não vale a pena.

      Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir