8 de dezembro de 2019

Sua Estratégia possui Tempestividade Positiva?

"My favorite things in life don't cost any money. It's really clear that the most precious resource we all have is time." (Steve Jobs)

Olá meu amigos da blogofera financeira, tudo tranquilo? Hoje eu vou falar de um assunto que de vez em quando aparece nos blogs de finanças: o tempo. A abordagem de hoje é similar a postagem Investimentos: uma viagem lenta à liberdade e independência financeira? do excelente blog Viagem Lenta.
Sua estratégia possui tempestividade positiva?
Inicialmente, vamos entender a diferença entre Tempo Cronológico x Tempo Kairológico através de um exemplo:
  • Tempo Cronológico é o tempo marcado em um determinado instante, uma espécie de "marcação a mercado" que dá a sensação quantidade de tempo transcorrido. Exemplo: O nosso colega SrIF365, começou uma jornada para se tornar FIRE em 365 dias através do seu blog, onde cada dia que passava era mostrado no seu blog, gerando bastante ansiedade e pressão psicológica para aguentar mais um dia, até que antes do tempo previsto (365 dias => quantidade) ele resolveu "jogar a toalha".
  • Tempo Kairológico é uma medida do tempo mais completa, no qual você contempla a passagem do tempo como uma oportunidade dentro do tempo cronológico. Exemplo: a perpeção da passagem do tempo para o nosso colega SrIF365 mudou completamente quando este se tornou FIRE, criando mais oportunidades para ter novas experiências de vida durante a passagem do tempo.
Mas como estes conceitos se relacionam com as estratégias de investimentos? Basicamente, devemos buscar uma carteira de investimentos que possua tempestividade positiva, ou seja, a medida que o tempo cronológico passa, podemos observar a oportunidades de crescimento patrimonial ao longo do tempo.

No início de 2016, eu comecei a registrar mensalmente os fechamentos mensais, aportando todos os meses initerruptamente. Então, depois de quatro anos, posso perceber que o tempo tem feito o seu trabalho no aumento patrimonial, com um taxa interna de retorno em torno 16,7% ao ano com uma carteira bem conservadora.
Evolução Patrimonial 2016 - 2019
Quando eu afirmo que é uma carteira conservadora, é porque menos da metade do patrimônio estava em renda variável durante a maior parte do tempo (veja aqui). O total de proventos nos período ainda é baixo em relação ao montante investido, mas vem aumentando gradativamente conforme a figura abaixo:
Evolução dos Proventos 2016 - 2019

Mas em relação a cada classe de ativo, o que seria na prática esta "tempestividade positiva"? 

  • PGBL - A principal estratégia que eu utilizo consiste no resgate/reaplicação dos aportes após os 10 anos. Desta forma, estou trocando um resgate no futuro por uma restituição maior a cada ano, como se fosse um provento. Ao reinvestir a restituição (proventos) com o passar do tempo, cada vez menos "dinheiro novo" será necessário para manter o crescimento patrimonial.
  • Ações - empresas forte geradoras de caixa operacional, em setores perenes, que pagam dividendos, geram retornos espetaculares ao longo do tempo. O reinvestimentos do proventos é muito importante para que os juros compostos possam potencializar os retornos. Caso a empresa não pague proventos, seu ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) deve se manter alto ao longo dos anos conforme foi explicado aqui e aqui.
  • FIIs - a geração de renda mensal é uma fator importante no pscológico do investidor para manter a disciplica de investimentos ao longo do tempo. Aqui também o reinvestimento dos proventos é fundamental para que os resultados melhorem com o passar do tempo.
  • Renda Fixa - na minha estratégia a renda fixa possui dois papéis principais:
    • Caixa - fornecer uma reserva de emergência e prover recursos para comprar ativos de renda variável quando estes estiverem em queda/consolidação.
    • Lastro - em operações estruturadas com opções, a renda fixa oferece lastro (garantia) para se beneficiar da passagem do tempo. Exemplo: Eu vendo uma PUT e compro uma trava de linha (THL) com CALL de forma que estas operações sejam complementares. (Observação: se você não entedeu nada, aguarde as próximas postagens...)
Esta característica de tempestividade positiva ficou muito claro pra mim quando eu comecei a operar as opções, pois eu faço uma operação e ganho quando o tempo passa. Na medida do possível, pretendo gradativamente fazer algumas postagem mais detalhadas sobre este ponto de vista.

Conclusão

Se você fica simulando mês a mês quanto tempo falta para ser tornar FIRE, perceba que o tempo cronológico está aumentando a sua ansiedade, fazendo você acreditar que basta alcançar o seu número mágico poderá acabar com todos os seus problemas.

Na minha humilde opnião, apenas siga o seu plano e aproveite a jornada até a sonhada FIRE, mesmo que isto não aconteça. Você não precisa de mais X mil reais para compartilhar bons momentos com quem realmente importa na sua vida.

Quando eu olho para os últimos quatro anos de aportes initerruptos, percebo que minha capacidade de tomar decisão melhorou e que ainda tenho muito a aprender. Se você me perguntar se eu fico pensando quando me tornarei FIRE eu realmente não sei quando vai ser, mas uma coisa eu tenho certeza: eu não duvido que estou no caminho certo. Por exemplo: Na postagem de Setembro/2017 faltavam 98 meses para me tornar FIRE, agora a mesma planilha me mostra que falta apenas 35 meses (2,91 anos) para alcançar a mesma marca. Portanto, não fique muito bitolado em quanto tempo falta, apenas aproveite a jornada para evoluir como investidor e refinar a sua estratégia com o passar do tempo.

Grande Abraço e até a próxima.

13 comentários:

  1. Olá Aportador!

    Eu compartilho de sua opinião. Devemos aproveitar cada momento da jornada FIRE e não ficar bitolado porque aportou menos, ações caíram...

    Devemos sim, procurar aportar todos os meses se possível, e sobretudo, curtir todo esse tempo com quem realmente importa.

    Acredito que quando menos se esperar, a FIRE estará ai.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Investidor Inglês,

      O foco é no processo, porque a cada mês que passa você estará mais perto do seu objetivo.

      O controle da ansiedade e o lado psicológico é muito importante para gerar as recompensas parciais durante a trajetória

      Grande abraço

      Excluir
  2. Ola aportador!
    Ótimo artigo, gostei muito dos gráficos de acompanhamento da evolução da sua carteira.
    Seria possível voce me disponibilizar uma cópia do modelo da planilha? Lógico, que sem os seus dados patrimôniais. Apenas o modelo da planilha.
    Obrigado
    Neisander10@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Winfut,

      Eu não tenho um modelo de planilha específica para estes gráficos, pois fiz estes gráficos especialmente para esta postagem.

      Vou tentar gerar um modelo e te enviar.

      Abraço

      Excluir
  3. Muito legal a evolução do patrimônio, Aportador.

    Essa questão de focar no PROCESSO é essencial pra qualquer investidor de longo prazo.

    Meu foco inicialmente é romper a barreira dos 48 meses de aportes, ou seja, 04 anos de aportes mensais ininterruptos, esse período que irá me forjar como investidor.

    Estou tentando me policiar contra a ansiedade, para isso intensifiquei a prática de atividade física e leitura, está surtindo efeito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Colheita de Dividendos,

      Você está certo ao definir suas metas e quatro anos de aportes é uma grande marca.
      Quanto a ansiedade eu sugiro alguns gatilhos mentais: pense que ao aportar hoje você está “ajudando” o seu “eu no futuro”. Independente do que você faça, saiba que o tempo vai passar com toda a certeza, apenas foque no processo que você nem perceberá que a cada mês a sua meta estará mais próxima

      Grande abraço

      Excluir
  4. Qual fundo tem concentrado seus aportes no PGBL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, obrigado pela visita.

      No link "Carteira" acima (http://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/p/blog-page.html) você pode acompanhar mensalmente a minha alocação nos fundos de investimentos. Atualmente possuo cotas nos fundos:

      "23.339.936/0001-47
      PGBL VERDE AM ICATU PREVIDÊNCIA FIC FIM 26,38%
      "12.796.193/0001-18
      PGBL CA INDOSUEZ PREVIDÊNCIA FIRF DI CP 13,90%
      "29.722.458/0001-36
      PGBL ALASKA 70 ICATU PREVIDENCIÁRIO FIM 20,15%
      "30.521.533/0001-­80
      PGBL VITREO FOF SUPERPREVIDÊNCIA ICATU FIM 13,53%
      "23.964.741/0001-98 PGBL VINCI EQUILÍBRIO ICATU PREVIDÊNCIA FIC DE FIM II 21,36%
      30.568.854/0001-30 VITREO CARTEIRA UNIVERSA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 4,68%

      Abraço

      Excluir
  5. Olá Aportador!

    Orra, muito bom! Mais de 16% ao ano é uma marca excelente, principalmente considerando que a RV esteve abaixo dos 50% (embora daqui para a frente a RF não vai ajudar muito nesses números...)

    Obrigado pela citação! Realmente, temos que equilibrar nosso tempo kronos com o kairos e aproveitar a jornada, sem ficar fixado em um número mágico.

    Eu mesmo estou nos últimos meses pensando muito nisso em demandar menos "kronos" na administração de minha carteira para gerar mais "kairos" na jornada, tornando minha carteira um pouco mais passiva. Vamos ver se será suficiente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André,

      Eu costumo reler várias postagens do seu blog, essa sobre o tempo é muito interessante.
      Quando a gente muda a percepção sobre o tempo, é algo realmente surpreendente. Que nós possamos gerar bastante “kairos” durante a jornada.

      Grande abraço

      Excluir
  6. Acho importante o acompanhamento da carteira pra não "perder a mão". Eu por exemplo, cheguei a conclusão a uns anos atrás que deveria aumentar o meu aporte e não me preocupar com investimentos... resultou que parei de aportar pois deixei de lado a questão financeira. Hoje vejo que é necessário esse acompanhamento, pra incentivar sempre a guardar mesmo que seja valores baixos. Melhor alguma coisa do que nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Rumo a IF,

      O acompanhamento é importante mesmo que tem meses que a gente quer deixar de lado...Neste caso, o blog ajuda a manter a disciplina nas postagens.
      Já aconteceu alguns meses que eu não tinha vontade nenhuma de postar, mas eu mantive a disciplina. Hoje eu vejo que valeu a pena

      Grande abraço

      Excluir
  7. Vi e tentei diferentes estratégias e métodos, até perder muito dinheiro ao tentar. Até apresentar a nova estratégia que coloquei de volta nos trilhos e consegui recuperar meu dinheiro perdido e ainda fazer um crescimento consistente em todo o meu comércio. O Sr. Carlos Ellison é um profissional incrível, com vasta experiência e profundo conhecimento em negociação agrícola. Ele me ajuda a aplicar a penalidade financeira.

    Invista US $ 500 e ganhe US $ 6000 por semana (7 dias),

    Invista $ 1000 e ganhe $ 12000 por semana (7 dias)
    ,
    Invista US $ 2500 e ganhe US $ 30.000 por semana (7 dias).

    Tudo em lucros semanais e 100% garantido. (Pagamento garantido). Livre para entrar em contato - se você estiver interessado por e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via whatsapp: +12166263236

    ResponderExcluir