10 de agosto de 2020

E como vai a sua saúde?

“Good health is not something we can buy. However, it can be an extremely valuable savings account.” (Anne Wilson Schaef)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo tranquilo? Neste mês de julho de 2020 passei um grande susto: Estava na casa de um parente quando, de repente, comecei a me sentir um mal estar e quando acordei eu estava no chão pois eu tinha desmaiado. Isto nunca tinha acontecido antes e, aparentemente, não possuia nenhum sintoma aparente que eu pudesse desconfiar.

No dia seguinte fui fazer uns exames de rotina e não conseguia ficar em pé muito tempo pois estava muito fraco. Por recomendação de médicos da família resolvi buscar a urgência no hospital: descobri que estava com uma hemorragia interna, fiz transfusão e um procedimento gástrico para parar o sangramento. Felizmente, depois de 4 dias internados eu já estava em casa.


A melhor riqueza é uma boa saúde
 
Após o procedimento, perguntei do cirurgião qual era a causa daquele problema: STRESS! Às vezes durante a pandemia, nós ficamos abalados com as notícias, a perda de familares, a possibilidade de contaminar nossos entes queridos que fazem parte do grupo de risco, etc. Posso garantir para vocês que de Março a Junho deste ano não foi um período fácil, mas jamais imaginaria que isto poderia me causar tanto stress.

No meu caso em particular, sempre pratiquei atividades fisicas, porém ultimamente eu estava sedentário e comendo muita comida processada. Entretanto, devido aos susto que todos nós tomamos tivemos que fazer algumas mudanças:

Reeducação Alimentar 

Após o procedimento (mini cirurgia), fiquei cerca de ima semana com uma dieta líquida/pastosa e a partir da segunda semana estamos seguindo uma reeducação alimentar através de uma nutricionista. Resultado: perdi 4 kg em um mês e me sinto muito bem, com mais disposição para fazer exercícios físicos.
Por incrível que pareça, os gastos com alimentação (supermercado + fora de casa) cairam drasticamente com estes novos hábitos. Aos poucos a gente vai se readequando a esta nova realidade, mas eventualmente poderei comer tudo o que desejar.

Orientações em caso de morte

Por mais que a gente pense que nunca vai acontecer, estamos sujeitos aos obstáculos que a vida nos impõe. Aos poucos estou organizando os meus investimentos (trazendo para uma única corretora), regularizando alguns imóveis, explicando detalhadamente o que fazer em caso de morte.
Quando você tem filhos pequenos, a maior preocupação é que nada falte para eles caso você esteja ausente. Do ponto de vista financeiro, acredito que a minha família teria condições de se manter bem durante algum tempo caso aconteça algo comigo.
Alguns colegas da blogosfera sabem da minha identidade e possuem o meu contato. Caso aconteça a minha morte, eles serão notificados pelos meus familiares.

Planejar recompensas intermediarias antes da IF

Acredito que alguns leitores não conheceram a história do blogueiro VDC (Viver de Construção), ele tinha vários planos e conseguiu chegar na IF. Porém, mesmo jovem, ele morreu logo em seguida.  No meu caso em particular, não tive risco de morte em nenhum momento, mas como estamos em uma pandemia não sabemos como nosso corpo poderia reagir ao Covid-19. 
Desta forma, pretendo realizar períodos para usufruir parte da renda gerada, suspendendo os aportes para ter várias experiências enquanto jovem pois possuo menos de 40 anos. Na minha humilde opinião, viver experiências com as pessoas que você ama vale muito mais do que um patrimônio multimilionário. O dinheiro é meramente uma ferramenta para você realizar os seus objetivos, nunca deve ser um fim em si.
Mas quando seria esta parada? Como seriam estas recompensas? Quanto tempo falta? É tanta variável que eu gostaria de tratar todos estes pontos em uma postagem especifica.

Conclusão 

O principal objetivo desta postagem é alertar você que gosta de finanças e dedica seu tempo para ler este blog: Cuide da sua saúde sempre. Não espere ser surpreendido como eu fui para ter hábitos mais saudáveis, pois não adianta você ter um bom patrimônio financeiro se não tiver uma boa saúde para usufrui-lo.
Estabeleça metas intermediárias e obtenha recompensas para se manter firme na jornada. Além disso, não se esqueça de viver em equilíbrio pois o presente é tão importante quanto o longo prazo. 

Grande abraço e até a próxima.

15 comentários:

  1. Olá, AF.

    Que bom que tudo ocorreu bem. Essa quarenta estava fazendo muita gente ficar estressada. Eu mesmo às vezes ando um pouco. Tinha parado de correr devido ao fechamento do parque. Agora estou voltando.

    Sobre o vírus chinês. Eu fui infectado. Tive tipo um resfriado bem de leve por 3 dias. Depois de uns 20 dias resolvi fazer o exame e deu que eu já tinha pegado.
    Vou relatar isso lá no blog com mais clareza.

    Cowboy Investidor

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Cowboy,

      Ainda bem que você está melhor. Já comecei a fazer exercícios com mais regularidade e estou bem.
      Tem um parque em frente de casa que continua fechado, quando reabrir eu irei lá com certeza.

      Muito sucesso para você, abraço.

      Excluir
  2. Saúde física e mental é muito importante. Não adianta ter dinheiro e ser uma rolha de poço ou um arrogante estúpido.
    Encontrar esse equilíbrio torna a vida muito mais bem aproveitada.
    Não é nada tão difícil ou que exija um empenho sobrehumano.
    Comer legumes, verduras, frutas, carne e carboidratos de forma moderada e evitar os excessos de produtos industrializados é totalmente acessível.
    Caminhar, correr ou puxar um peso algumas vezes na semana também é tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Aportador Consciente,

      O mais importante é o equilíbrio, buscando aproveitar o presente com o foco no futuro.
      A partir do momento que você adquire bons hábitos, você nem sente tanta falta daqueles hábitos nocivos.
      Eu sempre gostei de praticar exercícios e agora mais ainda

      Obrigado pela visita, abraço

      Excluir
  3. E ai Aportador!

    Conhecendo o seu blog hoje e já gostei!

    Realmente precisamos cuidar muito bem da nossa saúde, fazer a nossa parte, embora isso também não seja garantia de nada. Eu mesmo passo com um clinico geral que também é cardiologista de seis em seis meses (estou na casa dos 40). Faço um checkup geral e atualmente estou fazendo caminhadas e cuidando melhor da minha alimentação, tentando diminuir os alimentos processados.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo A Virada do Jogo,

      Só o fato de você fazer um checkup anual e evitar os alimentos processados já te coloca a frente de muita gente.
      Temos que fazer a nossa parte hoje para não nos arrependermos no futuro

      Abraço

      Excluir
  4. É meu amigo, as vezes precisamos de um susto como esse para começar a viver de verdade. Relatos como o seu, já cansei de ver na vida real. Meu pai foi um desses, que em um um belo dia acordou com um caroço no pescoço, e com suspeita de AVC.

    Motivo? Estresse!

    Então está uma coisa perigosa na vida de todo ser humano, temos que cuidar, viver a vida. Depois de certo patamar, como vi que você já está. Não tem o porque se preocupar tanto com coisas banais. Faça exercicios, cuide da sua saúde, da sua familia, trabalho e hobbies. As coisas irão melhorar. Viva em equilibrio e harmonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou tudo Peão Playboy,

      A partir de um certo patamar, não tem porque se preocupar tanto. O dinheiro serve apenas como um instrumento para alcançar os objetivos, nunca deve ser um fim em si.
      As coisas já estão melhorando a cada dia.

      Te desejo muito sucesso também, abraço

      Excluir
  5. me manda uma msg, vamos para o TRIathlon ! espero que esteja bem de saúde, após o susto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Rodrigo,

      Só não sou muito bom na natação, mas posso melhorar. Já na corrida e bicicleta eu me garanto mais.
      A alguns anos atrás eu praticava corrida de rua e cheguei a fazer 1h49m em uma meia maratona (21km)

      Abraço

      Excluir
  6. E ai Aportador
    Fico feliz em ver que vc está construindo um história diferente a partir desse susto.
    Continua na luta
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Investidor Universitário,

      O motivo desta postagem é para alertar os demais colegas sobre os cuidados com a saúde.

      A luta continua, sendo agora firme e forte.

      Grande abraço

      Excluir
  7. Excelente post! É sempre bom relembrar desse tópico, mesmo ele sendo bem corriqueiro na finansfera é bom sempre retocar. Eu mesmo tento cuidar muito da minha saúde mas diversas vezes já me surpreendi saindo da linha chutando o balde longe. Tenho que melhorar! Valeu =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário sempre lembrar de cuida da saúde,

      As vezes podemos nos permitir chutar o balde pra longe, mas o foco é sempre manter o equilíbrio.
      E conforme o tempo passa, devemos redobrar os cuidados

      Grande abraço

      Excluir
  8. conhecço muita gente assim e não dá ouvido até a hora H...

    ResponderExcluir