12 de dezembro de 2016

[Livro] The Little Book That Still Beats the Market (Joel Greenblatt)

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." 
(Platão)

Estava lendo um artigo interessante no blog Investidor Inglês, que fez referência ao livro The Little Book That Still Beats the Market, de Joel Greenblatt. Este livro é uma atualização da versão original que foi escrita em 2005 e traduzida como O Mercado  de  Ações  ao  seu  Alcance. Na versão mais recente, foi acrescentada uma análise sobre a crise financeira de 2008 e o desempenho do modelo até o final de 2009.

Qual o segredo para "bater" o mercado?

O resumo da primeira versão do livro encontra-se aqui. O autor começa exemplificando a dificuldade de estimar corretamente o valor de um negócio, ou seja, a complexidade de encontrar o seu valor intrínseco. O objetivo do livro é ser tão simples que até uma criança seja capaz de entender,  ensinando como ter sucesso no mercado de ações.

A fórmula mágica

Greenblatt, um professor univesitário, perguntou aos seus alunos: Por que o valor de mercado das companhias americanas possuiam grande variação durante o ano enquanto que os valores fundamentais de seus negócios permaneciam praticamente inalterados? A resposta a essa pergunta foi: "Ninguém sabe... O fato é que não interessa porque as pessoas estão dispostas a comprar ou vender ações a preços tão diferentes no curto prazo. Eu só tenho que saber que elas fazem isso!"

Ao afirmar que: "Comprar bons negócios a preço de barganha é o segredo para ganhar muito dinheiro", foi apresentada uma fórmula para identificar as companhias mais descontadas pelo mercado, gerando um ranking de acordo com o que ele chamou de "a fórmula mágica".

Há uma versão simplificada da fórmula mágica no qual ordernava as empresas pelo P/L  (Preço/ Lucro) e  ROE (Retorno sobre o Patrimônio) de forma crescente e decrescente respectivamente, somando-se as posições gerando um novo ranking simplificado.

A fórmula mágica consiste em ordernar as empresas pelo EV/EBIT (Enterprise Value / Earnings Before Interest and Tax) e ROIC (Return on Invested Capital) de forma crescente e decrescente respectivamente, somando-se as posições gerando um novo ranking conforme explicado aqui.

Esta fórmula funciona?

Escolhendo as 30 primeiras empresas do mercado americano, rebalanceando uma vez por ano durante o período de 1988 a 2004, este portifólio obteve um retorno de anualizado de 30,8% em comparação a média do mercado (S&P500) que foi 12,4% no mesmo período.

Mas se esta fórmula é tão mágica, por que nem todos estão ricos? A razão, segundo Greenblatt, é mantar o emocional controlado em períodos de baixa. Considerando o período de 1999 a 2009, conhecida como a década perdida, a fórmula gerou 13,5% de retorno anualizado contra 0,9% do S&P 500, mesmo acontecendo dois períodos de baixa performance do mercado.

Conclusões

Se investir em ações fosse algo simples que pudesse ser explicado através de uma fórmula, todos estariam ricos. O mais importante, não minha humilde opnião, é que você deve definir a sua estratégia.

O livro é interessante, vale a leitura, mas não podemos considerar que esta formula se aplica aqui no Brasil sem um estudo mais aprofundado. Este ranking pode ser um indicador, porém há outros fatores que devem ser levados em consideração.

No próximo artigo, através de uma planilha google,  será explicado como recuperar os dados do site fundamentus automaticamente, bem como extrair os dados de diferentes abas, calculando o ranking.

Planilha google que calcula a "fórmula magica"

Nota de Atualização: A planilha já está disponível na postagem Planilha com a formula mágica para escolher ações

Até o próximo artigo, grande abraço.

10 comentários:

  1. Olá Aportador!

    Obrigado por indicar meu post!

    Concordo com sua conclusão! Essa formula é só mais um parâmetro dentre vários para se escolher uma empresa para investir!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Inglês, obrigado pela visita.

      Eu prefiro adaptar um outro processo baseado no método SEMPRE explicado no livro "Investimento para não especuladores" (Mauro Calil e Paulo Portinho). Vou abordar esse métodos mais a frente.

      Abraços.

      Excluir
  2. opa Aportador, blz?

    Eu li esse livro. Não gostei da estratégia do cara. Se fosse fácil assim ele teria zerado na vida.
    Adicionei vc no meu blogroll.

    Primeira vez que vim aqui foi hoje, não sabia da existência do seu blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frugal,valeu pela visita.

      No pŕoximo artigo eu vou mostrar como extrair os dados do site fundamentus de forma automática, por isso eu tive que exemplificar através deste livro.

      Grande Abraço.

      Excluir
  3. Como me casdastro para receber atualizações do seu blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Hudson, obrigado pela visita.

      Já está adicionada esta opção no menu lateral.

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Olá Aportador, gostei demais do seu blog, e da maneira de explicar. Acompanho esse meio financeiro há um bom tempo, mas só agora estou entrando na blogosfera das finanças, devagarzinho, mas estou, rsss.
    Adicionei à minha lista seu blog ;)

    Continue sempre com esse ótimos posts.

    Segue meu blog:

    https://diariodefinacasonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bemvindo a blogosfera financeira Investidor Online,

      Seu blog já está adicionado.

      Abraços.

      Excluir
  5. Boa noite! Aportador Financeiro, obrigado pelos ricos conteúdos aqui disponibilizado.
    Eu li o livro Magos Do Mercado e vi a passagem quando falam do método SEMPRE. Você acha que seria possível basear nesses dois métodos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,

      Os dois métodos utilizam o conceito de reversão a média, comparando o passado para prever o futuro.
      Para algumas empresas eu acho que estes métodos são válidos, para outras não. Por exemplo: Você aha que ABEV3 e UGPA3 conseguirão manter os niveis de crescimento de lucros dos ultimos 10 anos? É necessário que a nossa economia cresca bastante para que isso aconteça.
      O livro "Investimentos Para não Especuladores. O Método Sempre, Versão Brasileira do Método" (https://www.amazon.com.br/Investimentos-Especuladores-M%C3%A9todo-Sempre-Brasileira/dp/8502616056) explica bem esse método. O único problema é quando a empresa tem lucro não recorrentes que destorcem os resultados.

      Eu tenho as planilhas do metodo SEMPRE preenchida para algumas empresas, posso fazer uma postagem a respeito.

      Grande abraço

      Excluir