20 de maio de 2017

Transferência da Carteira: Drivewealth para TDAmeritrade

"Nada é permanente, exceto a mudança" 
(Heráclito)

Olá prezados leitores, hoje abordarei um assunto relacionado a postagem Como abrir a conta na corretora TD Ameritrade, explicando sobre como transferir a sua Carteira da Corretora Drivewealth para a TD Ameritrade.

Transferência entre corretorras

Para solicitar a transferência é necessário você ir na corretora de destino (TD Ameritrade)  na opção My Account -> Deposit and Transfer -> External Securities Transfer. Nesta opção é necessário identificar a corretora de destino, principalmente o banco que possui a custódia das suas ações.

No caso da Drivewealth, o Clearing Broker/Custodian é  "Industrial and Commercial Bank of China Financial Services, LLC". Portanto, é necessário gerar um relatório na corretora de origem com a posição da sua conta "Account Statement" e anexar no pedido de transferência.

Vou ressaltar alguns pontos importantes, principalmente os custos envolvidos:
  • Você não pode transferir ações no "francionário".
  • É necessário imprimir a sua solicitação de transferência e enviar pelo correio para a TD Ameritrade, só isso já leva mais de um mês.
  • O custo de transferência (ACAT - fee charged) foi de absurdos $100.
  • O valor referente ao ACAT deve estar na corretora de destino (TD Ameritrade), embora alguns dias a sua conta de origem (Drivewealth) poderá ficar com saldo negativo (-$100), mas não se preocupe com isso.

Como a TD Ameritrade é commission-free na compra de alguns ETFs (veja aqui), irei diluir este custo da transferência ao longo do tempo. Embora até o início do mês o dolar estava mais barato (R$ 3,10) para o envio de remessas, infelizmente não comprei nenhum ativo no exterior aguardando a conclusão das transferências e o pagamento destas taxas. 

Na próxima postagem, irei falar sobre o Circuit Breaker que o ocorreu esta semana e como isto está relacionado com a minha capacidade de aporte.

Até a próxima, grande abraço.


33 comentários:

  1. Olá Aportador!

    Muito boa sua postagem!
    Algum motivo especial para encerrar a conta na Drivewealth?
    Achei o custo de transferência bem pesado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janota,

      Eu resolvi transferir para TD Ameritrade para não pagar corretagem na compra de ETFs. Também achei pesado o custo da transferência.

      Eu não encerrei a conda na Drivewealth porque se eu desejar fazer stock picking, a Drivewealth será mais barato.

      Resumindo, TD Ameritrade => Carteira de ETFs; Drivewealth => Stock Picking

      Grande Abraço.

      Excluir
    2. Mas pra quê então transferir? Não poderia manter as duas contas e ir fazendo as compras novas de ETF na Ameritrade?

      Excluir
    3. Preferi transferir pra controlar melhor os proventos recebidos. Como vou ficar pelo menos 25 anos com essa carteira acumulando recursos preferi unificar agora no começo da caminhada

      Abraços

      Excluir
  2. Obrigado!
    O seu blog e de outros aqui me incentivaram a abrir uma conta no exterior (em andamento) principalmente por terem desmistificado o processo.
    E minha ideia é essa; manter 2 contas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, fico muito feliz em poder ajudá-lo.
      Sucesso nos investimentos no exterior.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Fala Aportador

      Fiz um post sobre o assunto e fiz a devida citação deste seu post!
      Grande abraço!

      Excluir
    3. Obrigado Janota, vou lá conferir.

      Abraço.

      Excluir
  3. Meu caro,
    Pode informar,ntalvez por um post,ncomo fica a declaracao de ir?
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Mineiro, obrigado pela visita.

      Eu posso fazer sim uma postagem passo-a-passo. Já fiz a minha declaração de IR e não fiquei na malha fina. Utilizei a postagem do Viver de Dividendos como referência: http://viverdedividendos.org/declarar-acoes-do-exterior-no-imposto-de-renda-ir/

      Basicamente você tem que informar de maneira consolidada (somente o total) da sua carteira de ações no dia 31/12/2016 e o total de dividendos recebidos no ano (convertido para real) com o imposto retido na fonte (também convertido para real). Como o imposto retido na fonte é de 30% (acima da alíquota de 27,5% aqui no Brasil) você não precisa pagar nada de imposto sobre Dividendos, além disso como o Brasil possui acordo de bitributação com os EUA não precisa declarar nada para a receita federal de lá (IRS).

      Tentarei explicar melhor em uma postagem específica, grande abraço

      Excluir
  4. Aportador, 100 Trumps é muita coisa. Quanto pagava na compra de ETF?

    Sei que já está feito mas talvez fosse melhor ir comprando na Ameritrade e vendendo no Drive conforme o preço fosse caindo. Se fizesse essa transição no mesmo dia e com valores menores que 35k Temers, você só perderia o valor da corretagem de venda do ETF na Drive já que a Ameritade não cobra pra comprar. Deste modo poderia ter vendido tudo na Drive e comprado na Ameritrade que seria mais rápido e mais barato.

    Resolvi deixar registrado aqui para os futuros que possam precisar de transferencia de custódia pensar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BPM, obrigado pela visita.

      Realmente essa taxa é muito alta. Nem eu imaginava que seria tudo isso. Nas pesquisas que eu fiz o valor máximo foi de $75 Trumps.

      Eu resolvi transferir tudo para facilitar o meu controle. Mas se eu resolvesse vender e resgatar na Drivewealth eu pagaria $15 de corretagem mais $25 de taxa de resgate, sem contar com a variação dos preços de compra dos ativos. Em resumo, era muito mais trabalhoso.

      A dica que eu deixo pros leitores é: monte a sua estratégia antes de de escolher a corretora, pois isto pode de economizar USD 100 de transferência.

      Grande Abraço BPM

      Excluir
    2. Entendi. Neste caso as taxa são bem altas mesmo. O barato sai caro. As vezes você não paga taxa de custódia em uma corretora mas no fim das contas paga altas taxas em outras coisas.

      Eu uso o Interactive Brokers e nesse caso teria sido até melhor mas tem custódia de 10 Trumps mensais que são deduzidos da corretagem. A corretagem é de 1 Trump para ações e de 5,90 para ETF (se não me engano)

      Cara, 15 de corretagem e 25 de taxa de resgate é muita coisa. A variação do preço do ativo não seria grande porque venderia em um dia e compraria logo na mesma semana mas realmente me espantei com essas taxas.

      Abraço!

      Excluir
    3. O custo do ETF vai depender da bolsa (exchange) que escolher. Para compra de ETFs sediados na Irlanda a exchange na Suiça é a mais cara, dai a preferencia pela de Londres (LSE) que é mais barata, tem boa liquidez e ainda pode se comprar em dolar sem precisar da operacao de cambio de dolar para outra moeda.

      Excluir
  5. OAF, como funciona a transferência de recursos para essa TDAmeritrade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, é bem simples através da Remessa Online.

      Você informa o banco (TD Ameritrade Clearing, Inc), o ABA Routing Number (104000016) e número da sua conta. Em dois dias o dinheiro estará disponível na sua conta.

      Para moradores dos Estados Unidos, essa corretora oferece até um cartão de débito associado a sua conta.

      Obrigado pela visita, grande abraço.

      Excluir
  6. Eu tenho conta na Drivewealth há uns dois anos e estou pensando em transferi para a TD Ameritrade ou IB, mas pagar 100 dólares está fora de cogitação. Acho a Drivewealth muito limitada, não oferece negociação de opções...Gostaria de fazer lançamentos cobertos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oxente, obrigado pela visita.

      Realmente 100 é muita grana pra fazer a transferência. Um dos motivos que eu resolvi transferir é a possibilidade de fazer hedge da carteira ou remunerar a carteira com venda coberta através de opções. É impressionante a liquidez que existe nas opções no mercado americano, tem contratos com vencimento daqui a 6 meses com bastante liquidez. A corretagem de opções é cerca de 7 dólares na TD Ameritrade.

      Uma outra sugestão pra vc seria abrir conta na TD Ameritrade e parar de enviar recursos para a Drivewealth. Como ambas não possuem custo mensal, vc pode manter as duas contas.

      Abraços

      Excluir
  7. Aportador, eu enviei os documentos por um aplicativo de smartphone que funciona como fax, foi bem mais rápido. Deu tudo certo. O app é ifax. No dia seguinte ao envio, a TD Ameritrade já confirmou o recebimento e iniciou o processo de transferência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Oxente,

      Nem tem custo com os correios, muito bom.

      Valeu pela dica. Abraços

      Excluir
  8. As transferência já foi executada (hoje, 23 de agosto). Os ativos já estão na TD Ameritrade e a taxa de 100 dólares já foi descontada. Bom, a taxa é cara mesmo, mas considerando que fiquei 18 meses na Drivewealth, e gastei 60 dólares com corretagem, considero foi bom, porque se estivesse na Interactive Broker, por exemplo, teria gasto 180 dólares (10 por mês).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxente,

      Teria gastado 180 no IB caso não tivesse feito nenhuma compra no período. Fez alguma?

      Excluir
    2. Olá Oxente,

      Acho que você teria gasto 120 dolares na IB, já que você gastou 60 dolares da Drivewealth.

      Fico feliz em ter te ajudado a reduzir os custos.

      Excluir
  9. Voltando ao tópico, recebi alguns dividendos na drivewealth após a transferência...Agora não sei como tirar esse dinheiro, já que os custos superam o saldo!

    ResponderExcluir
  10. O apontado, ótimo post. Queria saber se você precisou do visto americano para abrir a conta na TD. Pergunto isso porque o meu está vencido e seria um custo a mais.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário, pois é apenas um campo de preenchimento.

      Se não quiser preencher, acredito que não terá problemas

      Obrigado pela visita e abraço

      Excluir
  11. Boa tarde, o saldo na conta é migrado também ou somente os assets? O que significa nao poder mover ações no fracionário?

    Então eu preciso deixar 100
    Dólares no Sado em conta antes de fazer a solicitação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, desculpe a demora pela resposta.

      No meu caso da Drivewealth, o Saldo ficou negativo na hora que foifeito a transferência. Foi cobrado os USD 100 da minha conta da Drivewealth.Exatamente, você precisa ter pelo menos 100 dolares na conta.

      Não pode mover ações em quantidades francionárias, por exemplo, a quantidade de ações na sua carteira tem que ser números inteiros.
      A transferencia deve durar cerca de uma semana.

      Abraço

      Excluir
    2. Muito obrigado por passar para responder :)

      Excluir
  12. Existe uma opção chamada DTC que é bem mais barata se você tiver poucos ativos. Na DriveWealth se paga 15 dolares por ativo. Eu fiz isso para transferir um ativo para a Interactive Brokers e funcionou certinho. Segue a mesma regra, devem ser ativos que não são fracionados, ou seja, números inteiros.

    Eu só descobri essa opção por que não funcionou minha ACAT para a IB. Nossa, tive muitos problemas, tentei 3 vezes. Fazendo essa DTC foi de primeira, fica a dica. Além do mais você economiza um bom dinheiro :)

    Se você tiver muitos ativos dá também para vender todos e deixar todo o valor em apenas 1 ativo, assim você transfere todo o capital pagando 15 dólares e recompra eles na outra corretora, uhu!

    ResponderExcluir
  13. Pode ensinar como preencher o formulario completo para transferência de custodia?

    ResponderExcluir