14 de julho de 2017

Amortização do Financiamento - Parte I

"You can't be in debt and win. It doesn't work" 
(Dave Ramsey)

Olá prezados leitores, hoje teremos uma breve postagem para registrar a amortização parcial do financiamento imobiliário. Se você não leu a postagem Investir ou Pagar Financiamento Imobiliário?, recomedo a leitura para entender a minha situação.
Em breve pretendo me livrar das dívidas
Durante este mês de Julho/2017 tive uma receita não recorrente e como a taxa SELIC está em trajetória de queda, resolvi amortizar R$ 6.500,00 do saldo devedor do financiamento imobiliário. Desta forma, podemos observar o antes e depois:

Antes e Depois de amortizar R$ 6.500,00
O valor da parcela ficou R$ 1331,31, sendo R$ 390,16 de juros/seguros/taxas. Atualmente  neste financiamento, a Taxa Interna de Retorno (TIR)  é cerca de 10,73% ao ano, ou 0,85% ao mês. Como a taxa de juros do título pré fixado do Tesouro Direto (LTN 2023) está 10,40% ao ano, é mais vantajoso amortizar o financiamento do que investir na renda fixa.

Conforme o excelente post do blogueiro Investidor de Risco As 5 etapas para a independência financeira e 2 etapas extras que você pode conquistar, estou buscando a etapa Desalavancagem Financeira ao eliminar todas as minhas dívidas. No momento as minhas dívidas possuem o seguinte status:

Saldo devedor: R$ 48.974,26
Valor da parcela: R$ 1.331,31
Total de juros/taxas/seguro:  R$ 390,16
Prazo restante: 52 parcelas até OUT/2021
Taxa Interna de Retorno (TIR): 10,73% ao ano.

Considerações finais

Não pretendo registrar mensalmente os valores do financiamento imobiliário, apenas quando houver uma amortização relevante. Acredito que alguns leitores estejam na mesma situação que eu me encontro, para estes eu recomendo fazer as contas e buscar gradativamente avançar as etapas da tão sonhada independência financeira.

Grande abraço, até a próxima.




12 comentários:

  1. Aportador,

    Estou quase no momento de começar a amortizar também. Meu financiamento é de 7,7% ao ano efetivo total então ainda tá valendo um pouquinho, só que já estou pensando em amortizar ao invés de aportar mas só a partir de janeiro por motivos de gastos com mudança.

    Com seus aportes você consegue quitar isso até dezembro, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BPM, tudo tranquilo?

      Que legal a sua viagem à Grécia, fiquei com vontade de conheca ainda mais. Já tinha vontade de conhecer, mas depois da sua postagem será com certeza um destino certo no futuro. Em Novembro irei à Tailândia, Malásia e Singapura.

      Em relação ao financiamento, o que mais pesou foi a Taxa Interna de Retorno de 10,73% ao ano apesar da taxa de juros contratual ser 8,5% ao ano. Portanto, eu te recomendo fazer as contas utilizando a TIR. O cálculo da TIR está disponível na planilha da postagem anterior.

      O Mercado já precificou a SELIC em 8,5% até o final do ano, e talvez ainda menor em 2018. Até lá eu vou amortizando parcialmente pra no futuro aumentar um pouco mais a minha capacidade de aporte, mas acho que só no ano que vem eu consiga quitar completamente o financiamento.

      Grande abraço e sucesso.

      Excluir
    2. Aportador,

      Espere até ver os outros posts sobre a Grécia, tenho certeza que sua vontade vai aumentar ainda mais.

      Eu tenho planos de ir ao sudeste asiático mas pesquisei que a melhor época é entre novembro e março então para este ano fui de Grécia. Tem muita coisa legal pra visitar na Tailândia, Laos, Vietnam, Camboja, Mianmar, Malásia, Indonésia, Bali e por aí vai....

      Excluir
  2. Olá Aportador!

    Legal cara! Também penso em amortizar, mas só farei isso quando a minha situação estiver melhor. Onde trabalho não está nada bem das pernas. Onde minha mulher trabalha idem. Então, apesar de vantajoso, ficarei no aguardo...

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Inglês,

      Você está certísimo, primeiramente monte o seu colchão de segurança depois você avalia se vale a pena amortizar. O meu raciocínio é o seguinte: Entre o Tesouro SELIC ou amortizar qual que me oferece hoje o melhor retorno? Resolvi amortizar.

      Espero que esta turbulência passe logo na vida profissional da sua família. Grande abraço.

      Excluir
  3. Também vivo esse dilema de amortizar ou aportar. No meu caso o apto está alugado e o aluguel praticamente empata com a prestação, além disso também peguei uma taxa de juros bem atrativa, na época que a Caixa ainda fazia isso, então fico um pouco mais tranquilo.

    De qualquer forma é sempre bom se livrar de dívida, devo acabar adotando a estratégica de utilizar receitas não recorrentes para amortizar o financiamento.

    Em tempo, te adicionei no meu blogroll.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Senhor Ministro, obrigado pela visita.

      Tem situações que não vale a pena amortizar, eu fiz os calculos no meu caso vale a pena quitar antecipadamente com essa queda nos juros. Fico imaginando o momento que finalmente não terei dívida nenhuma.

      Já adicionei você no blogroll. Abraços.

      Excluir
  4. Olá aportador. Não sei posso dizer que estou na "mesma" situação, pois meu caso são consignados, feitos na época da gastança. Então como os juros são consideravelmente altos, estou pagando tudo antes de começar a aportar novamente.

    Nesse seu caso, também creio que tomaste a decisão certa. Quando terminar, os aportes ficarão bem melhores.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IO,

      Já experimentou trocar os consignadas de juros altos por um de juros menor nos dias de hoje? Teve muita gente que tinha empréstimos a juros de 4% e conseguiram renegociar a 1,8%.

      Excluir
    2. Olá Investidor Online,

      Você está certo em acabar com as dívidas com consignado. Aproveite esta quedas dos juros para renegociar sua dívida com outras instituições. Parabéns pela mudança de postura de gastador a Investidor.

      Obrigado pela visita e grande abraço.

      Excluir
  5. Ótimo Aportador!
    Espero que saia logo dessa dívida!

    Sucesso meu amigo,
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado FPI,

      Acabar com as dívidas é uma etapa fundamental para alcançar a independência financeira. Vamos sempre em frente.

      Grande abraço meu amigo

      Excluir