24 de maio de 2018

Is America Great Again?

"My dream is of a place and a time where America will once again be seen as the last best hope of earth." 
(Abraham Lincoln)

Olá meus amigos, estou de volta depois de uma curta viagem aos EUA conforme eu tinha comentado no Fechamento de Abril/2018. Aconteceu alguns incidentes que irei abordar logo abaixo, mas durante este período eu não li nenhuma notícia do Brasil, nem acompanhei como estavam as cotações na bolsa de valores.

Hoje quando eu abro o noticiário e percebo que está acontecendo uma greve dos rodoviários, falta de combustível nos postos, filas quilométricas e racionamento de compra de alimentos no supermercado, sinto uma enorme vontade de sair definivamente do Brasil. Não penso necessariamente em ir aos EUA mas irei narrar algumas situações que vivenciei como usuário de algumas empresas listadas no mercado americano.
E o Brasil indo para o caos...
Conforme eu tinha comentado anteriormente, toda família (10 pessoas) foi para a Flórida onde o clima no mês de maio é quente variando de 22° a 29° com um pouco de chuva. Nosso vôo chegou em Miami e pegamos o carro para viajar 380km até chegar em Orlando. Entretanto, pela primeira vez nós tivemos nossas malas extraviadas, sendo o total de 5 malas que não nos foram entregue. Confesso que nunca levo nada na bagagem de mão e como a Sra Aportador está grávida e meus sogros já serem pessoas de idade, tivemos que providenciar novas roupas e material de higiene pessoal.

Parece bobagem, mas eu preciso ressaltar: Se você deseja ir ao exterior, desenvolva bem o seu nível de inglês. Durante  todo o processo, mantive o contato por telefone com a companhia aérea (Copa AirLines) e eventualmente tive que ir ao aeroporto para maiores esclarecimentos. O resultado final foi: 4 dias para receber todas as malas no hotel, sendo que fomos reembolsados em USD 200 pela companhia aérea e teremos um ressarcimento adicional de USD 300 através do seguro viagem.

Apesar de termos passado pouco tempo na cidade de Orlando/FL, é visível a quantidade de obras de infraestrutura que estão sendo feita na cidade, bem como quantidade placas "We are hiring" (Nós estamos contratando) nos estabelecimentos. Durante esta curta passagem pude ter a experiência como cliente de três empresas abaixo:

Amazon.com, Inc. (NASDAQ: AMZN)

Se você é do tipo de turista que gosta de passar horas dentro de lojas olhando vários produtos, comparando preços, imaginando quando vai precisar de algum item, siginifica que somos totalmente diferentes! Eu prefiro montar a lista de itens que quero comprar pelo site da Amazon.com e peço para entregar em um Amazon Locker mais próximo do hotel.

É realmente muito prático, pois eu fiz as compras ainda no Brasil e dependendo do valor de frete que você escolher, poderá variar o prazo de entrega. Basta acompanhar pelo aplicativo de celular que você receberá um código de 6 números para abrir o locker. Além disso, os seus produtos terão até 3 (três) dias para serem retirados.

No meu caso particular, uma encomenda demorou muito e acabei voltando ao Brasil antes de chegar no locker. Desta forma, eu solicitei a devolução através do aplicativo e os valores serão estornados no meu cartão de crédito. Resumindo: simples, fácil e rápido.

Sem dúvida Jeff Bezos merece estar no topo da lista de bilionários da Forbes, pois seu marketplace agrega muito valor a bilhões de usuários. Se você quer otimizar o seu tempo para ter experiências mais interessantes do que ficar horas fazendo compras, utilize um Amazon Locker.

Walt Disney Co (NYSE: DIS)

Orlando é uma das cidades mais visitadas nos EUA (fonte) devido a inúmeras atrações, principalmente os parques da Disney. Lembrando da postagem Você já foi a Disney?  do nosso colega Surfista Calhorda, onde este mostra que muitas pessoas dão muito valor a viagens a Disney do que educação/cultura em geral.

Particularmente, eu nunca tive interesse em ir ao parque da Disney porque nunca me chamou a atenção e nem gosto dos seus personagens, mas alguns membros da minha família foram ao parque. O ingresso custa cerca de USD 120 por pessoa, o estacionamento custa USD 22 e parece que uma água lá dentro custa USD 9. Entre os membros da família há um industrial que possui um altíssimo padrão de vida, mas não ostenta nada porque nem possui perfil em redes sociais.

Quando você vai na loja da Disney em uma área turística, você entende porque a empresa possui um receita anual de USD 55 Bilhões (fonte): É muita gente comprando de tudo.

Devemos lembrar que a franquia Star Wars que foi adquirida pela Disney, ou seja, esta continua sendo uma máquina de ganhar dinheiro. Uma marca conhecida que possui uma vantagem competitiva na área de entretenimento para todas as idades.

Walmart (NYSE: WMT)

Irei citar brevemente o processo de autoatendimento existentes nos hipermercados Walmart que funcionam durante 24 horas. Devido ao extravio das bagagens, chegamos cerca de uma hora da manhã no hotel somente com a roupa do corpo. Se fosse aqui na minha cidade no Brasil estaríamos perdidos porque não tem nada aberto.

Autoatendimento do Walmart
Durante a madrugada há somente um funcionário orientando vários terminais de autoatendimento no qual você passa todos os itens, faz o pagamento e embala suas compras.

Nessas horas bate uma tristeza em relação ao Brasil porque este tipo de iniciativa dificilmente daria certo por aqui porque algumas pessoas tentariam tirar vantagem.

Conclusão

Depois de ler a postagem Por que estou parando de investir no Brasil hoje !  do AA40 tive a confirmação que devo investir mais no exterior para não ficar tão exposto ao caos que sempre existe no Brasil. Apesar da queda das ações recentemente, estou tranquilo e com vontade de comprar mais ativos em renda variável no Brasil e principalmente no exterior.

Este foi um pequeno relato da viagem no qual aproveitei bastate, pois tive várias experiências gratificantes. Além disso, tive a impressão positiva do momento econômico atual nos EUA.
Bons investimentos a todos e grande abraço.

18 comentários:

  1. Estou estudando um pouco os REITs e assim que tiver um pouco mais de segurança vou começar a investir neles, depois pretendo passar pra ações americanas, estou cheio desse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Pra quem quer ter renda em moeda forte o valor do dólar não influencia tanto no longo prazo.
      Apenas não gostaria que o dólar disparasse para 5 reais. Eu também não tenho tanta esperança nesse país.

      Abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu Inglês,

      Apesar dos transtornos ocorridos na viagem, ainda considero que o Brasil não é para amadores.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Nem me fale em Disney espero nunca mais voltar aquele lugar abarrotado de gente (ou brasileiros). Não sei oq ue o povao ve nessa p..
    Amzn é bacana mas o valor da empresa esta hiper inflado e jamas compraria nestes patamares.
    Wmt está no meu radar devido aos bons dividendos crescentes pagos
    abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Anônimo,

      Eu imagino que o parque só vale a pena pra quem gosta, que não é o meu caso. Mas uma coisa eu tenho que reconhecer: a Disney sabe ganhar dinheiro.
      Também acho que Amazon está muito esticada, mas como não faço timing para comprar ações, considero uma empresa espetacular no trato com o cliente.
      Walmart é o maior varejista do mundo.

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Fala Aportador! Bem vindo ao caos! (mas ainda dá para ganhar dinheiro com essa volatilidade por aqui rsrsrs).

    Esse negócio de perder a bagagem é complicado. Comigo só ocorreu uma vez em um voo interno do Brasil, mas eu tinha uma mochila com as primeiras necessidades e recebi a mala menos de 24hs depois.

    Bem interessante esse lance do Locker da Amazon!

    Sobre o auto atendimento em supermercados, há um piloto no supermercado Enxuto, de Limeira, que uso volta e meia (minha sogra mora lá): passo minhas compras na máquina, ela soma tudo, pede o cartão, pago e vou embora. Eles mantêm "auxiliares" no setor (são 4 ou 5 auto-atendimentos), que também devem funcionar como "fiscais", ou seja, não é totalmente livre. Mas já faz nos sentirmos no primeiro mundo rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André,

      Devido ao extravio das bagagens, fiquei mais de dois dias sem nenhuma informação sobre as malas. Estava considerando até o fato de não devolverem as 5 malas. Não desejo a ninguém passar por esta situação.

      Interessante esse supermercado em Limeira, tomara que o autoatendimento chegue em todos estabelecimentos comerciais (supermercados, posto de gasolina, drogarias, etc..)

      Grande Abraço

      Excluir
  5. Pois é, Aportador, nem me fale. Ainda que você tenha tido contratempos, tenho certeza de que o atendimento funcionou para reparar os seus problemas, de maneira melhor do que ocorreria no Brasil. Você retornou com o circo pegando fogo!

    Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande DM,

      Acredito que todos estão sujeitos ao extravio de bagagens durante as viagens. Entretanto, o grande diferencial é como a companhia aérea presta as informações sobre o ocorrido. A Copa Airlines prestou um bom serviço, de forma que viajaria novamente com ela.

      É hora de comprar mais ativos com maior margem de segurança.

      Grande Abraço

      Excluir
  6. AF,
    Lamento pelos imprevistos, mas apesar de atrapalhar, fazem parte da vida e não estamos imunes.

    Muito interessante tuas observações da dinâmica e qualidade de serviços destas empresas americanas. É como sempre digo, americano sabe ganhar dinheiro, tá na cultura.
    E quanto ao BRA, vivemos um período difícil... como dizia o vovô, há 80 anos que espero melhorar!!
    Um abraço e bom retorno.
    @-@ A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Ativos For Change,

      A questão cultural faz uma enorme diferença e talvez somente uma ruptura bem grande possa dar um novo rumo ao Brasil.
      Espero que aqui não se torne uma Venezuela ou Argentina, mas tudo é possível

      Grande Abraço

      Excluir
  7. Brazilian Dutch Runner28 de mai. de 2018, 07:05:00

    Saudações Aportador,

    Como você, minha vontade de deixar o país só aumenta. A corrupção impera. O povo brasileiro quer tudo de graça do governo, sem pagar qualquer imposto, claro. Enfim, cansei de acreditar no Brasil.

    Tenho 1/3 do patrimônio em renda fixa, dólar e ouro, 1/3 em ações BR e 1/3 em ações internacionais. Os novos aportes estão sendo direcionados, todos, para o exterior, sem exceção. Nos EUA temos ótimas opções.

    A Amazon é uma ótima empresa. Jeff Bezos é o cara. Tenho ações e continuo comprando. O céu é o limite para uma empresa dessas. Agora, chegando no Brasil, tenho até pena da concorrência.

    Pô, pena que não visitou a Disney. A empresa tem muito a ensinar sobre capitalismo e como tratar bem seus convidados (não os chamam de clientes). Baita empresa. Tenho ações e continuo comprando também. O preço está ótimo para entrar.

    Gosto muito também da Berkshire (BRK.B), Apple (AAPL), Adobe (ABDE), Nvidia (NVDA) e Netflix (NFLX). Todas empresas ótimas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Brazilian Dutch Runner,

      Realmente estamos cansados de acreditar no Brasil. Além disso, cada empresa incrível nos EUA que presta um serviço incrível aos seus clientes (ou convidados) são um exemplo para o resto do mundo.

      Entretanto, ao ler a thread do Henrique Bredda no twitter (https://twitter.com/hbredda/status/1000939621730213888) ele falou uma verdade:
      "...Depois da previdência teremos q ver sistema tributário, sistema educacional, reforma política, etc.

      E qdo o Brasil estiver jóia, a bolsa não estará lá te esperando no preço atual, ok? Será várias e várias vezes mais cara a o preço de hoje..."

      Quanto maior o risco, maior será o retorno. Por enquanto, vou aumentar a alocação no exterior e comprar algumas empresas que estão sendo vendidas muito abaixo do que eu considero "justo".

      Grande Abraço.

      Excluir
  8. Eu preciso conhecer outra cultura, sou um chimpa que só viu essa floresta caótica chamada Brasil. Estou estudando inglês com afinco. Quem sabe ano que vem sai alguma coisa?

    Gostei dos relatos da sua viagem, aportador.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IC,

      Se você tem interessee em ter uma experiência no exterior, é importante que você possa saber se comunicar bem em inglês.

      Tudo na vida é questão de prioridades.Se você priorizar conhecer outra cultura, vale a pena você se dedicar a isto.

      Grande Abraço.

      Excluir
  9. Ola Aportador, show de blog, parabéns! Cheguei na pesquisa sobre manter investimentos no Brasil para não residentes. Estou imigrando para os EUA em outubro, estou indo legal, mas sem trabalho ainda, vendi meu apto no Brasil e agora tenho 1.2 MM na conta, irei fazer a saída definitiva na receita e terei que levar este dinheiro para lá, mas to achando que será um pessimo negócio devido o câmbio alto ( hoje R$ 4), meu medo é querer voltar, nunca sabemos o amanhã e perder muito com a variação cambial, pergunto por que afirma acima que a moeda forte o valor do dólar não influencia? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio, obrigado pela visita.

      Desculpe pela demora da resposta, eu ando bastante atarefado ultimamente.
      parabéns por estar migrando para o EUA. Se eu fosse você eu colocaria parte no exterior e parte no Brasil. Pois pode ser que depois da eleição, quadoum candidato mais favorável as reformas ganhar o dolar pode voltar para um patamar mais estável.

      Leia esta entrevista do Sthulberger no Brasil Journal, (https://braziljournal.com/uma-hora-com-stuhlberger-construtivo-pero-no-mucho) no qual ela aborda a situação do câmbio se a política fiscal melhorar. Pode ser que o dolar volte para abaixo de R$ 3,50.

      Tirando esta volatilidade de curto prazo devido o período eleitoral, continue acompanhando a série histórica do Banco Central para saber o momento mais propício para enviar dolares ao exterior (https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2016/11/estrategia-ao-enviar-recursos-ao.html)

      Sucesso pra você Claudio, grande abraço.

      Excluir