6 de outubro de 2018

Fechamento Setembro/2018: R$ 602.748,00

"Not how long, but how well you have lived is the main thing." 
(Seneca)


Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? o assunto do momento é o período eleitoral, e pelo andar da carruagem o otimismo do mercado com a maior probabilidade do Jair Bolsonaro ganhar a eleição fez com que a renda variável disparasse no início de Outubro. A minha torcida é que os partidos de esquerda tomem uma surra nas urnas amanhã (principalmente no legislativo).


Neste mês, dois ativos impactaram o andamento da carteira: a proposta de OPA de MPLU3 (Multiplus) e o retorno de negociação do MFII11. Indo direto ao ponto, o fechamento de Setembro/2018 foi:
Fechamento Setembro/2018
Carteira: R$ 602.748,00
Aporte: R$ 10.000,00
Rentabilidade Mensal: -0,05%
Rentabilidade Anual: 3,78%

Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve valorização de 0,17%, com destaque negativo para (BVMF:FLRY3) e (BVMF:TUPY3) que desvalorizaram -17,12% e -12,90% respectivamente, os destaques positivos foram (BVMF:HGTX3) e (BVMF:B3SA3) com valorização de 8,29% e 7,54% respectivamente. O índice Bovespa valorizou  3,48% este mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma desvalorização de 1,63% devido a queda do ETF  de REITs (NYSEARCA:USRT) com -5,14% de desvalorização.
  • A Carteira de FIIs  obteve desvalorização de -1,49% com com destaque negativo ficou por conta de (BVMF:MFII11) com queda de  -33%. O índice IFIX desvalorizou  -0,52% este mês.
  • A Carteria de NTNBs desvalorizou -0,08% este mês, enquanto que a carteira PGBL valorizou 0,78% este mês como informei anteriormente.
  • Para mais detalhes, acesse a Carteira.  
Composição Carteira Setembro/2018

Como podemos observar a composição de Renda variável está em torno de 45% (Ações, ETFs Exterior e FIIs), isto sem contar a carteira de PGBL que possui mais de 50% em ativos de renda variável. Com esta alta recente eu prentendo fazer o próximo aporte majoritariamente em renda fixa, para se ajustar a alocação de ativos. 

Estamos na expectativa na vitória de Jair Bolsonaro como presidente para efetuar as reformas necessárias para o Brasil voltar a crescer. Existe a possibilidade de se votar a reforma da previdência depois das eleições (fonte). Se isso acontecer, o dolar vaicair ainda mais e a bolsa pode chegar a mais de 100 mil pontos.

Hoje eu estou bastante triste porque faleceu outro colega de faculdade em um acidente de moto. Em um curto espaço de tempo,perdi dois colegas e tudo isso me faz refletir sobre a como a nossa vida é efêmera. 

Para concluir, estou muito ocupado ultimamente, sem tempo para me dedicar ao blog, mas sigo o plano quase que no piloto automático. Por exemplo: alcancei o montante de 600k, porém minha rentabilidade anual perde do CDI. Isto significa que se eu fosse um fundo multimercado, possivelmente sofreria com o resgate das cotas. Esta é uma grande vantagem de ser investidor individual, onde eu mesmo o risco x retorno de cada posição.

Grande Abraço e até a pŕoxima

6 comentários:

  1. Grande Aportador!
    Cuidado com ficar medindo rentabilidade da carteira, isso poderá lhe deixar triste, ficar forçando você a rever a sua estratégia, ficar comparando com cdi, ibov, selic, ipca e etc. O resultado vai ser em giro e ou vender no prejuízo ou no pânico.

    O bom de ser investidor individual é poder passar incólume nos seus ativos mesmo em subidas ou quedas exageradas. Tomei um tombo de -15,5% na minha carteira em 2015, mas continuei aportando forte (eu calculava pelo próprio app da bovespa), reforcei minhas compras com a bovespa a 36k. Continue com os aportes, o primeiro milhão e seus dividendos mensais estão logo ali!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal,

      Realmente não é uma boa ficar se preocupando com a rentabilidade, porque isso pode afetar o emocional.

      Tem algumas coisas que acontecem que me deicam tranquilo: eu possuo ativos com correlação negativa (exemplo: bolsa x dolar); possuo gestão de risco da carteira para que não aumente o percentual de RV acima do que considero "além do limite" do meu perfil; e a última e não menos importante é que os proventos estão crescendo de forma exponencial.

      Com certeza continuarei com os aportes, pois o primeiro milhão é ó questão de tempo.

      Grande Abraço

      Excluir
  2. acho que voce esta muito alocado em RV , PGBL com metade em RV? muito arriscado visto que voce tem que confiar demais no gestor! na alocacao de ativos particularmente achei muito arriscado sua carteira, assim nao quero criticar sabe mas vou deixar uma pergunta no ar. porque assumir riscos na RV se nao bate o CDI? RV o minimo e bater o CDI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrey Salles, eu penso muito mais no riscos da minha carteira do que o retorno da mesma.

      Eu pretendo gradualmente reequilibrar a carteira para ter um risco menor.
      Na parte de RF, tenho cerca de 13% em NTNBs Principal que irei carregar até o vencimento. Por isso a carteira possui a questão da marcação a mercado.
      Realmente, 25% da carteira em PGBL traz uma grande dependência do gestor. Como eu acompanho mensalmente as cartas dos gestores, fico acompanhando de perto.
      Em 30 meses, a minha carteira possui mais de 1% ao mês de forma que possuo um traço Record bem acima do CDI. Mas considero 30 meses pouquíssimo tempo pra analisar se a minha estratégia, considero 10 anos (120 meses) um período suficiente para validar está estratégia.

      Obrigado pela visita, grande abraço

      Excluir
  3. Parabéns pelos 600k, uma leve queda no fechamento, mas já deve ter recuperado pós eleições.

    Sinto muito pelo seu amigo, que ele tenha um bom descanso.

    Tomara que o Bolso ganhe e consiga fazer um bom governo.

    Abraço e sucesso, Aportador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Investidor Concursado,

      Realmente essa perda foi muito difícil, principalmente porque foi um acidente de moto.
      No grupo de WhatsApp estávamos sempre conversando, trocando idéias, contando piadas, combinando reunir a turma.
      É difícil você perder dois colegas jovens em um curto espaço de tempo.
      Esses acontecimentos ofuscam um pouco a questão patrimonial, pois convivo bem com a volatilidade.
      Também torço pro Bolsonaro colocar o Brasil nos trilhos para que o nosso patrimônio cresça mais rápido

      Grande abraço

      Excluir