20 de novembro de 2018

Aporte Novembro/2018

"No legacy is so rich as honesty." 
(William Shakespeare)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Ultimamente eu ando um pouco distante do blog, mas aqui é um diário da minha trajetória até a independência/liberdade financeira. 

Na minha humilde opnião, atualmente há ainda um enorme potencial de alta das empresas focadas no mercado interno. Cabe ressaltar que vários empresários estão investindo para aumentar a sua capacidade de produção, pois as empresas estão no maior nível de otimismo desde 2014 (fonte). Como isso, é importante ter uma parte da carteira com liquidez em renda fixa esperando a volatilidade que virá pela frente. 

Uma vez que as reformas estruturantes sejam aprovadas, é possível que o fluxo de capital estrangeiro na B3 pode aumentar consideralmente (fonte). Sem mais delongas, o aporte de Novembro/2018 foi:
Aporte Novembro/2018

Renda Fixa

Com esta alta recente dos ativos de renda variável, é necessário reequilibrar a renda fixa de liquidez diária para aproveitar a volatilidade das ações. Desta forma, eu busco manter cerca 5% da carteira em um fundo de renda fixa com liquidez imediata. 
 

Ações

As compras deste mês foram:
  • Hyperafarma (BVMF:HYPE3) - Empresa do setor de saúde que possui a estrutura de custos em dólar. Continua forte operacionalmente com um valuation atrativo. 
  • VALE (BVMF:VALE3) - empresa cíclica com receita em dólar, que está gerando muito caixa no último trimestre (3T2018), possui bastante volatilidade que é interessante para o investidor focado no longo prazo. Acredito que terá um aumento de demanda no futuro com a popularização dos carros elétricos.

FIIs

As compras deste mês foram:
  • The ONE (BVMF:ONEF11) - fundo monoativo de lajes coorporativas que possui ótima localização, não possui vacância, e revisinais em 2019 indexado ao IGP-M (10,8% nos últimos 12 meses).  Possui pouca liquidez, mas é adequado a meu perfil. Possui  um FFO yield de 6,9% para os próximos 12 meses e TIR real e líquida de 7,9%
  • Grand Plaza Shopping  (BVMF:ABCP11) - fundo mono imóvel também do setor de shopping centers, que teve um alta recente no valor das suas cotas. Com vacância física na ordem de 1,20%, também possui  um FFO yield de 7,2% para os próximos 12 meses e TIR real e líquida de 7,7%.

Financiamento Imobiliário

Este mês houve uma amortização de R$ 4.000,00 no meu financiamento imobiliário:
Saldo devedor: R$ 9.560,74
Valor da parcela: R$  1.202,61
Total de juros/taxas/seguro:  R$ 140,31
Prazo restante: 9 parcelas até JUL/2019
 
Portanto, o total de Aporte do mês de Novembro/2018 foi de R$ 8.800,00

Até a próxima meus amigos e grande abraço.


10 comentários:

  1. Ótimo aporte mensal!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DIL,

      Apesar de já ter cumprido a meta anual de aports, vamos senguindo a estratégia.

      Grande Abraço

      Excluir
  2. Fala Aportador! Já está quase chegando ao fim do financiamento imobiliário! Não vejo a hora disso acontecer comigo também e, automaticamente, ver meus aportes crescerem.
    Parabéns pelas aquisições, gostei das escolhas.
    Como você faz hoje para escolher seus Fii's? Eu uso várias fontes, mas ainda não sinto muita segurança em fazer minhas próprias escolhas, pois tenho feito umas que considero erradas (Estou sofrendo com NVHO11, p.q.p).
    Grande abraço!
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Stark,

      Eu estava planejando terminar o financiamento esse ano, mas apareceuuma dívida de 25k para para o planejamento sucessório do meu pai. Desta forma, em 2019 eu termino de pagar essa divida.

      Em relação aos FIIs eu costumo dividir em segmentos diferentes e assinar algumas casas de research para tomar as decisões. Eu nao tenho muito bem a estratégia definida.

      Grande Abraço, obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Excelente aporte. Estou em outro negócio, esse mês não consegui fazer nenhum aporte... mas enfim. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela força Papa Fox,

      AS vezes acontece mesmo, tem meses que nao ocnseguimos fazer os aportes, mas o importante é seguir em frente.

      Eu acompanhei a sua saga até ser aprovado em um concurso público, parabéns pela trajetória.

      Grande abraço

      Excluir
  4. Parabéns, tenho todas também, menos vale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, obrigado pela visita.

      Eu também tinha uma desconfiançaeminvestir em empresas de commodities, mas acredito que ainda há muito o que colher com os resultados futuros da VALE. A volatilidade do ativo pode ser uma boa oportunidade para aumentar o patrimônio, mais informações em https://www.youtube.com/watch?v=70irbZ8HhVI

      Grande Abraço

      Excluir
  5. Boas,

    Acha que ainda terá uma subida no mercado de ações? O topo histórico não te assusta?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Maluco,

      Se você considerar em que fase do ciclo da economia nós estamos atualmente no Brasil, ainda temos 12 milhões de desempregados, há um congresso mais favorável às reformas, as empresas estão com grande capacidade ociosa, etc. Eu vejo que as empresas voltadas para o mercado interno podem ter uma performance acima da média.
      No caso da minha humilde carteira, o percentual de ações é inferior a 25%, sem contar que o meu horizonte de investimentos é entre 10 e 15 anos de aportes. Sem contar que o investidor estrangeiro ainda não começou a investir no Brasil.
      Com tudo isso exposto, não considero riscos no valuation atual.

      Grande abraço e obrigado pela visita

      Excluir