5 de dezembro de 2018

Fechamento Novembro/2018: R$ 661.437,06

In the end, all business operations can be reduced to three words: people, product, and profits. 
(Lee Iacocca)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Estamos chegando a mais um final de ano e pelo menos para a maioria dos investidores em renda variável, neste últimos meses obtivemos uma valorização expressiva. Acredito que devemos ter cautela com todo este otimismo, porque o novo governo ainda nem assumiu e nem aprovou nenhuma reforma. Apesar disso, continuo otimista com o ciclo de alta da bolsa.

Quando as expectativas eram as piores possíveis, tudo era mais "barato". Mas tudo bem, renda variável é assim mesmo, pois apesar da diminuição das assimetrias mais aparentes, ainda há alguns ativos com certa margem de segurança. Sem mais delongas, o fechamento de Novembro/2018 foi:
Carteira: R$ 661.437,06
Aporte: R$ 8.800,00
Rentabilidade Mensal: 2,45%
Rentabilidade Anual: 10,65%
IPCA acumulado em 2018: 3,81% (divulgado em 07/11/2018)

Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve valorização de 4,81%, com destaque negativo para (BVMF:MDIA3) e (BVMF:WEGE3) que desvalorizaram -9,13% e -1,00% respectivamente, os destaques positivos foram (BVMF:HGTX3) e (BVMF:TUPY3) com valorização de 13,86% e 12,74% respectivamente. O índice Bovespa valorizou  2,38% este mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma valorização de  6,69% devido a subida de todos os ETFs, com destaque positivo para (NYSEARCA:SPEM) com  5,05%  de valorização. Além disso, o dólar americano valorizou  3,88%  este mês.
  • A Carteira de FIIs  obteve valorização de 3,56%, cujo destaque positivo ficou por conta de (BVMF:MFII11) com valorização de  17,26%. O índice IFIX valorizou  2,59% este mês..
  • A Carteria de NTNBs valorizou 0,42% este mês, enquanto que a carteira PGBL valorizou 0,73% este mês.
  • Para mais detalhes, acesse a Carteira.

Composição da Carteira Novembro/2018
Como podemos observar, o percentual de renda variável está em torno de 46,7%, um pouco acima da média dos últimos meses. Como eu utilizo a alocação de ativos, é hora de reforçar o percentual da carteira em renda fixa para manter o equilíbrio do portifólio.

Ultimamente ando meio distante do blog, sem novas ideias para postar sobre finanças, mas acredito que é só uma fase. Se eu não tenho como contribuir positivamente, então não vou ficar escrevendo postagens para ganhar cliques e ainda por cima tirar o tempo de vocês.

Irei resumir o que aconteceu no ultimo mês:
  • Como o Temer sancionou o aumento do salário dos ministros do STF, terei um aumento em breve. Eu não concordo com a moralidade deste aumento, mas como eu estou buscando ser independente financeiramente, vou buscar aportar essa diferença para depender cada vez menos da minha renda proveniente do salário (renda ativa).
  • Aproveitei a Black Friday para assinar o Kindle Unlimited por R$ 1,99 durante 3 meses. Como eu possuo uma forma de converter o livro para download, estou baixando alguns livros interessantes sobre finanças para depois escrever um review sobre eles.
  • Gostei muito do relato do Investidor Precoce no ultimo fechamento, principalmente na parte relacionado aos filhos pois estou passando por este momento atualmente.
  • Todas as metas de 2018 já foram alcançadas, agora é focar em 2019.

Grande Abraço e até a próxima.

11 comentários:

  1. Muito bom. Qse 11% no ano está excelente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AA40,

      Realmente quase 11% em 11 meses foi uma boa marca. Desde o início a minha taxa interna de retorno está em 15% ao ano (nominal).
      Este ano perdi dinheiro com MPLU3, CIEL3, MFII11, CBOP11 e FLRY3. Mas eu sigo evoluindo, aprendendo durante a trajetória.

      Parabéns pelo seu excelente blog, grande abraço

      Excluir
  2. Olá AF,

    Legal. Quase 700k. Dependendo de algum aumento poderá atingir este ano.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Cowboy,

      Realmente é uma marca importante os 700K, mas com certeza ficará para 2019.
      No ano que vem quero encerrar algumas dívidas, pois quero quitar cerca de 23k em dívidas que ainda possuo.

      Quando eu estiver livre dessas dívidas, o céu será o limite

      Grande abraço

      Excluir
  3. Parabéns Aportador!

    Sua rentabilidade anual está muito boa! Se continuar assim o milho chega antes do previsto!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Inglês,

      Acho que tenho deixado a desejar a questão dos riscos da minha carteira, principalmente porque estou otimista com o crescimento da economia.

      Mas de repente a realidade pode ser diferente das expectativas e muita coisa pode mudar.

      Tomara que o primeiro milhão chegue logo

      Grande abraço

      Excluir
  4. Muito bom. Sempre é bom saber as novidades. =)
    Otimo post. Valores bem significativos. Um dia chego lá.
    Continue assim, o desanimo as vezes pega msm, falta de ideias, mas logo passa...
    Boa sorte, otimo restinho de ano. Boas festas.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Papa Fox,

      Obrigado pela força. Gostei bastante da sua trajetória nos concursos públicos.

      Bom final de ano pra você, boas festas.

      Excluir
  5. Parabéns, Aportador!
    O crescimento da sua carteira esse ano foi maravilhoso! Logo vem o primeiro milho.

    Sua carteira está bem diversificada, inclusive dentro das ações e FII. Estou dando um gás na renda variável, preciso aumentar a diversificação nos FIIs especialmente.

    No exterior vou esperar atingir o primeiro milho para começar.

    Aproveitando obrigado pela citação na postagem!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Precoce,

      Eu admiro a sua trajetória e seus resultados obtidos. Independente dos resultados você já é um vencedor.

      Grande abraço a toda família.

      Excluir
  6. Tá evoluindo bem. Mantenha os aportes e vai dar tudo certo.
    Abraço!

    ResponderExcluir