16 de janeiro de 2019

Proventos x Custos em 2018

"Understanding both the power of compound interest and the difficulty of getting it is the heart and soul of understanding a lot of things." 
(Charlie Munger)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Como vocês sabem, eu divulgo semestralmente a evolução dos proventos e os custos da carteira de renda variável. Este recorde de ponto da bolsa brasileira (95k) definitivamente não me deixa animado, pois o yield dos ativos se torna menos atrativo e consequentemente diminui o retorno da carteira de renda no longo prazo.

Durante o ano de 2018, o total de proventos recebidos foi de R$ 12.479,10 enquanto que os custos do período foram de R$ 1.401,75 conforme podemos observar na figura abaixo:
Proventos x Custos 2018
Nos meses de Março e Agosto houve os picos de proventos, além disso os custos estão sendo diluídos no montante da carteira. Este ano foram feitos apenas duas remessas para o exterior porque o valor do dolar subiu bastante em 2018.

Custos da Carteira em 2018

Custos da Carteira em 2018
Neste ano eu troquei de corrtora, saí da corretora Rico e fui para a Socopa que me ofereceu uma corretagem de R$ 3,00 em ações e R$ 0,00 em FIIs. 

As despesas dos investimentos no exterior diminuiu pois fiz poucas remessas e representam apenas 7% do total da carteira.



Proventos da Carteira em 2018

Proventos da Carteira em 2018

Apesar da alocação menor em FIIs do que em Ações (apenas 15% em FIIs e 25% em Ações), os proventos pagos por cada classe de ativo ficaram muito próximos.

Houve um aumento na participação dos proventos oriundos do exterior com a disparada do dolar.


Conclusão

Desta forma, o Indice Custo/Proventos ficou em 10,93%, ou seja, muito abaixo do 26,56% obtida no ano de 2017. Para diminuir este índice é necessário aumentar a alocação em FIIs e Ações pagadoras de dividendos durante 2019, reinvestindo todos os proventos. 

Outra métrica que acompanho é o Dividend Yield on Cost, ou seja, o valor dos proventos pagos no ano dividido pelo custo de aquisição dos ativos da carteira de renda variável (Ações, FIIs e ETFs no Exterior) é atualmente cerca de 4,64%. Parece pouco, mas se for analisar pelo crescimento exponencial dos juros compostos, tenho a expectativa que com o passar dos anos este valor irá aumentar, sendo que ano passado foi 4,20%.

Cabe ressaltar que eu não contabilizo a restituição de IR recebida em 2018 no valor de R$ 9.900,00, apesar de ter uma estratégia ativa com o PGBL. Através desta estratégia, terei uma restituição do IR acima de R$ 12K neste ano, mesmo não utilizando o limite de abatimento de 12% da renda bruta tributável.
 
Em relação ao ano de 2017, houve um crescimento de 211% na renda passiva. Este resultado é bastante recompensador, apesar de estar somente no terceiro ano da minha fase de acumulação. Gosto de pensar em qual momento eu estou na minha caminhada de acordo com a figura abaixo:
Evolução da Renda ao reinvestir os proventos.
Neste momento estou iniciando o 4º ano de investimento consecutivos, ainda tenho retornos modestos mas já consigo perceber a evolução da estratégia. Portanto, eu sigo o planejamento em busca de renda através dos proventos, diminuindo os custos, com possíveis mudanças na carteira em 2019 para alcançar estes objetivos.
 
Até a próxima meus amigos, grande abraço
 

5 comentários:

  1. Fala, tudo tranquilo!! Meus parabéns pelos resultados, AF! :)

    Sei que aqui pode não ser o espaço ideal para essa dúvida mas seria possível voce me ensinar a operar a planilha de investimentos do ADP? Já tentei mas, realmente, não consigo. Ja li o tutorial e tal mas não manjo. Se possível, me passa seu email ou alguma forma de contato que daí voce poderia me safar.

    Abraços!!

    Intendente Frugal.

    ResponderExcluir
  2. Fala, tudo tranquilo!! Meus parabéns pelos resultados, AF! :)

    Sei que aqui pode não ser o espaço ideal para essa dúvida mas seria possível voce me ensinar a operar a planilha de investimentos do ADP? Já tentei mas, realmente, não consigo. Ja li o tutorial e tal mas não manjo. Se possível, me passa seu email ou alguma forma de contato que daí voce poderia me safar.

    Abraços!!

    Intendente Frugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Intendente Frugal, obrigado pela visita.

      Eu recomendo você entender o conceito de calculo de rentabilidade de investimentos antes de entender a planilha do ADP. http://luxtextum.blogspot.com/2016/10/como-calcular-o-retorno-dos-seus.html

      Mande um email para oaportadorfinanceiro@gmail.com com a sua duvida especifica que eu tentarei responder.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Grande Aportador! É uma bola de neve! Do quarto pro sexto vai ser muito maior do que do primeiro pro quarto. Meu quarto e meu quinto foram maiores do que os quatro primeiros anos somados. Vc esta indo mt bem! Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal,

      É isso que eu espero de desempenho da carteira, o crescimento exponencial dos proventos. A minha meta é pelo menos chegar aos 10 anos consecutivos de investimentos mensais, este é o verdadeiro #10yearchallenge

      Feliz ano novo pra você também. grande abraço

      Excluir