24 de janeiro de 2019

Aporte Janeiro/2019


"Change your life today. Don't gamble on the future, act now, without delay." 
(Simone de Beauvoir)

Olá meus amigos da blogosfesra financeira, sejam bem-vindos a mais uma etapa da minha busca pela liberdade financeira. Este ano começou com "pé direito" onde os ativos de riscos já precificaram uma aprovação parcial das reformas, visto que a bolsa brasileira bate recordes de pontos em moeda local (cerca 97K).

Ultimamente andei refletindo sobre alguma forma de proteção da minha carteira, visto que há uma certa probabilidade de que uma crise no exterior possa afetar o nosso mercado local, mas por hora não pretendo fazer nada. Prefiro respeitar a minha alocação em renda variável para que a minha carteira esteja adequada ao meu perfil de risco. 

Entretanto, cada vez mais não tenho a minima vontade de continuar aportando em renda fixa. Sem mais delongas, o aporte de Janeiro/2019 foi:
Aporte Janeiro/2019

Renda Fixa

Com esta alta recente dos ativos de renda variável, é necessário reequilibrar a renda fixa de liquidez diária para aproveitar a volatilidade das ações. Desta forma, eu busco manter cerca 5% da carteira em um fundo de renda fixa com liquidez imediata.

Com o vencimento de um CDB Prefixado este mês realoquei em outro com taxa de 10% ao ano, sendo necessário completar com R$ 288,00 a aplicação. 

ETFs Exterior

Com esta queda do dolar fiz uma remessa para o exterior para aproveitar o "sell-off" de dezembro/2018. A maior parte foi alocado no ETF (NYSEARCA:VT) que representa empresas do mundo todo. Apesar da possível desaceleração da economia mundial com a guerra comercial entre China x USA, sigo tranquilo porque o meu horizonte de investimento é para longo prazo. As demais compras (NYSEARCA:USRT) e (NYSEARCA:SPTM) foram para equilibrar a carteira.

Ações

As compras deste mês foram:
  • Hyperafarma (BVMF:HYPE3) - Empresa do setor de saúde que possui a estrutura de custos em dólar. Continua forte operacionalmente com um valuation atrativo. 
  • VIVT3 (BVMF:VIVT3) - empresa de telecomunicações forte geradora de caixa, entretanto não é esperado muito crescimento. A compra foi necessária para fechar o lote padrão.

FIIs

As operações deste mês foram:
  • (VENDA) BB PROGRESSIVO II (BVMF:BBPO11) - fundo de agências bancárias do Banco do Brasil que opera com 45% de valorização em relação a seu valor patrimonial e neste ano de 2019 terá alguns contratos revistos. A expectativa é que a renda diminua.
  • XP MALLS (BVMF:XPML11) - fundo de shopping centers que captou R$ 75 milhões na sua oferta secundária, onde se espera a compra de algum shopping no primeiro trimestre do ano. A expectativa é que renda aumente.


Portanto, o total de Aporte do mês de Janeiro/2019 foi de R$ 11.288,00

Até a próxima meus amigos e grande abraço.

10 comentários:

  1. Aportador, parabens pelo aporte!
    Pergunto: Pq nao compra ETF na Irlanda ao invés desses da Vanguard?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal, obrigado pela força.

      Basicamente é por causa dos custos de custódia na Interactive Brokers. Ocusto anual de USD 120 ainda é alto para o tamanho da minha carteira de ETFs no exterior.

      Quando a carteira tiver maior, migrarei para a Interactive Brokers e começarei a comprar os ETFs da Irlanda.

      Grande Abraço.

      Excluir
  2. Fala Aportador.
    Excelente.
    Iria fazer a mesma pergunta do FS :-)
    Quanto ao BBPO11, tô pensando a mesma coisa que você.
    Além da revisão, muitos prédios são ruins (B/C) e não são agências. Ou seja, em caso de vacância, ferrou.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente FPI,

      O fato do BBPO11 ter revisional este ano já é para ficar atento. Há outros segmentos em FIIs com melhor risco x retorno.
      Eu vendi e não paguei IR de ganho de capital porque compensei o prejuízo em MFII11.

      Grande abraço

      Excluir
  3. Grande aportador! Gostaria de tirar algumas dúvidas contigo que fogem um pouco do escopo dos posts. Posso entrar em contato com vc por e-mail?
    Agradeço desde já pela atenção.
    Se puder deixar seu contato (email/ WA ou Instagram), agradeço.

    Patrick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrick, obrigado pela visita.

      O e-mail é oaportadorfinanceiro@gmail.com

      Abraço

      Excluir
  4. Dei uma comparada nas corretoras (ameritrade x IB x DW) e vi que para o meu objetivo inicial talvez a DW seja mais interessante. Meu objetivo é basicamente ETF. Apesar de ameritrade ter uma lista grande de ETFs sem corretagem, a lista nao tinha (ao meu ver) alguns dos principais ETFs e por isso eu iria pagar corretagem de qualquer forma (na DW a corretagem é 2.99 x 6.95 na ameritrade. Nenhuma das duas exige quantia mínima. A taxa na abertura de conta de 5 na DW é irrisória.
    Como eu vi que vc teve/tem conta nas duas, gostaria que emitisse sua opinião. A IB pra mim nao faz muito sentido (taxa de manutenção, quantia mínima alta)...

    Obrigado,

    Patrick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrick,

      A melhor oopção sem duvida é a InteractiveBrokers com ETFs domiciliados na Irlanda, mas os custos dependem do tamanho da sua carteira. Eu estou na TD Ameritrade para não pagar corretagem com ETFs disponibilizados nessa corretora.

      Quando os seus custos anuais com corretagem e IR Dividendos forem muito superiores a USD 120, é hora de migrar para a Interactive Brokers

      Grande Abraço

      Excluir