5 de fevereiro de 2019

Fechamento Janeiro/2019: R$ 715.249,57

"Limits, like fear, is often an illusion." 
(Michael Jordan)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Parece que a euforia apareceu nos mercados e o Brasil vai finalmente voltar a crescer constantemente, com alguns "gurus" do mercado financeiro prevendo o índice Ibovespa na faixa de 500 mil pontos daqui a 3 anos (fonte) .

Na verdade, eu não me preocupo muito quanto será o valor do índice daqui a 3 anos. Eu fico atento aos risco que estou exposto para continuar fazendo o patrimônio crescer no longo prazo, ou seja, será que estou satisfeito com a minha alocação? Se as reformas não passarem e minha carteira cair 50%, terei condições de me recuperar? As respostas dessas questões são mais importantes pra mim.

Neste mês obtive a maior rentabilidade positiva desde que comecei, parece que estamos com muita euforia e acho que preciso ser mais cauteloso. Sem mais delongas, o fechamento de Janeiro/2019 foi:

Fechamento Janeiro/2019
Carteira: R$ 715.249,57
Aporte: R$ 11.288,00
Rentabilidade Mensal: 4,57%
Rentabilidade Anual: 4,57%


Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve valorização de 12,09%, com destaque negativo para (BVMF:VALE3) que desvalorizou -10,78% com o desastre de Brumadinho, os destaques positivos foram (BVMF:EGIE3) e (BVMF:SAPR11) com valorização de 26,74% e 20,34% respectivamente. O índice Bovespa valorizou  10,82% este mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma valorização de  1,95%  com destaque positivo para (NYSEARCA:USRT) com  12,03%  de valorização. Além disso, o dólar americano desvalorizou   -6,07%  este mês.
  • A Carteira de FIIs  obteve valorização de 1,36%, cujo destaque positivo ficou por conta de (BVMF:ABCP11) com valorização de  8,32%. O índice IFIX valorizou  2,47% este mês..
  • A Carteria de NTNBs valorizou 3,54% este mês, enquanto que a carteira PGBL se valorizou 3,00% este mês.
  • Para mais detalhes, acesse a Carteira.
Composição Carteira Janeiro/2019
Como podemos observar, o percentual de renda variável está em torno de 48,2%, um pouco acima da média dos últimos meses. Como eu utilizo a alocação de ativos, é hora de reforçar o percentual da carteira em renda fixa para manter o equilíbrio do portifólio.

Apesar da desvalorização da (BVMF:VALE3) após o desastre de Brumadinho, considero que a empresa poderá se recuperar no futuro, entretanto não pretendo estar muito alocado nesta empresa. Atualmente, a VALE3 representa menos de 3% da carteira de ações. 

Cada vez menos vejo vantagem em investir em renda fixa, principalmente quando analiso o prazo que pretendo usufruir os rendimentos da carteira. Apesar da importância de possuir caixa para eventuais oportunidades causadas pela volatilidade da renda variável, se as reformas estruturantes foram aprovadas (previdência, tributária, etc), o custo Brasil deverá ser reprecificado (fonte), onde a taxa SELIC poderá eventualmente chegar  a 5% ao ano com uma inflação de 3% (juros reais de 2%).

Se isso realmente acontecer, haverá uma reprecificação dos ativos de risco e quem não estiver posicionado anteriormente, poderá perder uma grande oportunidade. Resumindo: estou otimista e espero estar correto no futuro.

Grande abraços meus amigos e até a próxima.

14 comentários:

  1. Sua carteira de ações bateu o mercado heim! Show de bola, sou novo aqui na finansfera passando pra pedir benção rsrss.
    https://batendoomercado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,

      Seja bem-vindo a blogosfera, já adicionei o seu blog.

      Obrigado pela visita, grande abraço

      Excluir
  2. Olá Aportador,

    Tivemos rendimento parecido esse mês, hehe E minha carteira de investimentos tem uma alocação parecida com a sua.

    Concordo quanto a RF, a cada dia está mais difícil de achar algo bom nela. Hoje ela representa quase 40%. Mas mesmo com esse cenário, não penso em diminuir esse percentual.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Ingles,

      O Brasil está passando por uma mudança estrutural, veja esta entrevista do Paulo Guedes em (https://www.seudinheiro.com/previdencia-paulo-guedes/):
      "...Para Guedes, "o sistema previdenciário é uma fábrica de desigualdade. A dívida explodiu. Houve enormes transferências de renda para rentistas" e o Brasil "virou o paraíso dos rentistas..."

      Aquela aplicação que liquidez, rentabilidade e segurança não existe mais. para ter acesso a duas caracteristicas é necessário abrir mão da terceira.

      Eu pretendo diminuir gradualmente o montante em Renda Fixa de Curto Prazo.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Acompanhando, um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ótimos resultados com USRT e NTN-B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AA40,

      Esta manutenção do juros americanos nas próximas reuniões do Federal Reserve fizeram o USRT disparar.

      Muito sucesso pra vc, grande abraço

      Excluir
  5. Excelentes números. Parabéns pela carteira. Estou dando uma olhada aqui. Otimas escolhas.

    Espero que as reformas sejam realmente feitas, pq não é somente a bolsa que está em jogo, é todo o contexto do Brasil. Mas enfim... sejamos otimistas...

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que agora vai ter uma mudança estrutural e o potencial de crescimento ainda não está nos preços dos ativos.
      Aquele modelo do “paraíso dos rentistas” parece que ficou para trás

      Grande abraço

      Excluir
  6. Também estou otimista.
    A aposta do Zé Batalha é 144K no IBOV até o final deste ano
    https://windmateus.blogspot.com/2019/01/ibov-em-144000-pontos-ate-o-final-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Windson,

      Eu não quero cravar nenhum número, mas acho 144k um valor possível. Tudo dependerá do congresso e na política tudo pode acontecer.
      Tem uma frase do Pedro Malan que diz: “No Brasil até o passado é incerto”. A gestão de risco tem que estar sempre em alerta

      Grande abraço

      Excluir
  7. Nesse ritmo vai chegar ao milhão jajá!!
    Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Investidor Suburbano,

      Acho que essa meta só será em 2020.

      Obrigado pela força, grande abraço

      Excluir