5 de março de 2020

Fechamento Fevereiro/2020: R$ 977.386,08

Avoiding danger is no safer in the long run than outright exposure. 
The fearful are caught as often as the bold. 
(Helen Keller)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Estamos em um momento de alta volatilidade nos mercados mundiais, isto significa que é hora de usar a sua reserva de oportunidade para compar ativos com maior margem de segurança.

A verdade é que ninguém sabe qual será o impacto do coronavirus na economia mundial, mas por hora continuo comprando as empresas pagadoras de dividendos. O ideal é manter a cautela e aproveitar os ativos que desvalorizarem mais sem perder os fundamentos. No mais, sem mais delongas, o fechamento de Fevereiro/2020 foi:

Fechamento Fevereiro/2020
Carteira: R$ 977.386,08
AporteR$ 10.000,00
Rentabilidade Mensal: -3,45%
Rentabilidade Anual: -4,04%

Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve desvalorização de -5,77%, com destaque negativo para (BVMF:COGN3) que desvalorizarou -13,17%, e não houve destaque positivo. O índice Bovespa desvalorizou  -8,43%  neste mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma desvalorização de -1,81%, com destaque positivo para (NYSEARCA:SPAB) com   1,23%    de valorização e o destaque negativo ficou com (NYSEARCA:SPYV) com desvalorização de -9,39%. Além disso, o dólar americano se valorizou 4,45% este mês. 
  • A Carteira de FIIs  obteve desvalorização de -4,26%, cujo destaque  negativo foi (BVMF:HGRE11) com desvalorização de -10,70%. O índice IFIX se desvalorizou  -3,76% este mês.
  • Para mais  detalhes, acesse a Carteira.
Composição da Carteira Fevereiro/2020

Este mês obtive a maior desvalorização da carteira desde quando comecei, mas sinceramente eu não fico muito preocupado porque eu prefiro comprar mais ativos a um preço menor. Outro ponto interessante é analisar o valor da renda passiva a cada mês do que ficar olhando para o valor do patrimônio.

A comportamento do investidor é muito importante durante as quedas, principalmente se os fundamentos não mudarem. Desta forma, pretendo utilizar a reserva em renda fixa com liquidez diária para investir mais em renda variável, respeitando a alocação máxima estipulada em cada classe de ativo.

Além disso, neste mês é hora de fazer a declaração de Imposto de Renda e provavelmente terei uma excelente restituição conforme a figura abaixo:
Restituição IRPF 2020
Este é o fechamento deste mês prezados leitores, seguiremos em frente. Grande abraço e até a próxima.

11 comentários:

  1. caramba como fez pra restituir tudo isso? Eu terei que pagar uns 12k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Anônimo,

      O principal desta restituição é devido ao PGBL.O racional da estratégia está aqui: https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2017/02/estrategia-ideal-com-pgbl-e-tesouro.html

      Abraço

      Excluir
  2. Aportador, você compra no exterior usando qual corretora?

    Tem algum receio em relação ao imposto de herança de não residentes deles? 40% do que passar de 60k é muita grana...

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. OLá Anônimo,

      Eu possuo conta na TD Ameritrade. Por enquanto eu não tenho 60k e posso continuar na conta Pessoa Fisica.
      Quando eu passar um pouco deste patamar, pretendo abrir uma LLC (Offshore) no exterior para lidar melhor com a questão da sucessão.

      Tem um grupo no Telegram "Off shore e Impostos" que ensinam o passo a passo para criar uma LLC para operar no exterior. Eu nunca fiz porque ainda não tenho patrimônio compatível. MAs quem sabe no futuro...

      Abraço

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, isso é uma coisa que me angustiava pra abrir conta no exterior!

      Estou pensando em abrir na TD AmeriTrade tb. Apesar da taxa de retirada deles ser cara, a ideia é carregar o dinheiro o máximo possível...

      Vi tb que eles tem conta conjunta lá, o que facilita um pouco algumas coisas.

      Excluir
    3. Não achei este grupo

      Excluir
    4. Anonimo, eu não sou administrador e não tenho acesso ao link de convite.

      Mas no curso Renda Continua e Progressiva têm acesso ao curso Brasil America Turbo (com as operações nos EUA. Foi através de lá que eu tive acesso a esse grupo e tem muita informação interessante

      Abraço

      Excluir
  3. Fiquei com inveja dessa restituição aí kkkkkkkkkkk. No mais, mês ruim pra todos, Aportador. A diferença é a forma como a gente lida com essa volatilidade. Eu sigo no meu planejamento d e longo prazo que é o que importa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Investidor Endividado,

      É hora de usar o caixa para fazer compras durante as quedas.O problema é quanto de caixa deve ser gasto neste caso.

      Acredito que o viés negativo pode durar alguns meses, mas acredito que os fundamentos seguem firmes.

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Vi e tentei diferentes estratégias e métodos, até perder muito dinheiro ao tentar. Até apresentar a nova estratégia que coloquei de volta nos trilhos e consegui recuperar meu dinheiro perdido e ainda fazer um crescimento consistente em todo o meu comércio. O Sr. Carlos Ellison é um profissional incrível, com vasta experiência e profundo conhecimento em negociação agrícola. Ele me ajuda a aplicar a penalidade financeira.

    Invista US $ 500 e ganhe US $ 6000 por semana (7 dias),

    Invista $ 1000 e ganhe $ 12000 por semana (7 dias)
    ,
    Invista US $ 2500 e ganhe US $ 30.000 por semana (7 dias).

    Tudo em lucros semanais e 100% garantido. (Pagamento garantido). Livre para entrar em contato - se você estiver interessado por e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via whatsapp: +12166263236

    ResponderExcluir