5 de agosto de 2020

Fechamento Julho/2020: R$ 1.045.448,00

“Imagination reveals the possibilities beyond the edges of our reality.” 
(L.R. Knost)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo tranquilo? Aqui estamos nós para mais um fechamento mensal. Hoje o Banco Central baixou para 2% a taxa Selic, nunca antes na história deste país a taxa de juros esteve tão baixa, por isso estamos vendo cada vez mais pessoas interessadas em comprar ativos de renda variável na B3.

Durante este mês, conversei com alguns colegas lá do trabalho sobre investimentos e percebi que muitos sairam da "segurança" da renda fixa. O mais interessante é que alguns começaram a fazer swing trades, onde já vislumbram uma rentabilidade mensal de 10% com estes trades, pois montaram planilhas mirabolantes de quando se tornarão independentes financeiramente em poucos anos. Não quero dar um choque de realidade em ninguem, mas torço que eles se mantenham vivos no mercado. Sem mais delongas, o Fechamento de Julho/2020 foi:
Fechamento Julho/2020
CarteiraR$ 1.045.448,00
AporteR$ 14.300,00
Rentabilidade Mensal2,67%
Rentabilidade Anual-4,23%

Podemos destacar:

  • A carteira de ações obteve valorização de 7,48%, com destaque negativo para (BVMF:SAPR11)  que desvalorizarou -2,73%, enquanto que o destaque positivo foi (BVMF:COGN3) com valorização 25,26%. O índice Bovespa valorizou  8,27%  neste mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma valorização de 4,02%, com destaque positivo para (NYSEARCA:SPEM) com valorização de 7,59%. Além disso, o dólar americano se desvalorizou -4,40% este mês. 
  • A Carteira de FIIs  obteve desvalorização de -1,27%, cujo destaque  positivo foi (BVMF:BTLG11) com valorização de 5,64%, enquanto que o destaque negativo foi (BVMF:IRDM11) com desvalorização de -8,62% . O índice IFIX se desvalorizou -2,61% este mês.
  • Para mais  detalhes, acesse a Carteira.
Composição Carteira Julho/2020
Embora o total de em Renda Variável na carteira continue 57% (Ações, FIIs e Exterior), vejo que o mercado possui mais upside do que downside. Um fator que pode trazer mais volatilidade para o mercado será as eleições americanas em novembro, porém isto poderá oferecer oportunidades de compra de ativos mais baratos.

Apesar dos resultados fracos do 2T2020 devido a pandemia do COVID-19, acredito que os bancos estão muito baratos no momento. Com a queda dos juros, há potencial no setor do varejo e construtoras, por isso estou considerando trazer novas empresas para a minha carteira.

No geral, sigo me recuperando de um problema de saúde que tive em julho/2020 onde estive internado alguns diasno hospital, tomarei algumas medidas ter hábitos mais saudáveis. Eu escreverei sobre isso durante este mês.

Força a todos, grande abraço e até a próxima.

4 comentários:

  1. Meu caro, parabéns pelo blog, de todos que eu acompanho, o sensato e próximo da minha realidade possível... Cara tenho uma dúvida com relação à sua conta de cotas mensal e anual, faço no Excel por ano e acumulado de anos, mas as contas não batem, será que vc poderia me ajudar a entender a mecânica das contas??

    ResponderExcluir
  2. Por acaso vc tem algum email? Te mando um exemplo simples do cálculo de cota que eu fiz, Vc provavelmente vai bater o olho saber bem rápido a inconsistência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, pode mandar para oaportadorfinanceiro@gmail.com

      Eu te mando uma copia da minha planilha também

      Abraço

      Excluir