9 de outubro de 2020

Fechamento Setembro/2020: R$ 1.066.735,06

 “Uncertainty isn't always a bad thing. Sometimes it can even be filled with extraordinary potential.” 

(Jenn Bennett)


Olá colegas investidores, estamos novamente registrando um fechamento mensal. As vezes não tenho tanta vontade de postar aqui no blog, principalmente porque não houve muita novidade na carteira e nos resultados das empresas. Em um período de maiores incertezas, buscamos mais proteção da carteira do que enventualmente um ganho de capital.

Mas o processo de investimento em renda (minha estratégia) é lento, sem muita emoção e com consistência ao longo do tempo. O ano de 2020 é um ano de acumulação, sempre mantendo a alocação de ativos para manter a consistência ao longo do tempo. Sem mais delongas, o fechamento de Setembro/2020 foi:

CarteiraR$  1.066.735,06
AporteR$ 14.000,00
Rentabilidade Mensal: -2,01%
Rentabilidade Anual-4,83%

Podemos destacar:

  • A carteira de ações obteve desvalorização de -4,68%, com destaque negativo para (BVMF:RLOG3)  que desvalorizarou -17,29%, enquanto que o destaque positivo foi (BVMF:LCAM3) com valorização 16,92%. O índice Bovespa desvalorizou  -4,80%  neste mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma desvalorização de -0,55%, com destaque negativo para (NYSEARCA:USRT) com desvalorização de -4,12%. Além disso, o dólar americano se valorizou 2,13% este mês. 
  • A Carteira de FIIs  obteve valorização de 0,50%, cujo destaque  positivo foi (BVMF:IRDM11) com valorização de 6,71%, enquanto que o destaque negativo foi (BVMF:XPPR11) com desvalorização de -10,05% . O índice IFIX se valorizou 1,79% este mês.
  • Para mais  detalhes, acesse a Carteira.
O percentual em ações está abaixo de 30% que é o ideal da minha carteira. Atualmente não está fácil nem para a renda fixa , pois o Tesouro Selic continua rendendo negativo neste início de mês. A questão fiscal tem que ser endereçada para que o Brasil continua solvente na sua dívida.

Com esta situação, estou considerando aumentar gradativamente o patrimônio no exterior apesar de achar que o dólar vai cair em 2021. Sinceramente, estou mais focado na geração de renda ao longo do tempo do que o valor da carteira em si, pois ainda falta muito para eu chegar no meu objetivo.

Atualmente este é fechamento nº 49 no blog como podemos observar na figura abaixo:
Meu objetivo é chegar em pelo menos 10 anos de aportes initerruptos, ou seja, chegar ao número 120 de aportes/fechamentos. Desta forma, ainda não estou nem na metade do objetivo pois os proventos ainda vão crescer mais nos próximos anos e isto vocês podem observar na postagens dos aportes com o valor do "Reinvestimento dos Proventos".  O aportes e o reinvestimento dos proventos diminuem a volatilidade da carteira ao longo do tempo.

Na vida pessoal, estamos planejando anunciar o nosso apartamento para venda em 2021 para comprar um tereno e morar em uma casa. Nesta pandemia percebemos que teremos mais satisfação em morar em uma casa do que em apartamento. Eu acredito que vai demorar alguns meses para vender, enquanto isto estou separando um recurso não contabilizado no blog para comprar o terreno.

Força a todos, grande abraço e até a próxima.

14 comentários:

  1. Casa >>> Apartamento, minha humilde opinião xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Escola para Investidores,

      Também concordo com você, mas é preciso escolher o imóvel adequado para cada fase da vida. Eu tenho um apartamento menor que atendeu o seu objetivo até agora, permitindo que eu posso acumualr um patrimônio.

      No momento que decidimos mudar para um imóvel maior, preferimos construir uma casa que poderá aumentar o patrimônio no futuro.

      Obrigado pela visita, abraço

      Excluir
  2. Aportador, muitas vezes penso em não postar também.

    Mas, como leitor seu de todos os meses. Será um prazer continuar acompanhando sua jornada! Mesmo que lenta, como a minha.

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu percebo que eu tenho mais a perder do que a ganhar em manter o blog.

      Por exemplo: Estou aprimorando a minha estratégia com opções a cada mês, fazendo com que gera mais proventos do que o resto da carteira. Porém, não vale a pena eu prestar contas das minhas operações porque eu tentei abordar uma estratégia simples (http://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2020/07/por-que-eu-utilizo-o-aplicativo.html) e atraiu comentários de gente achando que estou fazendo besteira.

      Não existe investimento sem risco mas o ponto importante é administrar o risco.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Esse valor de aporte fará que rapidamente atinja seus objetivos. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Beto, porém eu não sei quanto tempo irei conseguir manter este nível de aporte. Por enquanto estou mantendo até o fim do ano.

      Grande abraço

      Excluir
  4. Olá, percebi uma alteração na carteira de previdência privada. Vc chegou a postar o racional das mudanças do fundos previdência? Gostaria de entender, é sempre bom ouvir ideias e estratégias novas. Obrigado. Att. Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, realmente houve mudanças na carteira.

      Estou ajustando a carteira para ter uma configuração idela de 4-3-3 (estilo de um time de futebol)
      40% na DEFESA => XP SEGUROS SUPERPREV FIM (35.420.569/0001-90)
      30% no MEIO CAMPO => MULTIMERCADOS
      15% VERDE AM ICATU PREVIDÊNCIA FIC FIM (23.339.936/0001-47)
      15% VINCI EQUILÍBRIO ICATU PREVIDÊNCIA (23.964.741/0001-98)
      30 % no ATAQUE => FUNDOS DE AÇÔES
      10% BRASIL CAPITAL PREV (34.187.279/0001-86)
      10% ALASKA ICATU PREV (29.722.458/0001-36)
      10% TRIGONO ICATU PREV FIA (35.610.342/0001-08)

      Estou fazendo a portabilidade para a previdência da Trigono Capital. Tem um canal excelente no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCIvAMTR2gh1RySFiC7w4_ag)

      Além disso, houve um live com o Gestor do Brasil Capital na semana passada (https://www.youtube.com/watch?v=gIWaHJGywBY)

      Aos poucos vou ajustando os percentuais da carteira.

      Obrigado pela visita e abraço.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta!! Mas vc viu algo que não gostou no Previdência da Vitreo - FOF Super Previdência?

      Att.
      Alexandre

      Excluir
    3. Olá Alexandre,

      A ideia original era da Luciana Seabra quando foi criada a SuperPrevidencia da Vitreo. Agora ela está a frente da Spiti (do grupo XP) e como eu utilizo a corretora XP, resolvi migrar para a SuperPrev da XP. Mas nao tenho nada contra a da Vitreo.

      Na minha opnião as duas são equivalentes.

      Abraço

      Excluir
  5. Caramba mto bom essa meta de aportes, vou fazer as minhas tbm.
    Acompanho sua evolução e vejo que sua consistência é incrível.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Suburbano,

      Para que a estratégia de renda comece apenas a ter resultados o tempo minimo, na minha humilde opinião, é de 10 anos.
      O ideal é que a empresa consiga pagar o valor do aporte inicial a cada ano. Exemplo: se eu aportei 10k em uma empresa no ano 1, o ideal é que a empresa pague 10k (atualizado pela inflação) em algum momento futuro, mas para isso são necessários pelo menos 10 anos.

      Abraço e obrigado pela força

      Excluir
  6. Aportador me tira uma dúvida. Já vi post seu que você não concorda muito com a Filosofia Bastter. No que você acha que se difere sua forma de investir e o porque? poderia fazer um post sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peão, muito boa a sua sugestão.

      Estou lendo o livro do jeito Bastter de Investir (https://files.bastter.com/Livros/livro-quase-tudo-que-sei.pdf) e farei um levantamento dos pontos positivos e negativos em um post específico.

      Abraço

      Excluir