25 de setembro de 2020

Aporte Setembro/2020

 "Staggered investment into index is the best way for most of the investors" (Warren Buffet)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo tranquilo? Este mês eu comecei a  expor uma pequena parte do patrimônio em criptomoedas, mas não foi diretamente através de uma corretora específica e sim atraves de um fundo de investimento para investidores qualificados.

O mercado continua em consolidação (de lado) e para quem está na fase de acumulação, não há nada melhor do que comprar mais ativos a menores preços. Além disso, vimos um aumento do dolar neste mês, de forma que sempre é necessário diversificar em ativos descorrelacionados da nossa moeda local. Sem mais delongas, o aporte de Setembro/2020 foi:

Exterior

Como estamos em um período de grande incerteza onde até mesmo o Tesouro Selic ocasionou perdas aos investidores neste mês (fonte), resolvi me expor às criptomoedas através do fundo VITREO CRIPTOMOEDAS FIC FIM (CNPJ 33.736.767/0001-32) que possui exposição em 60% em Bitcoin e 40% em outras AltCoins. Mais informações clique aqui

O racional deste investimento é utilizar o momento de consolidação do Bitcoin entre USD 10k e USD 12k, onde atualmente está em USD 10,6k e quando estiver próximo a USD 12k eu efetuo o resgate até avaliar um novo ponto de entrada.

Ações

As operações deste mês foram:
  • ITAU UNIBANCO (BVMF:ITUB4) - os bancos estão com múltiplos muito abaixo das médias dos anos anteriores, acredito que em 2021 irão outperformar o índice.
  • COSAN LOGISTICA (BVMF:RLOG3) - controladora da Rumo (RAIL3) que cresce junto com o agronegócio brasileiro. Irá passar por uma restruturação societária com seu controlador (CSAN3), porém não foi divulgado os termos de troca. Pode sair da carteira em breve se chegar acima de R$ 23.
  • VALE (BVMF:VALE3) - grande pagadora de dividendos para 2021, sendo negociada com um valor abaixo do esperado com o minério de ferro acima de USD100. Relação USA x China pode influenciar o papel, assim como a venda da participação do BNDES da empresa (fonte).
  • (VENDA) ALUPAR (BVMF:ALUP11) - empresa transmissora de energia que competia com TAEE11 na carteira, foi substituida por outra empresa do setor de energia.
  • ENERGIA DO BRASIL (BVMF:ENBR3) - empresa distribuidora de energia que mudou recentemente sua política de dividendos, com possibilidade de crescimento dos proventos (fonte).

Fundos Imobiliários

A operação deste mês foi:
  • Banestes Recebíveis Imobiliários (BVMF:BCRI11) - aporte em fundos de recebíveis indexados a inflação (IPCA e IGPM) pois apesar de não termos sinais de inflação generelizados na economia, aumentei o percentual de FIIs de papel na carteira.
 
Portanto, o total de Aporte do mês de Setembro/2020 foi de R$ 14.000,00

Até a próxima meus amigos e grande abraço.

Observação: Lembre-se que investir em renda variável possui riscos e as informações apresentadas não são recomendações de compra ou venda.

4 comentários:

  1. Aporte redondo bonito assim hahaha, o meu geralmente é todo quebrado, vai todos os centavos que renderam na nuconta xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Escola para Investidores,

      Na verdade este é o valor que eu transfiro para corretora (XP ou Vitreo). No meu caso eu não contabilizo o dinheiro na conta corrente da corretora porque no próximo mês irá virar aporte como está descrito no item “Reinvestimento dos Proventos”.

      Eu até poderia aportar mais, mas prefiro escalonadar os aportes no tempo.

      Obrigado pela visita, grande abraço

      Excluir
  2. Olá, OAF, tudo na paz? Espero que sim!!

    Então, acho que você tá evoluindo até bem, se a gente levar em consideração o fato de que estamos em pandemia, ne? rsrs

    Aproveito pra dizer que te adicionei à minha lista de blogs...


    Eu voltei de viagem agora em navio e postei agora há pouco e gostaria de uma visita sua com sua opinião acerca da minha compra do meu apartamento. Também pergunto algumas coisas como eu ser o novo organizador do Ranking da FinansFera e tal... posso contar com sua opinião?

    Segue o link: http://www.intendentefrugal.com/2020/10/comprei-meu-apartamento-e-conto-como.html


    Um forte abraço, meu amigo!

    IF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Intendente Frugal, obrigado pela visita.

      Já fui no seu blog tecer alguns comentários sobre o seu novo imóvel.

      Abraço

      Excluir