18 de outubro de 2017

TD Ameritrade altera lista de commission-free ETFs

"Mantenha o foco, mas seja flexível." 
(Leila Navarro)

Olá meus amigos, tudo bem? Ontem eu abri meu email e recebi uma notícia não muito agradável da corretora TD Ameritrade:
ETFs da Vanguard terão corretagem normal ($6,95)

Conforme eu já havia abordado anteriormente na postagem Por que investir em ETFs da Vanguard?, a maioria dos ETFs da minha carteira são da Vanguard e infelizmente todos os ativos da minha carteira perderam o incentivo da corretagem grátis. A nova lista de commission free ETFs está aqui.

Neste momento eu tenho que rever a minha estratégia, pois terei 30 dias para fazer mudanças na minha carteira que atualmente está assim:
Carteira Atual de ETFs no Exterior

Carteira de Bonds e Reits

Esta parte da carteira terá no máximo 30% pois tanto Bonds quanto Reits possuem um desempenho pior do que Stocks no longo prazo, entretanto esta correlação pode mudar durante o tempo conforme foi abordado aqui. A minha estratégia será:
  • Substituir o Vanguard Total Bond Market ETF (NYSEARCA:BND) pelo SPDR Portfolio Aggregate Bond ETF (NYSEARCA:SPAB) que possui taxa de administração de (Gross Expense Ratio) de 0,04% e acompanha o benchmark Bloomberg Barclays U.S. Aggregate Index que representa os títulos de renda fixa com invesment grade negociados nos Estados Unidos, mais detalhes aqui
  • Substituir Vanguard REIT Index Fund (NYSEARCA:VNQ) pelo iShares Core U.S. REIT ETF (NYSEARCA:USRT) que possui taxa de administração de 0,08% e acompanha o benchmark MSCI US REIT Index que representa uma diversificação do mercado imobiliário americano.

Carteira de Stocks

Esta parte da carteira busca obter o máximo retorno de acordo com o estudo Long-Term Stock Market Expectations com alocação no mercado americano, mercados de países emergentes e o nos mercados de países desenvolvidos. A minha estratégia será:
  • Substituir Vanguard Total Stock Market ETF (NYSEARCA:VTI) por SPDR Portfolio Total Stock Market ETF (NYSEARCA:SPTM) que possui a taxa de administração de 0,03% e acompanha o benchmark Russell 3000 Index que representa uma larga exposição das 3000 empresas mais negociadas no mercado americano. 
  • Substituir iShares S&P 500 Index ETF (NYSEARCA:IVV) por SPDR Portfolio S&P 500 Value ETF (NYSEARCA:SPYV) com taxa de administração de 0,04% e com o benchmark S&P 500/Citigroup Value Index que consideram as  empresas do S&P500 que possum mais características de value investing, mais detalhes aqui.
  • Substituir Vanguard Emerging Markets Stock Index (NYSEARCA:VWO) por SPDR S&P Emerging Markets ETF (NYSEARCA:SPEM) com taxa de administração de 0,11% e acompanha o benchmark S&P Emerging BMI Index.
  • O fundo com as mesmas características do Vanguard Total World Stock (NYSEARCA:VT) é o iShares MSCI ACWI ETF (NASDAQ:ACWI) porém este possui a taxa de administração de 0,33% enquanto que o primeiro possui a expense ratio de 0,11%, ou seja, 300% mais alta. Ainda não decidi se farei a substituição.

Considerações finais

Para quem mora no Brasil e deseja investir no exterior o melhor estratégia é abrir uma conta na Interactive Brokers e comprar ETFs domiciliados na Irlanda que não pagam dividendos, conforme abordado aqui. No meu caso particular, eu ainda nem tenho o valor mínimo (USD 10k) investido para migrar para esta estratégia, pois enquanto os proventos da carteira não foram suficientes para cobrir os USD 120 de custos anual da Interactive Brokers permanecerei na TD Ameritrade.

A vantagem de ter a carteira pequena é que eu posso girar o meu patrimônio sem pagar nenhum imposto já que as vendas nos mês serão menor do que R$ 35k. Estou completando um ano de investimentos no exterior e minha carteira possui um retorno médio de 7% ao ano em dólares. Se houver uma queda generalizada nos ativos de renda variável, venderei os ETFs de Bonds e Reits para reequilibrar a carteira utilizando a alocação de ativos. No próximo mês farei a última remessa do ano, pois pretendo aproveitar a cotação do dólar abaixo de R$ 3,20.

Esta mudança ocorrida na TD Ameritrade me mostrou que não posso depender de um conjunto específico de fundos para continuar utilizando commission-free ETFs, desta forma pretendo o quanto antes poder migrar para os ETFs de acumulação domiciliados na Irlanda. A lição que eu tirei foi : "Mantenha o foco, mas seja flexível".

Grande Abraço e até a próxima.


Disclaimer: Isto não é dica de investimento, eu não estou autorizado para recomendar nenhum tipo investimento. Por favor, leia o prospecto e analise os risco envolvidos.

16 comentários:

  1. isso q é uma notícia ruim! Todos de uma vez? kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Senhor Bufunfa,

      Os Etfs da Vanguard são os que possuem um maior valor de mercado e menor taxa de administração. Mas tudo bem, seguiremos em frente com o plano.

      Abraço.

      Excluir
  2. Agora que estava pensando em mandar dinheiro pra lá... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enriquecendo,

      Apesar desta mudança ainda vale a pena utilizar esta corretora. Não há taxa de custódia, não é necessário um capital inicial para abrir a conta e a corretagem é relativamente baixa ($6,95).

      Não desista de investir no exterior, as vantagens superam muito as desvantagens.

      Abraço.

      Excluir
  3. O importante é que as corretagens sejam baixas, mesmo pagando

    Interessante ter traduzido ETF dos mercados internacionais, não sou especialista neste mercados sempre bom aprender mais.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza DIL,

      E estratégia é simples, não tem muito segredo. A diferença está em manter os custos baixos e colher os frutos no longo prazo.

      Abraço e bons investimentos também.

      Excluir
  4. Olá AF,

    Mesmo assim, a corretagem da TD Ameritrade é bem baixa.

    O mesmo se pode dizer das taxas de administração dos fundos.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Internacional,

      Realmente é bem baixa essa corretagem, eu estava olhando o copo meio vazio em vez do copo meio cheio sabe?
      Colocando na balança as vantagens e desvantagens, sem dúvida é muito vantajoso investir no exterior através destes fundos.

      Abraço.

      Excluir
  5. Aportador,

    Que calça arriada hein. Considere também os custos para alteração de custódia depois quando quiser migrar para o IB. Algumas corretoras cobram caríssimo.

    Por que você não troca o mercado emergente pelo EIMI da iShares? Tenho ele há alguns meses e já me deu 12% de lucro. Confere minha carteira lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande BPM,

      Eu já fiz a troca de custódia da Drivewealth para a TD Ameritrade esse ano e foram $100 de taxa de transferência. Para transferir para a Interactive Brokers o custo será de $75. Quando eu tiver um patrimônio maior no exterior irei transferir para a IB.

      O retorno do ETF dos Mercados Emergentes (NYSEARCA:VWO) segue o mesmo benchmark do EIMI da iShares, ou seja, é trocar 6 por meia dúzia. A minha valorização nesse fundo também é 12%, mas arentabilidade passada não é garantia de nada no futuro, esteja atento ao valuation atual e a expectativa de retorno.

      Os proventos recebidos no exterior, mesmo pagando 30% de IR nos EUA, servem para aumentar a minha renda tributária na declaração de Imposto de Renda aqui no Brasil. Através do PGBL eu posso restituir parte deste imposto pago, mas isto será mais perceptível quando o volume investido no exterior se tornar maior.

      Grande Abraço meu amigo, sempre acompanho a evolução da sua carteira.

      Excluir
  6. Aportador, tudo bem? Bad news, mas é uma oportunidade de migrar para os ETFs domiciliados na Irlanda que são bem mais eficientes em relação aos impostos.

    Já vi a lista de ETFs commission-free da TD Ameritrade, mas tive dificuldade em identificar quais são domiciliados na Irlanda ou em Luxemburgo. Sabe onde consigo ver isso?

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IOTR,

      Na TD Ameritrade não há ETFS domiciliados fora dos EUA. Para comprar os ETFs domiciliados na Irlanda é necessário abrir a conta na Interactive Brokers.

      Abraços.

      Excluir
  7. Muito bom o post Aportador.
    Não respondi o e-mail pela correria das coisas aqui, mas fica meu obrigado pelas dicas que me passou.
    Novidades: depois de 2 anos me fudendo na fronteira com um país exportador de droga, no interior da Selva Amazônica, trabalhando no combate aos ilícitos trasfronteiriços, o Exercito atendeu minha solicitação e me transferiu para uma capital do Nordeste!!!
    Em consequência disso vou perder o adicional de 20% que se recebe na fronteira e em troca disso passarei a viver um pouco melhor.
    Para a família será excelente, minha mulher vibrou muito com a notícia.
    Abraço e bons aportes.
    PS: Como a internet daqui é muito ruim, não consigo nem abrir a vídeo chamada com o banco N26 para confirmar minha conta, estou tentando isso desde agosto. Só vou conseguir fazer isso quando voltar para a civilização, na metade de dezembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia Militar Investidor,

      parabéns pela transferência e pela qualidade de vida que você terá nesta nova etapa. Mantenha o foco nos aportes e muito sucesso pra você.

      Grande Abraço.

      Excluir
  8. Oi amigo, bom dia. Muito bom o post.
    Vc conhece algum etf de renda fixa que investe só em tressuries de curto prazo (até 1 ano)?

    Obrigado.
    Mav

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mav, obrigado pela visita.

      Eu acredito que o ETF (NASDAQ:SHV) iShares Short Treasury Bond ETF pode ser o que vocÊ está procurando. O propecto está em https://www.ishares.com/us/products/239466/ishares-short-treasury-bond-etf

      Há também o SPDR® SSGA Ultra Short Term Bond ETF (NYSEARCA:ULST) que segue o treasure de 3 meses. Mais detalhes em :https://us.spdrs.com/en/etf/spdr-ssga-ultra-short-term-bond-etf-ULST

      Disclaimer: Isto não é dica de investimento, eu não sou autorizado para recomendar nenhum investimento. Por favor, leia o prospecto e analise os riscos envolvidos.

      Grande Abraço e volte sempre.

      Excluir