22 de outubro de 2017

Aporte Outubro/2017

"There are no secrets to success. It is the result of preparation, 
hard work, and learning from failure" (Colin Powell)

Olá meus amigos leitores da blogosfera financeira, sejam benvindos a mais uma etapa da minha jornada financeira. Este mês recebi os proventos do PGBL, ou seja, a restituição do Imposto de Renda no valor de R$ 4.200,00. Eu sei que há muito controvérsia no uso de PGBL como instrumento de crescimento patrimonial, entretanto acredito que dependendo do caso este pode desempenhar um papel secundário na formação de patrimônio.

Analisaremos cada estratégia no aporte de Outubro/2017:
Aporte Outubro/2017

PGBL

Durante este mês efetuei um resgate/reaplicação no PGBL VERDE AM ICATU (CNPJ: 23.339.936/0001-47) conforme explicado aqui. Vamos exemplificar essa estratégia com números reais: No ano passado (2016) fiz o total de R$ 9.500,00 em contribuições do PGBL, sendo que somente R$ 3.850,00 foi "dinheiro novo", onde esta operação gerou uma restiuição de R$ 4.200, 00 este ano (2017).
Podemos observar o extrato detalhadodo PGBL este mês:
Extrato Detalhado PGBL Verde ICATU
Esta é segunda vez que faço esta operação de resgate/reinvestimento este ano, a primeira foi demonstrada aqui. Até o momento foi realizado o total de R$ 23.500,00, sendo que somente R$ 4.500,00 foi "dinheiro novo". Com estas operações eu já garanto R$ 6.462,50 (27,5% de R$ 23.500,00) na restituição do ano que vem. Eu sei que parece um pouco complicado, mas o propósito aqui é demonstrar  a vantagem desta estratégia. Desta forma, eu mantenho a Taxa Interna de Retorno do PGBL acima de 16% ao ano.
Observação: O valor de R$ 23.500,00 ainda é menor do que 12% da minha renda bruta tributável anual.
 

Renda Fixa

De acordo com o nosso colega Guilherme do excelente blog Valores Reais: Esteja líquido para as oportunidades. Portanto, eu aportei no fundo de liquidez diária XP REFERENCIADO FI RF DI CP (taxa administração de 0,40%) através da corretora Rico para aguardar alguma oportunidade caso haja uma correção no ativos de renda variável.
Outra analogia interessante com essa estratégia é a Boca do Jacaré segundo o mega investidor Luiz Barsi. 

Ações

Sigo comprando ativos que possuem características de geração de dividendos e que possam diminur a volatilidade da carteira. Ambos ativos possuem pouco mais de 6% de alocação na carteira, algo que considero ainda baixo. As empresas são Alupar (BVMF:ALUP11) e BB Seguridade (BVMF:BBSE3).    
Estou na expectativa dos resultados do 3º trimestre de 2017 para reavaliar maiores mudanças na carteira.

FIIs

O aporte foi em um fundo de recebível (BVMF:FEXC11) pois era o ativo mais defasado da minha carteira, apenas para manter o reinvestimento dos proventos.

Financiamento Imobiliário

Este mês houve uma amortização de R$ 4.000,00 no meu financiamento imobiliário:
Saldo devedor: R$ 38.920,54
Valor da parcela: R$  1.336,98
Total de juros/taxas/seguro:  R$ 363,97
Prazo restante: 40 parcelas até JAN/2021
Taxa Interna de Retorno (TIR): 12,65% ao ano.


Portanto , o total de aporte do mês de Outubro/2017 foi de R$ 9.500,00.

Até o fechamento do mês, grande abraço.

27 comentários:

  1. Parabéns pelo post!

    Gostei da alocação em ações!

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janota,

      Valeu pela força, eu ainda quero melhorar a minha alocação em ações. Aguardando os resultados do 3T2017.

      Abraço

      Excluir
  2. Parabéns pelo aporte!

    Tenho que estudar melhor a estratégia de previdência privada, pois nunca me pareceu vantajosa, porém o seu relato foi ótimo.

    Por fim, deixo o meu blog, caso queira visitar, será uma honra para mim: http://civilistaemergente.blogspot.com.br/

    Abraços Aportador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Civilista Emergente,

      Para colher os frutos desta estratégia com PGBL é necessário ficar investido no mínimo por 10 anos. Vou acompanhar a sua trajetória, pois já adicionei no blogroll.

      Abraço.

      Excluir
  3. Você está considerando nesses resgates do PGBL que paga 30% de IR sobre o capital investido? Ou já aplicou há vários anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo,

      Eu resgato somente os valores que estão com aliquota de 10% de IR, ou seja, depois de 10 anos. Perceba que no extrato detalhado eu resgatei R$ 9.999,00 e reapliquei R$ 10.500,00, colocando R$ 1500,00 de "dinheiro novo".

      Seja sempre benvindo ao blog, abraço.

      Excluir
  4. Ola AF,

    Sugestao: Pagar o quanto antes o financiamento imobiliario, que permitira seus aportes serem mais altos e fora a tranquilidade.

    Nada contra o autor citado, porem este negocio de "estar liquido' é controverso: Seu capital sempre deve estar aplicado justamente para extrair os beneficios da renda variavel e mesmo a fixa.

    Abraçao e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VDC,

      Realmente não há investimento que me oferece melhor retorno do que quitar antecipadamente o financiamento imobiliário. Entretanto, como eu estabeleci uma meta no inicio do ano e está bem próximo de ser alcaçada,pretendo amortizar o financiamento com mais intensidade no ano que vem.

      Sobre a questão de estar líquido, eu pretendo utilizar o conceito de carteira básica neutra de referência, onde 5% esta ativos de liquidez imediata (cash). Pretendo abordar esse assunto em outras postagens.
      Apesar de estar em renda fixa (liquidez imediata) eu considero que posso alocar em renda variável se houver uma correção, utilizando a simples estratégia de alocação de ativos.
      Exemplo: A Berkshire Hathaway, veículo do maior investidor da história, Warren Buffett, tem hoje cerca de USD 100 bilhões esperando oportunidades na Bolsa americana (http://www.businessinsider.com/warren-buffetts-berkshire-hathaway-has-a-100-billion-stockpile-of-cash-heres-how-it-could-use-the-money-2017-8)

      Grande abraço e sucesso nos leilões, pois estou acompanhando.

      Excluir
  5. Muito importante estar líquido para oportunidades. Parabéns por seguir fielmente a está estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sr Bufunfa,

      O mercado está bem preficicado e as oportunidades estão escassas. O importante é ter disciplina e seguir a estratégia.

      Grande Abraço.

      Excluir
    2. Realmente muito importante estar líquido para oportunidades. Estar líquido não quer dizer que está sem rendimento, que não está aplicado. Existem bons fundos com liquidez diária e bom rendimento, cdbs entre 100 a 105%. Ainda mais nesse próximo ano com esta incerteza política. Com certeza irá surgir muitas oportunidades.

      Excluir
  6. Acho PGBL interessante mais como planejamento sucessório. Muita gente ignora esse aspecto. De forma secundária, também serve para aumento de patrimonio, claro. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagabundo,

      Realmente o planejamento sucessório é um fator bastante relevante do PGBL. Como eu ainda não tenho nenhum dependente, esse fator passou despercebido por mim.
      Outro ponto é que a corretora XP Disponibilizou um acesso a vários fundos que estavam inacecíveis para o investidor do varejo (https://portal.xpi.com.br/PrevidenciaMultiseguradora/Content/pdf/material-comercial-previd%c3%aancia.pdf)

      Grande Abraço.

      Excluir
    2. E aí aportador, guardei essa lista e agora estava dando uma olhada pois talvez faça portabilidade do meu plano pra algum desses. Porque vc optou pelo icatu verde, qual foi o diferencial pra vc ?

      Excluir
  7. Fala Aportador

    Uma dúvida que me surgiu: o financiamento imobiliário não compensa ser quitado antecipadamente? Não apenas quanto a questão financeira, mas também - e principalmente - em relação ao risco jurídico. Sabe como é, as leis e regras mudam toda hora. No Brasil, com essa insegurança jurídica colossal, até o passado é incerto.

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Termos Reais,

      Financeiramente falando, compensa muito quitar antecipadamente. Além disso, o fator psicológico de se livrar das dívidas é algo realmente libertador. Outro ponto é que sou casado em regime de comunhão total de bens de forma que com isso não tenho com o que me preocupar.
      Em relação ao risco jurídico, eu também considero importante que os contratos com a Caixa Econômica continuem sendo honrados, mas nunca se sabe o que pode acontecer...
      Como eu estabeleci uma meta a ser alcançada em 2017 (90k de aporte e 450k de patrimônio), pretendo começar a amortizar o saldo devedor durante o ano de 2018.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Obs: Separação total de bens eu quis dizer.

      Excluir
  8. Grande Aportador!

    Quanto ao PGBL eu comecei ano passado a fazer o mesmo. Estou aplicando no Icatu o montante necessário para não pagar IR.

    Já na renda fixa eu não conheço esse produto da XP mas achei 0,40% de taxa meio salgado. Será que não seria melhor um CDB liquidez diária de 104% do Inter?

    Essa questão de ficar líquido é uma boa desde que mantenha uma porcentagem da carteira assim. Lembro que desde que o Trump assumiu a mídia diz que a bolsa americana vai cair mas mesmo assim fui comprando aos poucos com cautela e olha lá minhas porcentagens e aguarde pra ver o fechamento de outubro.
    Manter uma parte do dinheiro em liquidez diária é uma excelente opção.

    Nas ações achei muito bom seu aporte. BBSE é boa e não desenvolveu como as demais então dependendo do balanço dela pode ter um excelente upside. Assim tô de olho novamente em TAEE e GRDN.

    O FII também tá de acordo com minha linha de raciocínio. Compraria FEXC11 agora também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande BPM,

      Você está correto, em vez de pagar o IR pra Receita Federal é melhor investir em algo pra você.
      Esse fundo da XP tem o objetivo de fazer o resgate na hora que eu identificar uma ação com o risco x retorno favorável.

      Estou com duas ações na minha carteira que estão em "quarentena": CIEL3 e ESTC3. A primeira deveria ter o perfil de crescimento e a segunda com o perfil de dividendos/crescimento. Estou querando mudar para SNSL3 e MPLU3 respectivamente por possuirem as mesmas características com um potencial de crescimento melhor. Vou esperar os resultados do 3T2017.

      TAEE e GRND continuam firme na carteira. E se cairem mais, utilizarei a liquidez diária para comprar mais.

      Grande abraço.

      Excluir
  9. Boa Aportador.
    Achei bem legal essa estrategia no PGBL. Vou dar uma pesquisada em outros posts para entender melhor e ver se é válido aplicar para o meu caso.

    Parabéns pelos aportes.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Economia dos Dividendos,

      Para que esta estratégia seja utilizada é necessário esperar 10 anos para efetuar o resgate. Eu não tinha a menor noção disso quando eu comecei em 2007.
      Quando eu for planejar resgatar os valores, irei migrar para um PGBL
      com tributação Progressiva para fazer resgates livre de IR, conforme demosntrado aqui : https://portal.xpi.com.br/PrevidenciaMultiseguradora/Content/pdf/material-comercial-previd%c3%aancia.pdf (página 2).

      Grande Abraço e Bons Investimentos.

      Excluir
  10. Boa Aportador!

    Em 10 meses você quita sua casa! Keep it going! Sobre a estratégia com PGBL, vou passar para o meu pai. Ele está pagando muito de IR. Acho que vai ajudá-lo

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Investidor Inglês,

      Realmente eu posso quitar em menos de um ano esse apartamento, porém ano que vem deve ter muita volatilidade devido a eleição presidencial. Gostaria de comprar bons ativos a preço atraentes ano que vem. Atualmente o total de juros/taxas/seguro do financiamento é R$ 363,97. Tenho que pagar esse valor mensalmente pelo custo de oportunidade até as eleições do ano que vem.

      Para algumas pessoas essa estratégia do PGBL pode fazer sentido, ainda mais com a previdência pública quebrada muitas pessoas estão buscando esses fundos de previdencia privada.
      Considere esta postagem (https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com.br/2017/03/pagar-imposto-de-renda-ou-pgbl.html) para saber se vale a pena para o seu pai ter um PGBL. Se você tiver alguma dúvida é só entrar em contato.

      Grande abraço.

      Excluir
  11. Cara, a fatia de 27,5% do IR é pesada viu. Vejo todo mês isso aí. Você tá fazendo certinho aportador, fugindo do Leão, da maneira correta.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Diário de um Poupador,

      Tem que sempre encontrar uma maneira de fugir do leão, pois eu considero que imposto é roubo.

      Grande abraço

      Excluir
  12. Pelo menos você já está mais próximo de quitar o imóvel. Eu sequer comprei um. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor invisível,

      Não necessariamente você precisa comprar um imóvel, é possível viver muito bem a vida toda de aluguel

      Grande abraço

      Excluir