1 de maio de 2019

Fechamento Abril/2019: R$ 766.722,05

"I have no idols. I admire work, dedication and competence." 
(Ayrton Senna)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, sejam bem-vindos a mais uma etapa da minha jornada financeira. Hoje faz 25 anos da morte do Ayrton Senna, se você tem mais de 35 anos sabe muito bem o quanto era emocionante acompanhar a trajetória deste grande esportista brasileiro.

Este mês de Abril/2019 foi bastante positivo para todas as classes de ativos da minha apesar de todas as turbulências ocorridas no mês. No mais, sem mais delongas, o fechamento de Abril/2019 foi:
Fechamento Abril/2019


Carteira: R$ 766.722,05
Aporte: R$ 11.000,00
Rentabilidade Mensal0,89%
Rentabilidade Anual: 6,65%
IPCA acumulado em 2019: 1,51% (divulgado em 10/04/2019)

Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve valorização de 1,46%, com destaque negativo para (BVMF:GRND3) e (BVMF:VIVT3) que desvalorizaram -12,41% e -5,23% respectivamente, os destaques positivos foram (BVMF:HYPE3) e (BVMF:B3SA3) com valorização de 8,42% e 7,25% respectivamente. O índice Bovespa valorizou  0,98% este mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma valorização de  2,81% devido a valorização dos ativos de risco no mercado internacional, com destaque positivo para (NYSEARCA:SPYV) com  4,06%  de valorização. Além disso, o dólar americano desvalorizou somente  -0,12%  este mês.
  • A Carteira de FIIs  obteve valorização de 0,15%, cujo destaque positivo ficou por conta de (BVMF:NSLU11) com valorização de  9,58% enquanto que o destaque negativo foi (BVMF:ABCP11) com desvalorização de  -6,33%.O índice IFIX valorizou  1,03% este mês..
  • A Carteria de NTNBs valorizou 1,14% este mês, enquanto que a carteira PGBL valorizou 0,18% este mês.
  • Para mais detalhes, acesse a Carteira.
Composição da Carteira Abril/2019
Conforme a figura acima, o percentual de renda variável está em torno de 49,18%, um pouco acima da média dos últimos meses. Não vejo risco x retorno favorável para investir em Renda Fixa com marcação a mercado (NTNBs e Prefixados), mais detalhes neste artigo.
 
Em Maio/2019 vencerá o título Tesouro IPCA+ 2019 e não irei reinvestir os valores em renda fixa, irei distribuir nas outras classes de ativos da carteira (Ações, FIIs e PGBL).
 
Parecer que a crise está chegando mais perto no Governo do Estado que eu trabalho, pois as despesas com folha de pagamento já está acima do limite permido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Resumindo: não me surpreenderia se até o final do ano terei o salário parcelado, mas isto não deixa nenhum um pouco preocupado, pois sei que estou fazendo a minha parte, onde a cada fechamento estarei mais pelo da independência financeira.
 
Quanto mais eu reflito sobre as minhas estratégias e o meu perfil de investidor, tenho mais convicção que deveria aumentar a minha alocação em renda variável.

Pra finalizar deixo esta mensagem de um exemplo de dedicação, competência e talento:


 Grande Abraço e até a próxima.

25 comentários:

  1. PGBL, acho que vc é um dos poucos que investe nesta "classe de ativo" que nem considero como ativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      A dica que eu dou é: "Só invista em algo que você conheça". Se você não conhece as vantagens e desvantagens é melhor ficar de fora mesmo.

      Abraço

      Excluir
  2. Novamente como de se esperar, outro fechamento excelente...
    Parabéns Aportador.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Semeador Financeiro, obrigado pela visita

      Nem sempre será possível ter fechamentos positivos. Acredito que o mercado esteja ajudando, pois o momento está favorável.
      O importante é manter a persistência e seguir o planejamento

      Grande abraço

      Excluir
  3. Nossa, 25 anos já... parece que foi ontem que assisti na televisão junto com meu pai.

    Relativo ao: "Quanto mais eu reflito sobre as minhas estratégias e o meu perfil de investidor, tenho mais convicção que deveria aumentar a minha alocação em renda variável"

    Eu comecei ano passado a direcionar tudo para a renda variável, pois já tenho carro e imóvel próprio, reserva financeira na renda fixa considerável, então acho que estava preparado para encarar a oscilação e riscos sem ficar preocupado.

    Ainda tenho leve temor com "as grandes quedas", tipo 2008 que tanto comentam, pois não sei como vou me comportar nas situações de quedas absurdas engolindo todo o aporte do mês.

    Acredito que até o final do ano chego em 60% alocado em renda variável e continuarei aportando nessa modalidade até 75~80% ou mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Investidor Precoce, admiro bastante a sua trajetória.

      O Ayton Senna foi um cara muito determinado e sempre será lembrado. Eu sempre gostei de acompanhar as corridas de F1 com o Senna.

      Eu penso no meu horizonte de investimento e percebo que não vou precisar tão cedo da renda dos meus investimentos. A renda fixa nos valores atuais não compensa o risco x retorno. Outro ponto é que o meu aporte é mais de 1,5% do patrimônio, ou seja, depois que eu tiver mais de 2M o aporte passará a ser irrelevante.
      Além disso, tenho carro e casa quitados, não pretendo fazer dívidas e ainda possuo uma reserva de emergência não declarado no blog. Pretendo continuar investindo pelo menos 10 anos ou mais. Qual é a vantagem em ter renda fixa ????
      Não consigo ver nenhuma vantagem

      Grande abraço

      Excluir
  4. Esta ai um brasileiro que deixou sua marca na historia! Quanto ao seu resultado, o milhao esta cada vez mais proximo!


    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Executivo Investidor,

      O Ayrton Senna é uma referência de foco, determinação e busca da excelência no que faz.

      É verdade, o milhão já esteve mais longe. Nós temos o tempo a nosso favor, trabalhando junto com os juros compostos. O primeiro milhão será o primeiro passo para os próximos.

      Muito sucesso e grande abraço

      Excluir
  5. Aportador, qual planilha/app você utiliza para fazer seus controles e ter esses gráficos que você posta? Você pode disponibilizar? Estou acompanhando seus posts e aprendendo muito, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo, eu sei que você tem um link de "planilhas" aqui no site, inclusive já olhei todas, mas nenhuma é para acompanhar a rentabilidade mensal ne? obrigado

      Excluir
    2. Eu tenho uma planilha própria que eu registro as minhas operações. Mas não vale a pena compartilhar pois é muito simples.
      A melhor planilha de controle de investimentos é a do Douglas Lombello.

      Quanto a rentabilidade mensal, eu uso à planilha do ADP mesmo. Que por sinal é o padrão da blogosfera

      Obrigado pela visita, grande abraço

      Excluir
    3. Bom dia! Conheço essa planilha do Douglas, realmente é muito boa, mas justamente por "ter coisa demais" eu achei complicado para mim, tenho procura umas mais simples...Tbm uso uma planilha do ADP de cotas, mas fiz algumas retiradas em um ativo para investir em outro e achei q buguei a planilha.

      De toda forma obrigado, abraço!

      Excluir
    4. A minha planilha é mais simples, mas seu ajuste é muito manual. Não vale a pena compartilhar porque não acrescenta em nada para vocês.

      Abraço

      Excluir
  6. E ai aportador, mais um passo firme pelo visto. Inabalável ! Tambem tenho titulos vencendo agora em maio e nao sei bem o que fazer. Na bolsa só levo ferro e o TD está morrendo. Teria uma palavra de consolo para este pretenso vagabundo ? abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vagabundo,

      Como eu sei que falta pouco pra vc tirar o seu período sabático, eu deixaria uma parte em liquidez diária (Tesouro Selic), Ações pagadoras de dividendos (ITSA, TAEE, VIVT, SAPR), e FIIS de shoppings e logística.
      O foco deverá ser a renda, pois não interessa tanto a rentabilidade da carteira. Pra vc virar Vagabundo, vc precisa viver de renda ou viver de rentabilidade ????

      Grande abraço

      Excluir
    2. Curti a SAPR, vou por no radar. E rentabilidade tambem é renda, porque nao ? Vale tudo ! Valeu pelas dicas.

      Excluir
    3. É verdade, rentabilidade também é renda. mas você tem que dividir parte de seu ganho com o governo (imposto de renda).

      Grande Abraço

      Excluir
  7. Obrigado pela dica.

    Vou procurar para assistir.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Estou pensando em investir no exterior mas tenho uma dúvida: como fica a questão sucessória? Vc pode esclarecer por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Você deverá abrir uma conta conjunta com direitos de sobrevivência, mais detalhes (https://www.comoinvestirnoexterior.com/conta-conjunta-interactive-brokers/).
      Desta maneira quando um morre, o outro pode movimentar a conta normalmente.

      Abraço

      Excluir
  9. HM,

    Recentemente a FUNPRESP-Jud (fundação de previdência de membros e servidores do Poder Judiciário da União e do MP)lançaram um seguro de vida e de invalidez em parceria com a ICATU SEGUROS S/A. Achei os preços bem bacanas, principalmente para quem tem até 50 anos. Como na finasfera basicamente só você e o HEAVY METAL tocam nesse assunto de previdência privada/seguro de vida, você poderia me dar sua opinião? Segue o link com os valores, sendo que posso aumentar o capital segurado da forma que quiser, basta multiplicar pelo mesmo fator o prêmio. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.funprespjud.com.br/funpresp-jud-finaliza-licitacao-para-oferecer-seguro-adicional-aos-participantes/

      Excluir
    2. Olá TumTum,

      Eu ainda não tenho uma informação formada sobre esta informação, eu preciso estudar e entender direito a vantagem deste Seguro.
      Como não sou funcionário ligado a FUNPRESP, eu considero próprio valor do patrimônio em PGBL como o seguro de vida, pos caso eu morra a minah família irá receber os valor do patrimônio e estou segurado pela regra antiga da pensão por morte (por enquanto).

      Não conheço ninguém do serviço publico federal que possa me dar alguma opnião. Mas assim que eu tiver alguma resposta, eu entro em contato contigo.

      Grande Abraço

      Excluir
  10. Entendi! Agradeço! Recentemente eu migrei para o novo regime limitado ao teto e aderi ao funprespjud, pois tenho 30 anos e as perspectivas no novo regime são melhores para mim; além disso, sou casado com servidora pública federal tb, e não poderíamos acumular as pensoes/aposentadoria caso esta medida passe na reforma, entre outras questões. Fato é q agora preciso aderir a um seguro de vida e achei esse atrativo, mas n conheço muito área. Obrigado!TUMTUM

    ResponderExcluir