27 de outubro de 2019

Aporte Outubro/2019

“A wise man will make more opportunities than he finds.” 
(Francis Bacon)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo tranquilo? Agora parece que o Brasil vai voltar a crescer depois que passou a Reforma da Previdência? Os juros estão no nivel mais baixo da história e agora você quer colocar tudo na renda variável? A minha dica é: Muita calma nessa hora.

Os agente do mercado antecipam tudo, se houver um expectativa de crescimento lá na frente, o preço de hoje já reflete este crescimento. Entretanto, sabemos que expectativas podem mudar de uma hora para outra. Se houver uma queda por qualquer motivo, é hora de comprar mais. Sem mais delongas, o Aporte de Outubro/2019 foi:

Aporte Outubro/2019

Renda Fixa

No dia 08/10/2019 o Ibovespa rondou os 100 mil pontos e ofereceu um bom ponto para compra, portanto eu regatei R$ 4.500,00 da renda fixa de liquidez diária e comprei ações. Agora é hora de reequilibrar a renda fixa nos próximos aportes devido a esta alta recente.

Ações

As compras deste mês foram:
  • BANCO DO BRASIL (BVMF:BBAS3) - consegui comprar abaixo do preço do follow-on  (R$ 44,05). A esse preço está muito barata, não tem nem o que  pensar muito.
  • SANEPAR (BVMF:SAPR11) -também consegui comprar antes do  driver que fez a ação andar este mês: TCE libera recomposição de alta tarifária da Sanepar, apesar do resultado fraco no trimestre anterior.
  • VALE (BVMF:VALE3) - com o preço do minério em 2020 deve subir enquanto a vale não conseguir produzir antes do desastre de Brumadinho. O resultado do 3T2019 mostra que em breve voltará a pagar dividendos, por ora eu sigo acumulando este ativo a este preço.

FIIs

As operações deste mês foram:
  • CSHG Real Estate (BVMF:HGRE11) - fundo de lajes coorporativas que está utilizando o bull market para fazer sua subscrição. A subscrição foi a R$ 144,88 e a cotação atual está em R$ 182.
  • XP MALLS (BVMF:XPML11) -fundo de lajes coorporativas que também está utilizando o bull market para fazer sua subscrição. Este ativo também estava com alocação abaixo do ideal na minha carteira.

Portanto, o total de Aporte do mês de Outubro/2019 foi de R$ 9.000,00

Até a próxima meus amigos e grande abraço.

11 comentários:

  1. To querendo aportar em Vale e Ambev esse mês. O que acha sobre os resultados da abev3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambev empresa cara e resultado do 3T19 muito fraco. Concorrência de cervejaria artesanal e Heineken está aparecendo. Iria de M Dias, que também é uma empresa cara mas tem muito a crescer, principalmente na região Sul e sudeste. Se o pensamento for a longo prazo, com certeza vale a pena o investimento.

      Excluir
    2. Concordo totalmente com o Anônimo,

      Ambev é cara para o que vem entregando, possui um yield muito baixo mesmo aumentando o seu payout. Eu tenho M Dias na carteira e há muito potencial de crescimento ainda e acredito que a gestão tem competência para alcançar os resultados no futuro.
      Eu tive Ambev e vendi e não me arrependo.

      Obrigado pela visita e grande abraço

      Excluir
  2. Logo a Bolsa deve dar uma corrigida. BBAS3 é muito boa, o balanço dela está chegando e deve ser muito bom, se noticias extra campo não atrpalharem deve passar logo dos R$ 50,00.
    Fiz um swing trade em bbas3, ganhei uns trocos e logo devo voltar, mas como disse, creio que a bolsa deve dar uma corrigida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Não acho que haverá uma correção com a Bolsa a 107 mil com os juros abaixo de 5 % ao ano. Os lucros vão crescer forte neste 3T2019 podendo levar o índice até 115 a 120 mil pontos.
      O saldo de investimentos estrangeiros no ano está negativo, quando os estrangeiros começarem a comprar os ativos podem ter um rally.
      O meu preço justo de BBAS3 é R$ 60,00 com margem de segurança até R$ 54,00. Só não compro mais porque já tenho 18% da carteira em bancos e com a queda da SELIC o ROE dos bancos deve diminuir consideravelmente mas acredito que continuará alto.

      Obrigado pela visita e grande abraço

      Excluir
    2. Eu avisei que ia dar uma corrigida.

      Excluir
    3. Aportador,

      Vc disse que ia trabalhar na disponibilização de uma nova planilha de valuation com preço justo, nos moldes do vídeo do Mario Vendrame. Está pronta? kkkk
      Sei que estou folgando perguntando/pedindo isso, mas lembro de vc ter comentado isso há um tempo atrás quando disponibilizou uma planilha.

      Excluir
    4. Olá Anônimo,

      A postagem com o Valuation do Mario Vendrame está aqui: https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2019/06/qual-taxa-de-crescimento-que-o-mercado.html

      Abraço

      Excluir
  3. Uma dúvida, nunca se interessou por B3SA3? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Investidor Invisível, eu tenho na carteira e comprei a R$ 22.

      Tou considerando um pouco caro agora, mas vou esperar os próximos resultados.

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Vi e tentei diferentes estratégias e métodos, até perder muito dinheiro ao tentar. Até apresentar a nova estratégia que coloquei de volta nos trilhos e consegui recuperar meu dinheiro perdido e ainda fazer um crescimento consistente em todo o meu comércio. O Sr. Carlos Ellison é um profissional incrível, com vasta experiência e profundo conhecimento em negociação agrícola. Ele me ajuda a aplicar a penalidade financeira.

    Invista US $ 500 e ganhe US $ 6000 por semana (7 dias),

    Invista $ 1000 e ganhe $ 12000 por semana (7 dias)
    ,
    Invista US $ 2500 e ganhe US $ 30.000 por semana (7 dias).

    Tudo em lucros semanais e 100% garantido. (Pagamento garantido). Livre para entrar em contato - se você estiver interessado por e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via whatsapp: +12166263236

    ResponderExcluir