2 de outubro de 2019

Fechamento Setembro/2019: R$ 885.428,84

"What you get by achieving your goals is not as important as what you become by achieving your goals." 
(Zig Ziglar)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? É com grande satisfação que faço este fechamento, pois consegui alcançar a meta de 2019. Este feito aconteceu principalmente devido as condições de um mercado de alta e ao reinvestimento dos proventos + restituição do IR.

Fazendo um paralelo com o campeonato brasileiro de futebol, a sensação que eu tenho por ter alcançado a meta é como o Athletico-PR ter que disputar o Brasileirão depois vencer a Copa do Brasil/2019, garantindo a vaga da libertadores do ano que vem. No mais, sem mais delongas, o fechamento de Setembro/2019 foi:
Fechamento Setembro/2019
Carteira: R$ 885.428,84
Aporte: R$ 11.000,00
Rentabilidade Mensal: 5,21%
Rentabilidade Anual: 15,88%
IPCA acumulado em 2019: 2,53% (divulgado em Set/2019)

Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve desvalorização de 6,80%, com destaque negativo para (BVMF:LCAM3) e (BVMF:SAPR11) que desvalorizaram -7,90% e -3,66% respectivamente, os destaques positivos foram (BVMF:FLRY3) e (BVMF:VULC3) com valorização de 10,08% e 8,64% respectivamente. O índice Bovespa valorizou  3,57%  neste mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma valorização de 3,95%, com destaque positivo para (NYSEARCA:SPYV) com   3,23%    de valorização e o destaque negativo ficou com (NYSEARCA:SPAB) com desvalorização de -0,74%. Além disso, o dólar americano se valorizou apenas 0,26% este mês. 
  • A Carteira de FIIs  obteve valorização de 2,92%, cujo destaque positivo ficou por conta de (BVMF:HGRE11) com valorização de  5,98% enquanto que o destaque negativo foi (BVMF:BRCR11) com desvalorização de -3,81%. O índice IFIX se valorizou  1,04% este mês.
  • A carteira PGBL/Fundos se valorizou   9,03% este mês com o reinvestimento da Restituição do IR.
  • Para mais  detalhes, acesse a Carteira.

Composição Carteira Setembro/2019



Conforme a figura acima, o percentual de renda variável está em torno de 54,48%, ou seja, acima da média dos últimos meses. Considero que 60% é o limite maximo que pretendo ter alocado em renda variável, mesmo considerando a correlação negativa entre ações e ETFs no Exterior. Entretanto, os próximos aportes serão em subscrição de FIIs e em Renda Fixa.

Atualmente estou fazendo um curso bastante interessante com estratégias com opções. Só pra vocês terem uma idéia, no segundo mês eu irei pagar um DARF sobre ganho de capital que já pagou o valor do curso. Pretendo fazer uma postagem sobre o curso Estratégias de Renda Contínua e Progessiva,  mas de antemão eu informo que o conteúdo é intermediário/avançado sobre opções e requer um certo tempo para ganhar familiaridade com os termos. Mas não pretendo expor as estratégias de opções no blog, pois teria dificuldade em explicar de forma clara para todos os leitores.

Outra noticia importante nesta semana é que a corretora TD Ameritrade zerou a corretagem nas operações em ações/opções, este movimento foi realizado pelas corretoras Interactive Brokers e Charles Schwab. Se você estava pensando em investir no exterior, qual é a desculpa para não fazê-lo??

E agora que eu alcancei a meta, é hora de dobrar a meta :D 

Grande Abraço e até a pŕoxima.

19 comentários:

  1. Tá voando amigo!
    Show de bola!
    Vc vai querer operar opções só no BR ou no exterior também?
    Eu tenho medo até de fazer venda coberta! kkkk

    Abração e rumo ao milhão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal,

      Com certeza vou operar opções no exterior sim, a liquidez é melhor e por incrível que pareça é muito mais simples do que aqui.
      Agora que a TD Ameritrade zerou as taxas, é hora de começar aos poucos.

      Não tenha medo de operar opções, saiba que o conhecimento liberta. Vou fazer uma postagem sobre isso.

      Grande Abraço meu amigo.

      Excluir
  2. Que maravilha bater a meta anual ainda no mês de setembro Aportador!
    Adorei a referencia com o time do Furação rsrs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Semeador Financeiro,

      É muito gratificante, verificar que eu estou me desenvolvendo como investidor. Eu sei que o mercado ajudou para alcançar esta rentabilidade. Agora é hora de planejar a próxima temporada.

      O Furacão está de parabéns por vencer um campeonato muito difícil e levar uma premiação de R$ 64 milhoes da Copa do Brasil. Mesmo não sendo um dos favoritos, conseguiu alcaçar uma excelente meta para 2019.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. Que legal Aportador! Agora vai dobrar a meta então? haha :D

    Poxa, você é o terceiro em menos de um mês que sei que está estudando com o Su, acho que é um sinal rs

    Vou fazer um esforço para fazer esse curso. Acredito que ano que vem consigo. Enquanto isso vou testando as THLs por conta própria.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Inglês,

      O mercado de opções no Brasil ainda tem muito a melhorar, principalmente relacionado a liquidez e as opções longas. Eu estou muito satisfeito com o curso e ao suporte oferecido na hora de operar/tirar dúvidas.
      O importante é ter estratégias para quando a operação começar a dar prejuízo.

      Grande Abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá SENHOR ENGENHEIRO INVESTIDOR,

      Obrigado pela visita.

      Abraço.

      Excluir
  5. Olá Aportador, tudo bem?

    Eu comprei um curso a um bom tempo.. tenho um post sobre isso.. aquele double put double call.. não achei nada d+.. basicamente alavanca sua operação em 2x.. eu sigo o Su no instagram mas ele meio que flooda muito...

    sobre pagar o curso com a darf do segundo mês... tudo depende do montante.. se vc alocou 100k na estratégia e pegou 1,5% ta pago.. hehe..

    no mais.. achei seu blog pelo feed de algum outro que não lembro... vou seguir vc..

    abs! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor da TI,

      A diferença é que este curso "double put double call" é direcional, tem tempestividade negativa (você paga time decay) e pode piorar com o passar do tempo.
      Eu não tenho intagram e nem uso rede social porque consome muito tempo. Mas eu te digo, é bem diferenciado o conteúdo do curso, mas ao mesmo tempo é complexo.

      NO meu caso, investi R$ 4 mil e tive um retorno de 35% sobre o capital investido no segundo mês. Em geral, o retorno é de 80% a 100% sobre a sua unidade temporal (UT).
      Vou buscar escrever sobre isso, mas algumas estratégias precisam de lastro (Tesouro Selic como garantia).

      Já te adicionei no blogroll também.

      Abraço.

      Excluir
  6. Olá! Parabéns pelo blog. Ótimo conteúdo. Graças à iniciativa de AA40, também criei o meu. Vou colocar o link do seu no meu blog. A luta continua! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mente Investidora,

      Seja bem-vindo a blogosfera, o AA40 faz um trabalho incrível.
      Já adicionei você a minha blogroll.

      Grande abraço e obrigado pela visita

      Excluir
  7. Sabe se sua conta na Ameritrade vai estar com corretagem zerada também?
    Anunciaram que zeraram as taxas, a partir de outrubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Macro,

      Já recebi o e-mail confirmando as novas taxas, agora é só transferir os recursos pra lá continuar a mesma estratégia

      Grande abraço

      Excluir
    2. Ah ok, pensei que já estivesse usando, fiz o pedido ontem. Mandei via fax online a documentação, já me responderam hoje, fica a dica para quem for abrir conta.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Continuou Zero a custodia, Zero para abrir conta e agora é Zero a corretagem.

      Não sei como eles ganham dinheiro, mas agora está assim.

      Abraço

      Excluir
    2. A charles schwab, que anunciou a tarifa zero também nesse mês, já tinha quase 50% do resultado aplicando o float.

      Agora a TD, salvo engano, é a única com corretagem zero que aceita estrangeiro, já tinha tentado abrir conta na robinhood, mas era somente para americanos.

      Excluir
  9. Vi e tentei diferentes estratégias e métodos, até perder muito dinheiro ao tentar. Até apresentar a nova estratégia que coloquei de volta nos trilhos e consegui recuperar meu dinheiro perdido e ainda fazer um crescimento consistente em todo o meu comércio. O Sr. Carlos Ellison é um profissional incrível, com vasta experiência e profundo conhecimento em negociação agrícola. Ele me ajuda a aplicar a penalidade financeira.

    Invista US $ 500 e ganhe US $ 6000 por semana (7 dias),

    Invista $ 1000 e ganhe $ 12000 por semana (7 dias)
    ,
    Invista US $ 2500 e ganhe US $ 30.000 por semana (7 dias).

    Tudo em lucros semanais e 100% garantido. (Pagamento garantido). Livre para entrar em contato - se você estiver interessado por e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via whatsapp: +12166263236

    ResponderExcluir