3 de fevereiro de 2020

Fechamento Janeiro/2020: R$ 1.002.277,64

"The hard truth is only around 3% of our population are in a position to aspire for financial independence. Don’t waste this rare privilege."
 (D.Muthukrishnan)

Olá meus amigos da blogosfera fianceira, hoje é um fechamento mensal especial pois foi ultrapassada a barreira do 1º milhão de reais. Coincidentemente, o primeiro fechamento da minha planilha do ADP foi exatamente em Janeiro/2016 a quatro anos atrás no valor de R$ 188.029,25. Irei relatar logo abaixo as minhas impressões em alcançar esta importante meta.

O assunto do momento é a propagação do coronavirus e como este evento pode impactar a economia mundial. Além disso, teremos eleições americanas de forma a trazeer mais volatilidade aos mercados em geral. O ideal é manter a cautela e aproveitar os ativos que desvalorizarem ais sem perder os fundamentos. No mais, sem mais delongas, o fechamento de Janeiro/2020 foi:
Fechamento Janeiro/2020
Carteira: R$ 1.002.277,64
AporteR$ 11.800,00
Rentabilidade Mensal: -0,61%
Rentabilidade Anual: -0,61%

Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve desvalorização de -2,17%, com destaque negativo para (BVMF:HGTX3) que desvalorizarou -27,09%, os destaques positivos foram (BVMF:FRAS3) e (BVMF:B3SA3) com valorização de 20,70% e 12,17% respectivamente. O índice Bovespa desvalorizou  -1,63%  neste mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma valorização de 3,93%, com destaque positivo para (NYSEARCA:USRT) com   1,94%    de valorização e o destaque negativo ficou com (NYSEARCA:SPEM) com desvalorização de -5,65%. Além disso, o dólar americano se valorizou 6,06% este mês. 
  • A Carteira de FIIs  obteve desvalorização de -2,16%, cujo destaque positivo ficou por conta de (BVMF:FIIB11) com valorização de  4,11% enquanto que o destaque negativo foi (BVMF:SDIL11) com desvalorização de -20,81%. O índice IFIX se desvalorizou  -3,76% este mês.
  • Para mais  detalhes, acesse a Carteira.
Composição da Carteira Janeiro/2020.
Mais importante do que o valor do patrimônio é a evolução como investidor ao longo do tempo. Por exemplo: se começar a uma recessão mundial e o mercado de ações cair 50% em um ano como ficaria o seu psicológico? Eu não investia na bolsa em 2014 e 2015 porque achava que não iria subir e eu entendia que a renda fixa era muito mais vantajosa no longo prazo. (Eu estava errado ok?)

Olhando pra trás eu gostaria de começado mais cedo, pois tive oportunidade de começar a poupar pelo menos a 10 anos antes. Infelizmente, eu começei a aportar consistentemente e fazer o controle mensal apenas a 4 anos atrás. Embora eu já tinha comprado ações em 2007, eu não tinha a orientação correta. Vejo que atualmente há muito mais informações disponíveis para que o investidor individual tome boas decisões.

Outro ponto que eu aprendi é que a nossa capacidade de prever a evolução patrimonial é muito limitada. Por exemplo: na postagem Quanto tempo até a Segurança Financeira? de setembro/2017, eu tinha a estimativa de chegar no 1º Milhão em 55 meses, mas chegou em 28 meses. Isto significa que não devemos focar muito nos números em si, pois o mais importante é o processo. Desta forma, os aportes e os juros compostos farão o seu trabalho.

No geral, estou feliz com o resultado obtido mas no fundo eu sei que era só uma barreira pscológica e que tudo continua na mesma. Mas isso não me impediu de presentar a minha família com uma viagem no final do ano e semana que vem vamos viajar novamente.

Este é o fechamento deste mês prezados leitores, seguiremos em frente. Grande abraço e até a próxima.

20 comentários:

  1. Muito bom. Parabéns pelo milestone ! Abcs

    PS: Eu comecei 10 anos antes e me dei muito mal em renda variável então nem sempre isso é melhor. Uma coisa é pensar que aguenta 50% de queda a outra é ver isso de verdade. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AA40,

      Se eu utilizasse a técnica do Decio Bazin (Fique Rico com ações antes que seja tarde) ou seguisse os passos da história fictícia do Arnaldo (https://blogdoportinho.files.wordpress.com/2012/09/a-histc3b3ria-de-arnaldo.pdf) estaria com pelo menos os 3MM hoje.

      Eu estaria com 15 anos aportando em bancos, eletricas, empresas de telefonia, saneamento e consumo não ciclico que pagam dividendos. Eu já investia em ações em 2008 e vi o IBOV caindo 50%, por isso eu não estou 100% em renda variável.

      Obrigado pela força e grande abraço

      Excluir
  2. Boa aportador. Importante marco na sua vida.vc juntou muito rápido, que isso...

    Espero um dia conseguir aportar como você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força Engenheiro Investidor,

      O mercado ajudou pois desde 2016 multiplicou por 3 e de agora em diante não vejo um upside da mesma magnitude

      Grande abraço

      Excluir
  3. Muito feliz por você!! Espero um dia realizar essa marca também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força Fernanda,

      Espero que você possa realizar essa marca também.

      Abraço

      Excluir
  4. Se aporta quase 12 mil é rico com certeza, mas qual a tx de poup? quanto gasta por mes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Qual é a definição de “rico” para você? A minha taxa de poupança é cerca de 50%, conforme as metas de cada ano (http://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2020/01/metas-para-2020.html).

      Além disso, em 2017 eu fiz um raio-x das minhas despesas (http://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2017/10/raio-x-das-minhas-despesas-com-guiabolso.html), mas os gastos mudaram mantendo a mesma taxa de poupança.

      Abraço

      Excluir
  5. Boa, Aportador! Bem-vindo ao clube :)

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IOTR,

      Agora que eu alcancei esta meta é hora de dobrar a meta kkkk

      Grande abraço

      Excluir
  6. Parabéns pelo seu Primeiro Milhão!

    Sempre um marco muito importante.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DIL,

      Comecei 2020 com esta importante marca. Não posso deixar de aproveitar essas marcas e curtir um pouco do patrimônio durante a trajetória.

      Grande abraço

      Excluir
  7. Olá Aportador!

    Que demais isso! Fico muito feliz pela sua conquista!! É um marco importante.

    Minha meta é atingir até 2026 meu primeiro milhão.

    Gostaria de Convidar para participar da série Milionários do blog foconomilhao.com (https://foconomilhao.com/categorias/milionarios/)

    Já participaram o SirIF365, o AA40 e o Frugal simples.

    Ficaria muito feliz de poder compartilhar sua história e conquistas.

    Envia um e-mail para foconomilhao@gmail.com que lhe envio as perguntas ;)

    Abraços e sucesso!
    Foco no Milhão
    foconomilhao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Foco no Milhão,

      Seu blog é excelente, parabéns pela iniciativa. Já te enviei um email

      Grande abraço e Sucesso.

      Excluir
  8. Sobre as quedas agressivas da renda variável Aportador, você já estudou alguma coisa de seguros? É um assunto que eu estou começando a me interessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Surfista,

      Eu já estudei a respeito e acho que comprar seguro todos os meses é muito caro.
      A melhor forma é limitar a sua alocação em bolsa e sempre comprar mais nas quedas.
      Ter renda fixa em liquidez diária ainda pode ser util mesmo com a Selic a 4,25% ao ano

      Uma dica é seguir o Luiz Fernando Roxo nas redes sociais, principalmente no Telegram

      Grande abraço

      Excluir
  9. Aportador, parabéns pela conquista!

    uma inspiração aos amigos que lhe acompanham.

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir