27 de maio de 2020

Aporte Maio/2020

“People calculate too much and think too little.” 
(Charles T. Munger)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Sigo comprando mais ativos, porém no curto prazo o Brasil continua sendo uma zona na visão do investidor estrangeiro. Eu acredito que o mercado vai ficar oscilando dentro de um intervalo, com volatilidade estacionária, gerando oportunidades com as opções.

Este mês eu decidi fazer algumas mudanças na minha carteira de FIIs, porque atualmente não consigo administrar bem a minha carteira de fundos imobiliários. Sem mais delongas, o aporte de Maio/2020 foi :
Aporte Maio/2020

Renda Fixa

Apesar da queda da taxa Selic, esse mês eu aportei no Tesouro Selic para gerar lastro (garantias) para as operações com opções. Os valores representam cerca de 50% do valor das rolagens do mês (lucro das operações com opções).

FIIs

A operação deste mês foi:
  • (Venda) SDI Logística Rio (BVMF:SDIL11) e Compra Vinci Logística (GTWR11) - substituição de fundo de logistica por outro.
  • (Venda) The ONE (BVMF:ONEF11) e Compra Green Towers (GTWR11) - substituição de fundo de lajes coorporativas por outro com mais liquidez.

Decididamente, acompanhar os FIIs da carteira está ficando cada vez mais difícil. Estou analisando migrar minha carteira para Carteira Administrada de FIIs da Vitreo.

Ações

As operações deste mês foram:
  • SANEPAR (BVMF:SAPR11) - empresa de saneamento do Paraná que será impactada postivamente pelonovo marco regulatório do saneamento básico. Seus pares da bolsa (Sabesp e Copasa) possuem triggers de privatização que podem destravar valor. Segue firme como pagadora de dividendos, apesar da suspensão da cobrança dos seus clientes durante a pandemia.
  • BB SEGURIDADE (BVMF:BBSE3) - seguradora forte pagadora de dividendos que é impactada pela queda da Selic, porém eu comprei para fazer a venda coberta na faixa de 26/27 no curto prazo.
  • ITAU UNIBANCO (BVMF:ITUB4) - maior banco privado que fez uma grande provisão de devedores duvidosos, o CMN (Conselho Monetário Nacional) proibiu o pagamento de dividendos e recompra de ações, além disso a pauta do Congresso que tributar o setor financeiro para financiar a pandemia do coronavirus. Grande assimetria nos preços atuais.
  • FLEURY (BVMF:FLRY3) - empresa do setor  de medicina diagonóstica que está se posicionando bem durante a pandemia, sendo capaz de desenvolver um teste rápido para a COVID-19 com insumos completamente nacionais (fonte). 


Portanto, o total de Aporte do mês de Maio/2020 foi de R$ 10.200,00

Até a próxima meus amigos e grande abraço.

Observação: Lembre-se que investir em renda variável possui riscos e as informações apresentadas não são recomendações de compra ou venda.

8 comentários:

  1. Aportador, comprou boas empresas e a troca dos fiis pertinentes.

    Sucesso!
    Bagual do Rio Grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bagual,

      O momento é pra ter cautela depois dessa alta recente. O mercado já antecipou a melhora pós pandemia, porém a quantidade de empresas que encerraram as atividades e o número de desempregados poderá demorar mais um ano para normalizar.

      Bons invstimentos e grande abraço

      Excluir
  2. Uma duvida de principiante. Pq SAPR11 e nao SAPR4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Anônimo, a SAPR11 possui mais liquidez permitindo uma operação de venda coberta com opções apesar da baixa volatilidade do papel.

      Obrigado pela visita. Abraço

      Excluir
  3. Desconhecimento meu: existe algum ETF de fundos imobiliários?
    Estou tentando pensar em alguma estratégia passiva para iniciar minha exposição em FIIs.
    A carteira administrada pode ser uma opção, mas sempre fico com a impressão de que acabamos pagando caro demais para delegar essa "função" para um administrador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Via Sem Fim,

      Há alguns Fundo de Fundos, como por exemplo o BCFF11 mas a legislação de ETF no Brasil não permite pagar rendimento recorrente na conta.
      A carteria administrada é um conceito utilizado por family offices para gestão de fortunas e agora há a possibilidade de delegar o trabalho de gerir a carteira para obter retornos razoáveis.
      A pergunta que eu faço é: Se eu tenho um imóvel físico, eu posso contratar um corretor para garantir o recebimento do alguel no final do mês, sem ter dor de cabeça.

      Vou escrever sobre isso. Grande Abraço

      Excluir
  4. Poste suas estratégoas com opções, gosto muito do SU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Linelson, Vou postar de uma forma ais simples e didática.

      Obrigado pela visita, grande abraço

      Excluir