21 de setembro de 2019

Aporte Setembro/2019

"The reward for work well done is the opportunity to do more." 
(Jonas Salk)

Olá meus amigos da blogofera financeira, depois de um tempo ausente devido as férias, eu estou de volta às atividades do blog. As férias no meio do ano foram excelentes, estive 20 dias viajando pela Europa com a família e posso garantir que valeu muito a pena.

Independente se eu conseguir chegar na IF ou não, é importante que haja recompensas durante a trajetória, para que não aconteça o mesmo que ocorreu com o nosso colega VdC. Como este mês eu recebi a esperada Restituição do IR no valor de R$ 14.000,00 eu provavelmente conseguirei alcançar a meta de 2019 referente ao valor do patrimônio bem antes de dezembro. Sem mais delongas, o Aporte de Setembro/2019 foi:
Aporte Setembro/2019

PGBL / Fundos

Com o recebimento da Restituição do IR, é necessário reinvestir para fazer crescer a "bola de neve". Lembrando que este valor não entra como aporte do mês, é como se eu recebesse os "proventos" da Carteira PGBL.
Com a Selic a 5% é necessário ser mais agressivo na alocação de recursos, desta forma o aporte foi dividido nos três fundos multimercados citados acima.

Ações

As compras deste mês foram:
  • PETROBRAS (BVMF:PETR4) - a alta recente do petróleo foi um teste e fogo para a política de preço da empresa. Considero que será uma grande pagadora de dividendos apartir de 2021. Além disso, as ações na carteira servem de lastro para as minhas operações estruturas com opções.
  • LOCAMERICA/UNIDAS (BVMF:LCAM3) - empresa de aluguel de carros que possui um grande potencial de crescimento com a permência dos juros de longo prazo mais baixos. É um caso de crescimento, vamos acompanhar os próximos resultados.

FIIs

As operações deste mês foram:
  • Industrial do Brasil (BVMF:FIIB11) - fundo de logística que demonstra resultados resilientes e está localizado na região de Joinvile -SC. A minha alocação neste fundo estava abaixo do ideal na carteira.
  • BC Fund (BVMF:BRCR11) - fundo de lajes coorporativas que reflete o expectativa de baixa nos juros de longo prazo. Este ativo também estava com alocação abaixo do ideal na minha carteira.

Portanto, o total de Aporte do mês de Setembro/2019 foi de R$ 11.000,00

Até a próxima meus amigos e grande abraço 

24 comentários:

  1. Poderia descrever em um outro post a estratégia para utilização de PGBL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William Machado, obrigado pela visita.

      Há uma postagem que explica esta estratégia: https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2017/02/estrategia-ideal-com-pgbl-e-tesouro.html

      Além disso, há outra postagem bem interessante sore PGBLs: https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2018/09/por-que-os-pgbls-se-tornaram-mais.html

      Abraço

      Excluir
  2. Muito bom. Este mês será o primeiro mes em 10 anos sem aportes. E o pior tive que usar o fundo de emergência para duas emergências, uma automotiva e outra médica. Triste. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AA40, não fique triste você já é um vencendor.

      Imagine quantas pessoas não teriam condições de lidar com duas emergências simultaneamente (automotiva e médica). Parábéns pela disciplina nos últimos 10 anos, você está muito acima da média da população.
      NO meu caso de aportes, eu faço um planejamento anual. Se um mês ficou abaixo, eu tento compensar em outro mês. O importante é alcançar a meta anual.

      Grande Abraço.

      Excluir
  3. Olá Aportador, essas viagens são importantíssimas! É o único dinheiro que não considero perdido, vale sempre cada centavo. Vc passou por quais países?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador Frugal,

      As experiências das viagens ficam guardado na memória mais do que uma eventual compra que você tenha feito. Nós passamos por vários países: Itália, Grécia, Suiça, Alemanha e Portugal.

      O lugar mais caro disparado foi a Suiça, mas em compensação foi um dos melhores.

      Obrigado pela visita, grande abraço.

      Excluir
  4. Apontador, vc mesmo fez o roteiro da viagem ou fez por algum agente? Pergunto,pois, estou querendo fazer uma viagem desse tipo e estou perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PF,

      Todo o roteiro foi feito por conta própria. Mas foi feito com bastante antecedência (cerca de 10 meses antes). Tentamos intercalar um cruzeiro durante a viagem, porque pode ser interessante o custo x benefício.
      Para elaborar um roteiro desses por conta própria, acredito que seja necessário ter um bom domínio do idioma inglês. Eu já morei na Europa anteriormente, então eu já conhecia bem os hábitos e costumes.
      Eu sugiro que você comece pelo básico e aprenda fazendo, pois sempre haverá situações inusitadas que poderá requerer um domínio mais aprofundado do inglês.

      Boa sorte PF, qualquer dúvida específica pode mandar um e-mail através do link “Contato” na parte superior do blog. Grande abraço

      Excluir
  5. Ano que vem faço uma viagem com toda a família!! Esse mês o aporte será alto também. E quero deixar aqui meu agradecimento por você compartilhar as planilhas, são excelentes. Sou novo aqui na finansfera e nesse mundo dos investimentos. Um Abraço

    Sniper
    BG!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo Sniper,

      Muito bom poder viajar com a família. Lembrando que no meu caso, tenho uma bebê de um ano e, mesmo assim, deu tudo certo.
      Fico feliz que tenha gostado das Planilhas, realmente elas nos ajudam bastante.

      Grande abraço

      Excluir
  6. Sei que o VP não é diretriz única para se analisar o preço de compra de um FII, mas no caso do FIIB11 com P/VPA de 1,36, o fluxo de caixa justifica o investimento neste momento?

    Eu estou com dificuldade em encontrar pontos de entrada nos FIIs neste momento, tudo parece tão caro, ainda mais se colocarmos em pauta o risco de tributação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tum Tum,

      As opções de investimentos estão reprecificando as expectativas de SELIC a 5% durante um longo período de tempo. Não fico muito preocupado com o VP de alguns FIIs, penso mais na capacidade de manter os rendimentos e os riscos envolvidos.

      Aproveite o momento atual para participar das subscrições que proporcionam compras de Fundos abaixo do valor de mercado.

      Eu acredito que o risco de tributação sempre existirá e o mercado irá reprecificar. Enquanto isso não acontecer, continuo acumulando os rendimentos dos FIIs.

      Grande abraço Tum Tum.

      Excluir
  7. ótimo valor de aporte. Não invisto em previdência privada e na verdade costumava falar mal. Todos sabem que meu pai morreu e o único dinheiro que não foi preciso ir para inventário foi o da previdência, logo minha mãe recebeu. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto, lamento a perda do seu pai.

      Em relação às previdências privadas do passado, realmente não valiam nada. Mas de um tempo pra cá, se tornou um nicho mais competitivo com a mudança da legislação que atraiu os grandes gestores para este mercado.
      Há muita falta de informação, principalmente nos grandes bancos. No meu caso específico, estou bastante satisfeito com os resultados da carteira. Além disso, é um excelente instrumento de planejamento sucessório.

      Obrigado pela visita e grande abraço

      Excluir
  8. Oi Aportador,

    Realmente, temos que aproveitar a vida enquanto estamos vivos. De nada adianta termos dinheiro, se não tivermos amor, saúde, paz... Depois vou dar uma olhada nas planilhas, vi que tem bastante! Eu que sou um zero à esquerda na área de exatas, com certeza será muito bem-vindo rs. Beijos.

    viversempressa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza yuka,

      Devemos aproveitar também enquanto somos jovens e temos algum vigor físico para fazer algumas viagens mais longas.

      Eu gosto de planilhar algumas estratégias. Espero que goste das planilhas.

      Obrigado pela visita. Abraço

      Excluir
  9. Excelentes aportes e parabéns pela viajem, curtir durante o processo é muito bom.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas pausas servem para recuperar as energias e desligar um pouco do dia a dia.
      Além disso, a sensação de voltar pra casa é bem reconfortante depois de um tempo.

      Obrigado pela visita Semeador, grande abraço.

      Excluir
  10. Olá Aportador!

    Imagino que ainda está fresco as férias em sua mente rs Eu fiz esse passeio no mesmo período seu mas no ano passado e ainda lembro de muita coisa. E bate uma saudade rsrs

    Sobre suas compras, interessante entrar na LCAM3. Enquanto eu estou pensando se aproveito o bom gain que ela me deu e a vendo rs. Acho que essa história das montadoras entrarem na locação pode afetar ela e as outras do setor.

    O que acha disso?

    E quanto a petro, eu até ia comprar algumas para montar operações estruturadas também. Mas fiz diferente, comprei uma CALL bem longa que serve como garantia para as operações.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Inglês,

      Eu aumentei a posição em LCAM3, estava com um percentual muito baixo na carteira. Se eu vender LCAM3, o que eu posso comprar para crescimento? Eu vou aguardar os resultados e avaliar depois, não quero ficar operando notícias.

      Eu comprei PETR4 para fechar o lote padrão (400) e comprei as calls longas que vencem em Agosto/2020. Com isso eu vendi a call curta sobre todo o montante para fazer um financiamento.
      Se a até o vencimento subir, eu faço a rolagem para o outro mês e compro mais da call longa para aumentar o lote. Se cair eu ganho o prêmio integral e baixo o strike para fazer a mesma operação novamente.

      Grande Abraço.

      Excluir
    2. Entendi sobre a LCAM3. Realmente operar via noticias não é boa ideia.

      Sobre a petro legal sua estratégia. Eu como não tenho nada dela apenas comprei a call que vence em Dezembro/2020. E a ideia é ir ganhando com as rolagens.

      Abraço!

      Excluir
  11. Vi e tentei diferentes estratégias e métodos, até perder muito dinheiro ao tentar. Até apresentar a nova estratégia que coloquei de volta nos trilhos e consegui recuperar meu dinheiro perdido e ainda fazer um crescimento consistente em todo o meu comércio. O Sr. Carlos Ellison é um profissional incrível, com vasta experiência e profundo conhecimento em negociação agrícola. Ele me ajuda a aplicar a penalidade financeira.

    Invista US $ 500 e ganhe US $ 6000 por semana (7 dias),

    Invista $ 1000 e ganhe $ 12000 por semana (7 dias)
    ,
    Invista US $ 2500 e ganhe US $ 30.000 por semana (7 dias).

    Tudo em lucros semanais e 100% garantido. (Pagamento garantido). Livre para entrar em contato - se você estiver interessado por e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via whatsapp: +12166263236

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha essas viagens, ja fui para outro pais mas ainda vou ir para muitos outros também, a experiencia deve ser magnifica, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Danilo.

      O importante da nossa caminhada é ter algumas recompensas no caminho. As vezes a gente fica esperando o melhor momento e de repente vem uma pandemia e muda tudo.

      Atualmente a gente não tem plano de viajar enquanto não estivermos imunizado com o COVID-19.

      Obrigado pela visita e grande abraço

      Excluir