2 de julho de 2020

Fechamento Junho/2020: R$ 1.003.955,76

“Patience, persistence, and perspiration make an unbeatable combination for success.” 
(Napoleon Hill)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo tranquilo? Estamos no segundo semestre de 2020, não parece mas este ano já está mais perto do fim. Na minha opnião, o imponderável aconteceu neste primeiro semestre, de forma que continuará impactando a nossa vida daqui pra frente.

O que mais me preocupa no curto/médio prazo é a capacidade do país crescer para conseguir equacionar a relação Dívida Pública/PIB no pós pandemia, basicamente o país tem duas chances para diminuir a dívida: ou o país cresce ou estimula inflação. Dito isto, acredito que a economia vai gradativamente crescer em 2021, com o destaque para o setor imobiliário já que a Selic está 2,25 ao ano. Sem mais delongas, o Fechamento de Junho/2020 foi:
Fechamento Junho/2020
CarteiraR$ 1.003.955,76
AporteR$ 14.000,00
Rentabilidade Mensal4,17%
Rentabilidade Anual-6,72%


Podemos destacar:
  • A carteira de ações obteve valorização de 7,35%, com destaque negativo para (BVMF:ALUP11)  que desvalorizarou -4,50%, enquanto que o destaque positivo foi (BVMF:B3SA3) com valorização 21,00%. O índice Bovespa valorizou  7,26%  neste mês.
  • A Carteira de ETFs no Exterior obteve uma valorização de 3,92%, com destaque positivo para (NYSEARCA:SPEM) com valorização de 3,78%. Além disso, o dólar americano se valorizou 2,38% este mês. 
  • A Carteira de FIIs  obteve valorização de 6,60%, cujo destaque  positivo foi (BVMF:XPPR11) com valorização de 18,92%, enquanto que o destaque negativo foi (BVMF:BTLG11) com desvalorização de -1,26% . O índice IFIX se valorizou 4,86% este mês.
  • Para mais  detalhes, acesse a Carteira.
Composição Carteira Junho/2020
Embora o total de  em Renda Variável na carteira está 57% (Ações, FIIs e Exterior), a carteira de ações é focada em renda com ativos com "Beta" menor que 1. Isto significa que quando o mercado cai, a minha carteira cai menos do que o índice e vice-versa. Como eu falei anteriormente, a renda fixa serve apenas como lastro para as operações com PUT em opções.

Portanto, a volatilidade da carteira em si não me abala em nada pois a três meses atrás a carteira estava a quase 15% do topo, entretanto hoje a carteira já está de volta ao maior valor reportado em reais, porém em doláres a carteira está muito mais negativa. Desta forma, os próximos aportes serão enviados ao exterior para equilibrar a alocação de ativos.

Outro ponto é que ao se tornar um investidor qualificado (com valores acima de R$ 1M) é poder acessar fundos PGBL 100% ações. Eu fiz esta postagem explicando os porque este fundos se tornaram vantajos. Na minha estretégia do PGBL, eu utilizo o Imposto de Renda retido no Exterior para aumentar a base de cálculo para aumentar a restituição, conforme a figura abaixo:
Restituição do Imposto de Renda 2020
O fundo 100% é gestora Brasil Capital (CNPJ: 34.187.279/0001-86 BRASIL CAPITAL 100 XP SEGUROS ADVISORY PREV) que utiliza a estratégia Value Investing, se você quiser conhecer um pouco mais da estratégia do fundo recomendo a visualização do vídeo:

Aparentemente iremos passar por um longo período de juros baixos (até negativos) porque se o juros subirem muito rápido, o país não terá condições de rolar a sua dívida. Portanto, é necessário trazer mais risco a sua carteira de forma adequada ao seu perfil de investidor.

Força a todos, grande abraço e até a próxima.

14 comentários:

  1. O APORTADOR FINANCEIRO. Li as postagem que vc publicou anteriormente e não entendi muita coisa, sinceramente sou leigo no assunto de pgbl. Teria algum video ou outro material que você possa indicar para aprender sobre isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maguines,

      Todas as postagens sobre PGBL estão no link (https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/search/label/PGBL), mas para você enteder bem as vantagens eu recomendo ler este dois artigos:
      - https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2017/02/estrategia-ideal-com-pgbl-e-tesouro.html
      - https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2018/09/por-que-os-pgbls-se-tornaram-mais.html

      Este tipo de investimeto se torna mais vantajoso depois do 10º ano e para ter o ciclo todo o ideal seria pelo menos 20 anos.

      Depois que você ler os artigos, se você tiver uma pergunta mais específica eu possa te ajudar melhor.

      Obrigado pela visita e abraço

      Excluir
  2. Olá Aportador!

    Parabéns por estar de volta no grupo de milionário.

    Sucesso para nós!

    Obs: Convite para participar da série milionários ainda está de pé ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força Foco no Milhao.

      Sucesso para todos nós. Eu estou me recuperando de um problema de saúde e espero conseguir manter este patamar pelo meno durante um período maior.
      Depois que passar essa fase eu gostaria de participar da série dos milionários.

      Grande Abraço

      Excluir
  3. To milionário, não to, to milionário, não to hahaha! O retorno

    Muito bom, podia comentar também o rendimento das suas puts, vc tinha a estratégia antes da queda e foi exercido ou rolou elas?

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah,é aquela história "Tou rico, Tou pobre... =)"

      Eu nunca exerço as puts vendidas, sempre faço um manejo para rolar e me posicionar para o próximo mês. Basicamenteeu faço um Coverred Strangle com as minhas ações em carteira (https://www.instagram.com/tv/CBtyy3gH-1O/).

      Quando o mercado anda muito para uma direção eu me reposiciono ganhando pelo menos o 0,5% ao mês. O mercado ficar parado o ganho é de 1,5% a 2% ao mês.

      Na medida do possível e irei postando as operações. Mas eu tenho que explicar muitas coisas antes de publicar as operação, como por exemplo o Cálculo do Delta Estrutural.

      Grande Abraço

      Excluir
  4. Se me permite a dúvida, quando você iniciou os aportes no exterior? e por qual razão?

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Via Sem Fim,

      Comecei em Novembro/2016: https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2016/11/aporte-novembro2016.html

      A razão que eu investi foi:https://oaportadorfinanceiro.blogspot.com/2016/11/por-que-diversificar-investimentos-no.html

      Abraço

      Excluir
  5. Parabéns pelo patrimônio!!!
    E pela restituição do IR hehehe

    Dúvida: Demorou quanto tempo para chegar em 1 milhão pela primeira vez?

    Abraços,
    Skywalker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Skywalker,

      Eu comecei a medir em Julho/2015 e tinha cerca de 150k. A primeira vez que o patrimônio do blog passou de 1M foi em Janeiro/2020. (Cabe ressaltar que a minha reserva de emergência não é contabilizada no blog).

      Grande Abraço

      Excluir
  6. Aportador, que beleza ter vc de volta ao clube, agora pra ficar !!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Vagabundo,

      Agora é pensar no segundo milhão ou naquilo que renda gerada vai me proporcionar daqui pra frente.

      Grande Abraço

      Excluir
  7. Respostas
    1. OLá Investidor Universitário,

      Espero que dessa vez esses 6 digitos venham pra ficar, na ultima vez voltou para 5 digitos.

      Obrigado pela visita.

      Excluir